quinta-feira, 30 de abril de 2009

Julie & Julia - TRAILER

Gostam todos tanto dela como eu ? Em ânsia para a ver de volta ao cinema!

Salazar, A Vida Privada


Depois de fazer sucesso, e que fez algum, como mini-série para a SIC, eis que estreia a versão cinematográfica da mesma hoje. Eu vi a mini-série e pessoalmente acho que o canal de televisão fez uma boa aposta em mostrar esta faceta do homem que foi Salazar, não se limitando só os relatos que temos dele como estadista, e confesso que estou algo curioso por saber como ficou a adaptação ao cinema; o que foi retirado e como foi feita esta adaptação. Ainda voltarei a este assunto num post mais tarde quando já tiver visto o filme.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Portugal em Cannes

Mais um Festival Internacional de Cinema de Cannes que chega agora em Maio (dias 13 a 24), e as notícias são encorajadoras para o cinema nacional. São cinco os filmes que vão passar no respectivo festival, nas mais diversas secções. Começando pelo novo trabalho do realizador de O Fantasma e Odete, João Pedro Rodrigues, Morrer Como um Homem irá passar na secção Un Certain Regard.
Arena, de João Salaviza foi seleccionado para a Competição Oficial de Curtas-Metragens e irá assim concorrer para a Palma de Ouro da sua secção.
O novo projecto de Hugo Vieira da Silva, Red Cross, foi seleccionado para o Atelier Cinéfondation, o qual contará com a presença da actriz Leonor Silveira como um dos membros do júri.
Finalmente os últimos trabalhos de Pedro Costa, Ne Change Rien, e de João Nicolau, Canção de Amor e Saúde, estarão presentes na Quinzena dos Realizadores.
Ano forte para o cinema português em Cannes, se bem que não posso deixar de notar que o último trabalho de Manoel de Oliveira, Singularidades de uma Rapariga Loira não está pesente na secção principal onde concorreria à Palma de Ouro!

Morrer Como um Homem, de João Pedro Rodrigues


Arena, de João Salaviza

Ne Change Rien, de Pedro Costa



Canção de Amor e Saúde, de João Nicolau

terça-feira, 28 de abril de 2009

Mais notícias animadoras...

...são estas que nos chegam do Festival de Televisão de Monte Carlo. Bem sei que o site é dedicado à divulgação cinematográfica, no entanto é impossível não referir esta quantidade de nomeações que séries portuguesas tiveram este ano.
Iniciando o relato pela categoria de Drama, há a destacar as nomeações da série da RTP, Liberdade 21, para Melhor Série Internacional e Melhor Série Europeia (a destinguir os produtores António Parente e Jorge Marecos), bem como as múltiplas nomeações para os actores da mesma série, ou seja, na categoria de Melhor Actor, António Capelo e Ivo Canelas, e para Melhor Actriz, Ana Nave e Rita Lello.
Seguindo para a categoria de Comédia Internacional e Melhor Comédia Europeia, são de destacar as nomeações de Telerural (a destinguir Miguel Cadilhe) e nas mesmas categorias Os Contemporâneos (a destinguir Nuno Artur Silva e Ricardo Freitas), bem como para Melhor Actor Comédia, João Paulo Rodrigues e Pedro Alves (Telerural) e Bruno Nogueira e Nuno Lopes (Os Contemporâneos), e como Melhor Actriz Maria Rueff (Os Contemporâneos).
Um ano de "luxo" para a televisão portuguesa, e é engraçado fazer notar que todas as nomeações recaíram sobre séries que foram exibidas ou que ainda se encontram em exibição ou reposição pela RTP.
É de esperar agora que no próximo mês de Junho algumas destas nomeações se convertam em prémios para as nossas séries e claro, para os nossos actores.

