quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Armando Trovajoli

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1917 - 2013
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The Last Stand (2013)

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O Último Desafio de Kim Jee-woon é um dos filmes mais aguardados do momento não por um qualquer argumento entusiasmante mas sim por trazer de novo ao cinema de acção um nome que há muito havia dele desaparecido.
Arnold Schwarzenegger regressa àquilo que sempre soube fazer... bons e ritmados filmes de acção. Aqui interpreta Ray Owens, o xerife de Sommerton Junction, uma pequena povoação junto à fronteira com o México onde nada acontece além de um ocasional distúrbio proveniente de alcoól em excesso.
Quando após uma espectacular fuga ao FBI, Gabriel Cortez (Eduardo Noriega) um poderoso lider de um cartel de droga, decide cruzar a fronteira para o México a partir daquela pequena vila e escapar assim a uma longa estadia na prisão, ninguém imaginaria que um polícia deslocado do seu espaço natural e uma equipa de inexperientes polícias iria fazer-lhe frente.
De argumento este filme pouco "sumo" tem limitando-se a ser mais uma história de um criminoso que a todos assusta se evadir da prisão numa elaborada, ambiciosa e bem sucedida fuga. Mas sejamos honestos... Muito do potencial sucesso que este filme possa ter deve-se, única e exclusivamente, ao regresso de Schwarzenegger aos grandes ecrãs após a sua longa ausência enquanto foi governador da California. É certo que não perdeu o jeito e que ainda nos consegue agradar o facto de, mesmo não estando em forma como anteriormente, conseguir ainda assim impressionar-nos com a sua presença. Não tem uma participação emocionante como em outros títulos do género, nem tão pouco a sua personagem é desenvolvida ao ponto de sabermos qual o seu passado e os seus "porquês" ou tão pouco como aquelas a que nos habituou noutros tempos mas, ainda assim, é impossível ficar-lhe indiferente.
De Forest Whitaker que aqui interpreta o agente do FBI que tem como única missão capturar "Cortez" pouco de abonatório se pode dizer. Com uma interpretação apagada e que vive na sombra de todo o filme, percebemos claramente que o único intuito que teve de participar neste filme foi o ter eventualmente a hipótese de um cheque chorudo e uma oportunidade de revitalizar uma carreira que se sente apagada desde os dias do glorioso O Último Rei da Escócia. E de Eduardo Noriega que já nos presentesou com intensas intepretações em filmes como Tese e O Lobo, só se pode dizer que este foi mais um filme onde tenta alcançar um mercado norte-americano mas de onde não passará. Desprovido de qualquer intensidade dramática e remetido apenas ao habitual trato dos actores "hispano-hablantes", Noriega precisa urgentemente de voltar ao cinema espanhol onde tem entregue sólidos e bem sucedidos desempenhos.
Dos restantes actores pouco há a registar além da presença de Johnny Knoxville numa participação secundária quase "especial", e que não tendo mais dinamismo no filme acaba por ser capa de cartaz ao contrário dos demais, numa clara promoção do "filho da casa".
É um filme simpático se pensarmos nele apenas e só como um filme de acção e entretenimento feito com esse intuito e que, ao mesmo tempo, deve toda a sua existência ao regresso de um Schwarzenegger que, não estando ainda em forma absoluta (irá estar?), é a força motora de todo este trabalho que tão depressa aparece como igualmente irá desaparecer. Para os fãs incondicionais do Arnie ou para aqueles que pretendem um filme mais ritmado este é o filme ideal. Mas, desde que não se esqueçam que este é, apenas e só, um filme de entretenimento... e nada mais.
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6 / 10
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Festival Internacional de Cinema de Cartagena de Indias 2013: vencedores

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Foram anunciados os vencedores do Festival Internacional de Cinema de Cartegena de Indias na Colômbia, e o filme Tabu de Miguel Gomes venceu na categoria de Melhor Filme - Premio Cinecolombia em competição, garantindo um valor monetário de 15.000 dólares.
Ainda no certame foram destinguidos como Melhor Actor, o elenco do filme Aquí y Allá de Antonio Méndez Esparza, Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori como Melhor Realizador e Argumentista pelo filme 7 Cajas, e pela sua visão cinematográfica única o filme Blancanieves de Pablo Berger, recentemente saído vencedor da edição dos Goya em Espanha.
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quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

El Mimo y la Mariposa Negra (2011)