domingo, 26 de abril de 2009

Caminhos do Cinema Português 2009, premiados em Coimbra

Chegou o último dia dos Caminhos do Cinema Português, e como tal foi anunciada a lista dos vencedores do Festival. No que diz respeito às longa-metragens não há surpresas quanto aos premiados a não ser a ausência d'A Corte do Norte dos mesmos. Os outros eram esperados, se bem que confesso que esperava que o Entre os Dedos levasse o galardão máximo. E os vencedores são:
Grande Prémio do Festival – Aquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes
Melhor Longa-metragem – Entre os Dedos, de Tiago Guedes e Frederico Serra
Menção Honrosa – Goodnight Irene, de Paolo Marinou-Blanco
Melhor Curta-metragem – Os Vigilantes, de António Gonçalves e Ricardo Oliveira
Melhor Animação – Cândido, de Zepe
Melhor Documentário – Falamos de António Campos, de Catarina Alves Costa
Prémio Revelação – Joana Cunha Ferreira (Prémio atribuído pelo envolvimento de Joana Cunha Ferreira num conjunto significativo de obras de grande valor artístico e cultural apresentado em competição no campo do documentário, concretamente Coração Independente (realização), O meu amigo Mike ao trabalho (direcção de produção) e Falámos de António Campos (direcção de produção))
Prémio de Imprensa – Mulheres da Raia, de Diana Gonçalves
Prémio de Imprensa: Menção Honrosa – Falamos de António Campos de Catarina Alves Costa
Prémio D. Quijote – Guisado de Galinha, de Joana Toste
Prémio D.Quijote: Menção Honrosa – Corpo Todo, de Pedro Sena Nunes
Prémio do Público – Prémio REN - A Corte do Norte, de João Botelho

Beatrice Arthur


1922 - 2009
Para aqueles que, como eu, adoravam a série The Golden Girls

sábado, 25 de abril de 2009

Capitães de Abril (2000)

Não há dia no ano mais apropriado do que este para falar sobre o filme de Maria de Medeiros, Capitães de Abril. Tanto quanto tenho memória foi um dos filmes portugueses mais vistos do ano, e acabou justamente por ganhar dois dos nossos Globos de Ouro respectivamente para Melhor Filme e Melhor Actriz para a própria Maria de Medeiros que também realiza o filme. Para os interessados o flme passa hoje na RTP, sendo que no entanto no final do post deixo aqui um pequeno cheirinho do mesmo, para quem ainda não viu se sentir interessado em ir espreitar a televisão (o que só fazem bem).
A Maria de Medeiros, que não me surpreende de todo como sendo uma boa actriz, surpreendeu-me no entanto por ter dirigido este filme. Não o digo negativamente, bem pelo contrário. Simplesmente não o esperava. E depois de saber o conteúdo do filme, esperava um daqueles filmes muito "parados" e pouco dinâmicos que perpetuasse este acontecimento da nossa História recente como mais um enigma pouco compreensível. O resultado foi, felizmente, o oposto. A Maria de Medeiros conseguiu fazer com que este filme fosse não só visível para os mais velhos, como também para os mais novos e uma aposta, a meu ver segura, para as escolas que pensem numa forma original de ensinar História aos seus alunos.
A história do que se passou é escusada, claro, de ser aqui referida pois todos nós a sabemos, e ainda bem, pois caso contrário seria impossível se calhar deste mesmo blog existir escrito pelas minhas mãos. Quanto aos actores, não vou ser como muitos dos nossos críticos e demais na altura fizeram pela opção da realizadora em escolher um actor italiano, Stefano Accorsi, para o papel de Salgueiro Maia. Acho que foi uma boa aposta e o actor esteve à altura do papel que desempenhou.
O único reparo que a meu ver acho "dispensável" em todo o filme é o momento em que Rita Durão e Duarte Guimarães resolvem ir dar, a meio da Revolução, uma "hanky-panky" para dentro do tanque... Simplesmente dispensável, mas compreendo a intenção "cómica" para aligeirar o filme. E uma salva de palmas ao Luís Miguel Cintra... esse actor superior que é sempre brilhante por muito pequeno que seja o seu papel.


E tal como prometido, aqui fica uma pequena amostra do filme que podem ver hoje, 25 de Abril, na RTP:




8 / 10

sexta-feira, 24 de abril de 2009

2012 - TEASER TRAILER e CARTAZ






Ok... Tem a minha atenção TODA !

12.Novembro.2009

terça-feira, 21 de abril de 2009

El regreso....

.
.
.
.
.de Jaume Balagueró e Paco Plaza

domingo, 19 de abril de 2009

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Antichrist - TRAILER

Lars Von Trier IS BACK ! Para Portugal é que não se sabe ainda quando !