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El Mimo y la Mariposa Negra de Jose Luis Saturno é uma curta-metragem de animação de produção mexicana e canadiana, que nos apresenta alguns instantes da vida de um mimo que se cruza com a Morte.
Este Mimo que pretende passar mais algum tempo na sua vida terrena, consciente de que a Morte está ali para o levar tenta, com todas as suas energias, proporcionar-lhe alguns instantes de boa disposição nos quais prepara também a sua própria fuga esquecendo-se que, quando a morte nos sorri só podemos sorrir-lhe de volta...
Uma animação que tem, em doses bem proporcionais, segmentos que nos deprimem com a imagem de um fim anunciado como por outro lado nos tentam transmitir uma certa esperança de que esse mesmo fim se "comova" e se adie para tempos vindouros.
Ainda a contribuir para a criação deste ambiente muito característico temos a perfeita banda-sonora que, tal como o Mimo, se sente que fora em tempos de animação mas está, agora, prestes a anunciar um fim muito próximo, e que torna este filme de animação (séria) num dos melhores vistos nos últimos tempos.
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8 / 10
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terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O Estrondo II (2013)

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O Estrondo II de Rúben Ferreira foi, para mim, a surpresa do momento. Habituado que estou a ver o intenso trabalho deste jovem realizador (e promessa) no âmbito das curtas-metragens, foi com espanto e agrado que ao começar a ver este novo filme reparado que ele ultrapassa os noventa minutos de duração, transformamdo-se assim na primeira longa-metragem do ano que, apesar de não estreada comercialmente, abre o panorama nacional de cinema.
Para quem já viu O Estrondo inicial já sabe o que o pode esperar nesta que agora se assume como uma saga (que duvido que fique apenas pelo segundo título) que coloca o realizador Rúben Ferreira numa nova parceria com Alexandre Santos, dupla esta que também assina o argumento da longa, e na qual este último persegue incansavelmente a sua "droga" preferida para mais uma "moca" divinal.
Os instantes iniciais deste filme são do mais explícito possível, e por momentos fariam corar qualquer pessoa mais sensível, no entanto esta saga d'O Estrondo começa a denotar positivas influências de um cinema popular, explícito e divertido que se assemelha a outros êxitos do passado, e igualmente vernaculares, como a saga britânica Carry On... ou o temporalmente mais recente João Broncas transalpino. A diferença é que enquanto estes eram claramente feitos com o objectivo de alcançar um público mais velho, O Estrondo português consegue facilmente alcançar uma legião de fãs mais adolescentes com um estilo de cinema que muitos irão considerar mais próximo e divertido.
O argumento de Rúben Ferreira e de Alexandre Santos, tem claros momentos de improviso e de espontaneidade que, na sua maioria, são bem conseguidos mas que por não serem posteriormente editados e coordenados com os momentos das restantes personagens criam, por ocasiões, uma sobreposição dos diálogos fazendo com que alguns se percam. Não sendo prejudicial para a trama e aventuras da dupla protagonista, é no entanto essencial que todos consigam coordenar os seus tempos e presenças, que é como quem diz, não sendo este um factor negativo precisa, obviamente, de ser aperfeiçoado.
Outro aspecto a salientar é a respectiva edição do filme para evitar algum constrangimento na continuidade da história como podemos constatar logo nos momentos iniciais quando vemos um segmento do "Alex" em que ele faz a barba mas, momentos depois quando já se encontra no bar... já ela está por fazer novamente. Não sendo um elemento essencial no filme não deixa ao mesmo tempo de ganhar alguma importância quando é dado devido destaque ao referido processo frente ao espelho.
Mas os momentos positivos são tantos que se sucedem a um ritmo alucinante que rapidamente nos esquecemos desses detalhes. Desde a forma como a mulher do gunão (carocho aqui para Lisboa) é tratado não só por ele como pelos raptores que fazem dela um verdadeiro saco de batatas, passando pela forma como os dois amigos se separam e o seu emocionante e sentido reatar de amizade, ou mesmo o chefe mafioso que impõe a ordem e respeito aos seus lacaios pelo medo, mas que depois gosta muito de passar tempo com um dos mesmos (que nada se importa) em prazeres mais "carnais", são delirantes e impossibilitam-nos de ficarmos muito tempo sem nos rir de tudo aquilo que vemos.
De salientar ainda pela positiva o facto deste filme ser um investimento independente feito com os esforços da equipa Dark Studios que o produz, e com a vontade inata que este conjunto de amigos tem em fazer cinema (até à data com as suas inúmeras curta-metragens), e onde toda a produção ficou com uma base de 600€ de investimento. Se pensarmos na legião de fãs que esta equipa já tem, com condições de exibição normais para uma longa-metragem, este dinheiro seria facilmente retribuído aos mesmos, senão mesmo ultrapassado, possibilitando-os assim de prosseguir com mais segurança para os próximos projectos. E quem disto duvida basta pensar na quantidade de visualizações que este filme já obteve no youtube onde está disponível.
Mesmo estando um pouco mais "tremido" em relação ao original, facto do qual normalmente padecem todas as sequelas, não deixa de ser reconfortante a ideia de que uma equipa independente e desconhecida dos meios habituais, consegue pelo seu esforço e trabalho ter os seus projectos lançados num mercado que se percebe querer vê-los. Pena é que, financeiramente falando, projectos como este que a Dark Studios apresenta não sejam recompensados. Por outro lado, com mais estudo e desenvolvimento de projectos, repito o que já disse noutras ocasiões, e o futuro deste jovem realizador será certamente risonho e pessoalmente falando aguardo não só pela continuidade destes como por novos projectos onde possa mostrar até onde irá a versatilidade dos mesmos.
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"Alex: A tua vida é só altos e baixos."
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6 / 10
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Prémio Autores 2013: os vencedores

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Filme: Tabu, de Miguel Gomes
Actor: Carlos Santos, Operação Outono
Actriz: Rita Durão, A Vingança de uma Mulher
Argumento: Carlos Saboga, Linhas de Wellington
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Prémio Autores 2013: Cinema - Filme

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Tabu
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Miguel Gomes
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Prémio Autores 2013: Cinema - Actor

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Carlos Santos
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Operação Outono
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Prémio Autores 2013: Cinema - Actriz

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Rita Durão
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A Vingança de uma Mulher
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segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Prémio Autores 2013: Cinema - Argumento

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Carlos Saboga
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Linhas de Wellington
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Prémio Autores 2013: Televisão - Programa de Ficção

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Perdidamente Florbela
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Vicente Alves do Ó
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Ermo (2013)

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Ermo de Rafael Calisto Silva é uma curta-metragem portuguesa filmada a preto & branco que nos remete para a temática da solidão que, arrisco dizer, é abordada de forma experimental onde o poder da imaginação e da dedução são predominantes.
Ao longo dos breves minutos desta curta-metragem acompanhamos primeiro a figura esbatida de um rapaz que cava incansavelmente como se preparasse a sua última morada. A sua figura nunca é nítida como se estivesse, aos poucos, a desaparecer. Aos poucos encontramos também a figura de uma mulher que, tal como o anterior, não é perceptível e preparasse também ela o seu fim.
Divagamos entre o nada, o fim e um vislumbre de morte que acompanha estas figuras que são, a cada passo, cada vez mais ausentes, mantendo ainda a incapacidade de olhar para a câmara ou para um ambiente que os rodeie.
Com um interessante trabalho de fotografia que apenas nos permite "ver" aquilo que a nossa imaginação deduz das imagens esbatidas e desfocadas, e claro através da sugestão que o título da mesma nos proporciona, este filme merecia ainda assim, um maior desenvolvimento que nos confirmasse (ou não) esse seguimento de raciocínio.
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6 / 10
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Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto 2013

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Fantasporto
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25 de Fevereiro a 10 de Março 2013
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Oscars 2013: os vencedores