Coco Avant Chanel - CARTAZES

Para os fãs da Audrey Tautou, que eu bem sei que ainda são alguns que por aí andam, cá ficam dois posters do seu novo filme Coco Avant Chanel, para o qual já existem rumores que a podem levar ao palco do Kodak no próximo ano (duas francesas em tão curto espaço de tempo?). Enjoy!!


Kiwi! (2006)

Aqui vos deixo Kiwi! de Dony Permedi, uma pequena e brilhante curta de animação sobre os sacrifícios que se fazem para seguir um sonho; até onde vamos e a satisfação que temos quando eles são realizados, mesmo quando essa realização é a última coisa que veremos, e para a qual abdicamos de tudo o resto, inclusive a própria existência.

10 / 10

terça-feira, 14 de abril de 2009

Globos de Ouro (os Portugueses claro) 2009

Finalmente foram revelados os nomeados para os Prémios Globos de Ouro de 2009, e aqui vos deixo os nomeados para a categoria de Cinema. Começando pelos nomeados ao Globo de Ouro de Melhor Filme:









Amália















Aquele Querido Mês de Agosto












Entre os Dedos










Mal Nascida







Falando agora nos actores seleccionados, as apostas recaíram quase como eu tinha previsto, e assim sendo, os nomeados para Melhor Actor são:

Filipe Duarte (Entre os Dedos)









Gonçalo Waddington (Mal Nascida)















Ivo Canelas (Arte de Roubar)


Nuno Lopes (Goodnight Irene)















Finalmente quanto às actrizes seleccionadas para os Globos de Ouro deste ano, as nomeadas foram as seguintes:

Anabela Moreira (Mal Nascida)




Catarina Wallenstein (Lobos)

























Isabel Abreu (Entre os Dedos)







Sandra Barata Belo (Amália)

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Mon Clown (2008)


.


.


.


.

.

Directamente desse "fundo" que é o youtube, Mon Clown de Bastien Duval, o documentário feito durante o processo de "marketing" efectuado à volta do filme La Môme que deu o Oscar de Melhor Actriz a Marion Cotillard (merecidíssimo), está agora aqui na íntegra ao dispôr de quem o quiser ver.

Bem feito, é curioso e esclarece algumas dúvidas e mostra determinados detalhes que todos nós desconhecemos. Para os curiosos como eu aconselho vivamente.

8 / 10

domingo, 12 de abril de 2009

E as minhas apostas são...

Para os Prémios David di Donatello, cá vão as minhas previsões sobre o que se irá passar na próxima cerimónia:

Filme: Gomorra (considerando que é um dos maiores sucessos do cinema Italiano e Europeu do passado ano, não creio que o prémio de Melhor Filme vá escapar a esta obra, sendo que, a existir algum precalço vai com certeza para o Il Divo).

Realizador: Matteo Garrone (Gomorra) (tal como o de Melhor Filme, a Realização irá quase de certeza para o seu autor, no entanto, na eventualidade deexistir algum precalço vai, tal como o Melhor Filme para o realizador de Il Divo, Paolo Sorrentino).

Realizador Revelação: Umberto Carteni (Diverso da Chi?) (aqui confesso que aposto no escuro considerando que é uma categoria para onde não há grandes bases além do que se pode verificar no conjunto das nomeações, e assim sendo, vendo que coloca alguns dos actores na corrida aos prémios... julgo que esta é uma aposta segura)

Argumento: Maurizio Braucci, Ugo Chiti, Gianni Di Gregorio, Matteo Garrone, Massimo Gaudioso, Roberto Saviano (Gomorra) (alguém tem dúvidas que o prémio vai escapar a este grupo de argumentistas??? A única coisa que considero é se o autor da obra Roberto Saviano irá estar presente na cerimónia!!!)

Produtor: Domenico Procacci (Gomorra) (se ganha o filme.... irá decerto ganha a produção também!)

Actor: Toni Servillo (Il Divo) (o homem esá na "berra"... ganhou o ano passado para melhor actor com o filme La Ragazza del Lago, e durante o mesmo ano participou nos dois filmes mais significativos da cinematografia italiana do ano, este Il Divo pelo qual foi nomeado, e ainda tem o marcante papel no filme Gomorra como uns dos agiotas do filme, pelo qual esteve pré-seleccionado para o Donatello de Actor Secundário. Need I say more?)