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Filme: Argo, de Grant Heslov, Ben Affleck e George Clooney
Actor: Daniel Day-Lewis, Lincoln
Actriz: Jennifer Lawrence, Silver Linings Playbook
Actor Secundário: Christoph Waltz, Django Unchained
Actriz Secundária: Anne Hathaway, Les Misérables
Realizador: Ang Lee, Life of Pi
Argumento Original: Quentin Tarantino, Django Unchained
Argumento Adaptado: Chris Terrio, Argo
Fotografia: Claudio Miranda, Life of Pi
Música Original: Mychael Danna, Life of Pi
Guarda-Roupa: Jacqueline Durran, Anna Karenina
Montagem: William Goldenberg, Argo
Design de Produção: Jim Erickson e Rick Carter, Lincoln
Caracterização: Lisa Westcott e Julie Dartnell, Les Misérables
Canção: "Skyfall", de Adele e Paul Epworth, Skyfall
Som: Andy Nelson, Mark Paterson e Simon Hayes, Les Misérables
Efeitos Especiais Sonoros: Per Hallber e Karen M. Baker, Skyfall e Paul N.J. Ottosson, Zero Dark Thirty
Efeitos Especiais Visuais: Bill Westenhofer, Guillaume Rocheron, Erik De Boer e Donald Elliott, Life of Pi
Filme de Animação: Brave, de Mark Andrews e Brenda Chapman
Curta-Metragem de Animação: Paperman, de John Kahrs
Documentário (Longa-Metragem): Searching for Sugar Man, de Malik Bendjelloul e Simon Chinn
Documentário (Curta-Metragem): Inocente, de Sean Fine e Andrea Nix
Curta-Metragem de Ficção: Curfew, de Shawn Christensen
Filme Estrangeiro: Amour, de Michael Haneke (Áustria)
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Oscar 2013: Filme

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Argo
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Grant Heslov 
Ben Affleck
George Clooney
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Oscar 2013: Actor

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Daniel Day-Lewis
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Lincoln
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Oscar 2013: Actriz

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Jennifer Lawrence
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Silver Linings Playbook
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Oscar 2013: Realizador

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Ang Lee
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Life of Pi
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Oscar 2013: Argumento Original

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Quentin Tarantino
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Django Unchained
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Oscar 2013: Argumento Adaptado

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Chris Terrio
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Argo
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Oscar 2013: Canção

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Adele e Paul Epworth (letra e música)
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"Skyfall"
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Skyfall
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Oscar 2013: Música Original

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Mychael Danna
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Life of Pi
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Oscar 2013: Design de Produção

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Jim Erickson
Rick Carter
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Lincoln
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Oscar 2013: Montagem

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William Goldenberg
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Argo
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Oscar 2013: Actriz Secundária

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Anne Hathaway
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Les Misérables
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Oscar 2013: Efeitos Especiais Sonoros

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Per Hallber
Karen M. Baker
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Skyfall
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Paul N.J. Ottosson
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Zero Dark Thirty
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Oscar 2013: Som

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Andy Nelson 
Mark Paterson
Simon Hayes
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Les Misérables
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Oscar 2013: Filme Estrangeiro

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Amour
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Michael Haneke
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Áustria
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Oscar 2013: Documentário Longa-Metragem

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Malik Bendjelloul
Simon Chinn
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Searching for Sugar Man
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Oscar 2013: Documentário Curta-Metragem

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Sean Fine
Andrea Nix
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Inocente
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Oscar 2013: Curta-Metragem de Ficção

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Shawn Christensen
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Curfew
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Oscar 2013: Caracterização

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Lisa Westcott
Julie Dartnell
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Les Misérables
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Oscar 2013: Guarda-Roupa

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Jacqueline Durran
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Anna Karenina
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Oscar 2013: Efeitos Especiais Visuais

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Bill Westenhofer
Guillaume Rocheron
Erik De Boer
Donald Elliott
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Life of Pi
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Oscar 2013: Fotografia

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Claudio Miranda
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Life of Pi
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Oscar 2013: Filme de Animação

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Brave
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Mark Andrews
Brenda Chapman
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Oscar 2013: Curta-Metragem de Animação

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John Kahrs
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Paperman
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Oscar 2013: Actor Secundário

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Christoph Waltz
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Django Unchained
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domingo, 24 de fevereiro de 2013

Gusto a Cobre (2012)

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Gusto a Cobre de Mike Moreno Gelly é uma curta-metragem onde se cruzam as personagens em quatro distintos segmentos.
Martin e Dolores discutem a possibilidade do primeiro conseguir um empréstimo. Dolores e Antonio falam sobre a possibilidade desta ser tornar responsável pelo seu departamento. Antonio e Esteban num jantar social e político discutem os temas a defender na campanha bem como os favores que cada um acha que deve "pagar", e finalmente descobrimos que Esteban mantém uma relação extra-matrimonial... desviante.
No que diz respeito ao argumento de Iván Gonzalo Moyano sente-se a necessidade de com esta história criar uma série de pequenos contos e momentos que se interligam entre si através da continuidade de um actor para os momentos seguintes mas, na prática, não se consegue uma sucessão de acontecimentos suficientemente credíveis para tornar esta história e filme em algo vencedor. Repleto de banalidades e o momento potencialmente "escândalo" que, na prática, já não choca ninguém, limita-se assim a ser uma tentativa de filme com múltiplas frentes que acabam muito soltas ou por desenvolver.
Intencional ou não, visto não saber se o banco existe de facto, a publicidade estrategicamente colocada ao longo da curta ao mesmo é, no mínimo, despropositada, e nem as interpretações dos actores conseguem ser minimamente cómicas ou expressivas.
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2 / 10
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Shortcutz Lisboa 2013: os vencedores