Actriz: Claudia Gerini (Diverso da Chi?) (porque sim! O filme conquista duas importantes nomeações para uma "primeira obra", é apenas a segunda nomeação que ela tem (tendo sido a primeira pelo belíssimo Non ti Muovere), e é daquelas actrizes que não precisa dar muitas mais provas de que merece o galardão. Depois da Bellucci não ter recebido a nomeação acho que é apenas justo que a Gerini ganhe)

Actor Secundário: Luca Lionello (Cover Boy - l'Ultima Rivoluzione) (já vem para esta cerimónia com um prémio pelo filme, e considerando que o seu papel está interessante, é uma aposta segura)

Actriz Secundária: Piera Degli Esposti (Il Divo) (pelas mesmas razões já dadas, é um dos dois filmes fortes do ano, e que teve múltiplas nomeações no plano dos actores, como tal...)

Fotografia: Marco Onorato (Gomorra) (já premiado nos Prémios de Cinema Europeu)

Banda Sonora: Teho Teardo (Il Divo) (idem aspas à anterior justificação para este filme, e por já ser um premiado pela Academia)

Canção: "Herculaneum" (Gomorra) (canção forte... filme forte... para vencer)

Direcção Artística: Francesco Frigeri (I Demoni di San Pietroburgo) (estas categorias pedem destes filmes... bem trabalhados)

Guarda-Roupa: Lia Morandini (Caravaggio) (é a aposta mais justa)

Caracterização: Alessandro Bertolazzi (Caravaggio) (idem aspas)

Design/Estilo de Cabelo: Enzo Cera (Caravaggio) (idem idem aspas aspas)

Montagem: Marco Spoletini (Gomorra) (é apenas correcto que este saia premiado... o filme merece algumas das categorias técnicas)

Som: Maricetta Lombardo (Gomorra) (pelo mesmo motivo da anterior nomeação)

Efeitos Especiais Visuais: I Demoni di San Pietroburgo (aqui estava indeciso com o filme Italians por isso... sem comentários de maior)

Filme da União Europeia: Valsa com Bashir (parece a aposta mais forte... PARECE !!!)

Filme Estrangeiro: The Wrestler (vencedor em Veneza o ano passado... irá sair vencedor nos Donatelo também)

David Giovani: PA-RA-DA (pura especulação minha... confesso!)
.
Confirmando-se estas minhas previsões, sairá como grande vencedor dos Donatello deste ano o filme Gomorra com 8 galardões, facto que não me espantaria muito considerando que o filme é de facto MUITO BOM, e também MUITO mediático.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Anunciados os nomeados aos Prémios David di Donatello em Itália


Depois de algumas semanas de entusiasmo à espera dos nomeados aos Donatello, eis que hoje foram anunciados os nomes para cada categoria.
Não deixa qualquer surpresa que o filme Gomorra tenho obtido o maior número de nomeações num total de 11 incluindo as de Melhor Filme, Realizador, Argumento e Actriz Secundária. Surpresa deixou-me no entanto o facto de Monica Bellucci pré-seleccionada para dois prémios, o de secundária no filme L'Uomo che Ama, e para Actriz Principal no filme Sanguepazzo, não ter obtido nenhuma das duas nomeações, assim como Elio Germano para actor secundário no filme Tutta la Vita Davanti estreado em Portugal na passada sexta-feira no Festival de Cinema Italiano que decorreu em Lisboa, com a presença do próprio actor.
É ainda de realçar as nomeações certeiras para o filme Il Divo, nomeadamente Filme e para Toni Servillo como Melhor Actor, no papel do ex-Primeiro-Ministro italiano Giulio Andreotti, o qual estou seguro vá ganhar o prémio pelo segundo ano consecutivo.
Para aqueles que eventualmente queiram consultar todos os nomeados para a cerimónia deste ano aqui fica o link.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Awake (2007)


Acordado de seu título em Portugal tem à partida duas mais valias. A primeira um conjunto razoável de actores, nomeadamente Hayden Christensen, Terrence Howard e Lena Olin, e a segunda a sua premissa que se baseia no facto de durante uma anestesia poder haver a hipótese da pessoa apesar de não reagir estar consciente durante a operação.
Dito isto, este filme tem algo que a meu ver é a base para uma boa história. Tem um início que até corre bem, não soberbamente mas bem até ao momento em que começa a operação, onde se dá a conhecer um caso amoroso escondido, o problema de saúde, um conflito mãe/filho mas, começa a dita, e a história entra num embrulha e desembrulha de uma forma rápida demais para despachar a "coisa" que a ideia final com que ficamos é "ok, foi isto?"!
É um filme que poderia ser mais trabalhado, mais meia hora (talvez) de filme e alguns aspectos ficavam melhor resolvidos, explicados e limados para que não parecesse que metade do filme até vai correndo bem e a outra metade foi atirada contra a parede para lá fechar o buraco. Até a fuga final parece uma coisa feita para despachar e apresentar trabalho. Claro que se vê bem, é um filme que nos faz passar o tempo, só que é claro o facto de que tinha o essencial para dar um desfecho mais conseguido, ou pelo menos não tão ao estilo das "três pancadas" e já está feito.
Finalmente, foi impressão minha, ou todos aqueles que viram o filme sabiam que ao esconder os tais envelopes no início do filme iria ser o factor que iria dar a "morte ao artista" ?
.


6 / 10

terça-feira, 7 de abril de 2009

Garpenfargle (2004)

Mais uma surpresa na área das curta-metragens com este Garpenfargle. Quem não gosta de filmes com animais que atire a primeira pedra. Sim sim, todos dizem que não gostam, mas depois vai-se a ver e estão lá todos caídos a olhar por cima dos óculos!
Gostei, gostei bastante, e só peca pela sua muito pouca duração, mas o que é certo é vale a pena por todos os breves segundos que dura, e como tal aconselho a que não a percam podendo vê-la aqui.
.
8 / 10

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Cada tiro, cada melro...









O filme Aquele Querido Mês de Agosto de Miguel Gomes volta a triunfar. Depois das vitórias anteriormente referidas aqui no blog, o filme acaba de arrecadar o prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema Independente de Buenos Aires na Argentina. Uma carreira muito frutífera que este filme português tem feito nos mais variados festivais de cinema por onde tem passado. Os meus parabéns ao realizador !
A notícia está disponível aqui.

domingo, 5 de abril de 2009

Globos de Ouro Portugueses, e os nomeados são....

Não, não... Ainda não são os nomeados mas apenas as minhas previsões para os ditos. Tendo em conta que em todos os blogs da especialidade os seus autores resolvem fazer umas previsões quanto aos nomeados para as respectivas categorias dos prémios mais próximos, e como os Globos de Ouro são os únicos prémios para o cinema português com algum destaque e mediatismo, cá me resolvi a fazer a minha própria lista de previsões sobre o que se poderá confirmar (ou não) nas próximas semanas. Assim sendo, cá vão elas:
.
Melhor Filme
.
Amália
Aquele Querido Mês de Agosto
Entre os Dedos
Mal Nascida
.
Melhor Actor
.
Diogo Infante (A Ilha dos Escravos)
Filipe Duarte (Entre os Dedos)
Ivo Canelas (Arte de Roubar)
Nuno Lopes (Goodnight Irene)
.
Melhor Actriz
-
Anabela Moreira (Mal Nascida)
Isabel Abreu (Entre os Dedos)
Margarida Carvalho (Veneno Cura)
Sandra Barata Belo (Amália)
.
Não que seja alvo de nomeações e sujeito ao voto do público, mas sim decidido internamente, o Globo de Ouro Carreira, mas em todo o caso cá deixo a minha sugestão sobre a quem o poderiam atribuir... Como fez há pouco os 50 anos de carreira, quem melhor do que a Simone de Oliveira ? Ou será que o Oliveira é outro, e que o Manoel será o galardoado ? Afinal ele é apenas e "só" o mais velho realizador em actividade no Mundo, e goste-se ou não do estilo, há que reconhecer-lhe sem dúvida o mérito! E já agora... podem mudar a apresentadora da cerimónia?

The Strangers - TRAILER

09.Abril.2009

sábado, 4 de abril de 2009

Agur (2006)

Mais uma curta portuguesa este Agur, que para os que não sabem, é o mesmo que um "adeus, boa sorte" em basco. Não é má, não o é, mas falta algo a esta curta de João Costa Menezes. A banda sonora está bastante interessante, mas a falta de diálogo na mesma e o recurso excessivo apenas às imagens faz com que esta curta pareça mais um videoclip com muito boa qualidade.
Vale a pena ver, e como sempre cá fica o link, até consegue ser algo interessante, apesar de não encher, à partida, a memória como sendo um óptimo filme do género.
.
5 / 10

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Onde estás Amália ?



Muito provavelmente esta é uma daquelas perguntas que irá ficar sem qualquer tipo de resposta, no entanto é algo em que penso... Considerando que os nomeados a Longa Metragem dos Caminhos do Cinema Português já foram anunciados, tal como deixei aqui num post anterior a devida referência às mesmas, há uma significativa falha que me deixa algo curioso. Onde está a presença do filme Amália de Carlos Coelho da Silva ? Não tenho dados concretos, mas pelo constante anúncio do número de espectadores que o filme tinha e que a própria RTP fazia questão em anunciar quase diariamente, e que pela crítica (a do público pelo menos) era quase unânime em considerar que era um filme brilhante sobre a vida pessoal da nossa diva do Fado, espanta-me que no primeiro grande certame que premeia o cinema nacional, este filme nem se encontre na lista dos seleccionados. A pergunta (e a dúvida fica), terá sido esquecimento de efectuar a candidatura ? Não terá sido seleccionada ? Muito estranho considerando que esta é das poucas cerimónias existentes em Portugal a premiar o cinema nacional.

Lisbon Calling (2008)



Esta curta-metragem de Anna de Palma é uma das seleccionadas para o Festival Caminhos do Cinema Português de 2009 em Coimbra. Estando disponível online para todos verem, e antes do Festival, já ficam com uma ideia desta que pode ser a vencedora do Prémio de Melhor Curta. Desconhecendo as outras que estão nomeadas, só me posso manifestar especificamente a esta, mas posso arriscar dizer que HÁ melhor. Escassa em argumento... Ainda mais escassa em desempenhos, e apesar de ser uma curta, podia ter um desenvolvimento mais agadável (vejam-se algumas das anteriores vencedoras deste galardão em edições anteriores), e pouco mais há a dizer.


2 /10

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Oeufs (1994)



Aqui está uma brilhante curta-metragem de co-produção luso-francesa de seu nome Oeufs. Achei isto simplesmente genial, e o segmento final acho que é daquelas coisas delirantes que se espera de um bom filme de animação. Esta sim, é uma curta-metragem que aconselho vivamente, e é uma pena se alguém a perde. Por isso, e para facilitar a vida a quem esteja interessado, até a deixo aqui no CinEuphoria.

10 / 10

Aquele Querido Mês de Agosto volta a triunfar



Depois do filme de Miguel Gomes ter triunfado nos Festivais de Cinema de Las Palmas, Valdivia, São Paulo, Viennale e ter sido seleccionado para o Festival Caminhos do Cinema Português, acaba de ganhar também dois prémios no Festival de Cinema de Guadalajara.

Dead@17 (2007)

Continuando no domínio das curta-metragens, temos esta também disponível na íntegra via IMDb. O que se pode dizer ? Começando pelo contexto estar totalmente gasto e sem qualquer conteúdo que se possa aplicar aos tempos reais, ao contrário de uns quantos outros filmes do género onde se podem encontrar críticas à Globalização, Ocupação, Guerra e afins, mas este.... nem isso. Continuando, quanto aos desempenhos... tenho uma palavra... pobres... Diálogos que me soam a forçados e que estão a ser lidos no momento. E terminando nos próprios zombies e demais criaturas que pecam pela caracterização que apresentam. Salvam-se os grunhidos que apesar de não serem originais dão sempre jeito num filme deste calibre!
Sim, lá que nos vai distraindo é um facto, mas daí a ser memorável (não o é), vai uma ENORME distância. Apreciação geral: DISPENSÁVEL, mas para quem a quiser ver, aqui fica também o seu respectivo link.
3 / 10