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Curta-Metragem: O Grande Monteleone, de João Leitão
Curta-Metragem Rede Shortcutz: O Grande Monteleone, de João Leitão
Actor: José Pinto, O Grande Monteleone
Actriz: Victória Guerra, Catarina e os Outros
Realizador: João Leitão, O Grande Monteleone
Produção: Fernando Ribeiro e Mafalda Castelo-Branco, Artur
Argumento: João Leitão, O Grande Monteleone
Fotografia: Mário Melo Costa, O Grande Monteleone
Música Original: Marco Franco, O Grande Monteleone
Montagem: Mário Melo Costa, O Grande Monteleone
Direcção de Arte: Júlio Alves e Pedro Rocha, Miss Mishima
Som: Jorge Pacheco e Améba, Tejo
Efeitos Visuais: Ricardo Lisboa, A Dança de Sísifo
Documentário: Mariana, de Maria João Carvalho
Animação: O Homem da Cabeça de Papelão, de Pedro Lino e Luís da Matta Almeida
Videoclip: Lickantrope, de Filipe Melo
Prémio Figura Shortcutz: INDIE Lisboa - Festival Internacional de Cinema Independente
Prémio Futuro: ZON Audiovisuais
Prémio Jameson/EMPIRE - Done in 60 Seconds: xXx, de João Alves
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Oscars 2013: os vencedores (que me deixariam contente)

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Filme: Beasts of the Southern Wild
Actor: Daniel Day-Lewis, Lincoln
Actriz: Quvenzhané Wallis, Beasts of the Southern Wild
Actor Secundário: Christoph Waltz, Django Unchained
Actriz Secundária: Sally Field, Lincoln
Realizador: Steven Spielberg, Lincoln
Argumento Original: Django Unchained
Argumento Adaptado: Life of Pi
Filme de Animação: Frankenweenie
Filme Estrangeiro: No (Chile)
Fotografia: Anna Karenina
Montagem: Life of Pi
Design de Produção: Anna Karenina
Guarda-Roupa: Anna Karenina
Caracterização: Les Misérables
Música Original: Anna Karenina / Life of Pi
Canção: Skyfall / Life of Pi
Som: Life of Pi
Efeitos Especiais Sonoros: Life of Pi
Efeitos Especiais Visuais: Life of Pi
Documentário Longa-Metragem: 5 Broken Cameras
Documentário Curta-Metragem: Mondays at Racine
Curta-Metragem de Animação: Paperman
Curta-Metragem de Ficção: Asad
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sábado, 23 de fevereiro de 2013

Independent Spirit Awards 2013: os vencedores

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Filme: Silver Linings Playbook
Actor: John Hawkes, The Sessions
Actriz: Jennifer Lawrence, Silver Linings Playbook
Actor Secundário: Matthew McConaughey, Magic Mike
Actriz Secundária: Helen Hunt, The Sessions
Realizador: David O. Russell, Silver Linings Playbook
Argumento: David O. Russell, Silver Linings Playbook
Primeira-Obra: The Perks of Being a Wallflower, de Stephen Chbosky
Primeiro Argumento: Derek Connolly, Safety Not Guaranteed
Documentário: The Invisible War, de Kirby Dick
Filme Internacional: Amour, de Michael Haneke (Áustria)
Fotografia: Ben Richardson, Beasts of the Southern Wild
Prémio Produtores Piaget: Mynette Louie, Stones in the Sun
Prémio Truer Than Fiction: The Waiting Room, de Peter Nicks
Prémio Someone to Watch: Adam Leon, Gimme the Loot
Prémio John Cassavates: Middle of Nowhere, de Ava DuVernay
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Fresh Guacamole (2012)

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Fresh Guacamole de PES é uma das curtas-metragens de animação nomeada ao Oscar na respectiva categoria e já com a proeza de ser o mais curto filme nomeado na história do mais cobiçado prémio de cinema.
A história desta curta não poderia ser mais simples... assistimos em pouco menos de dois minutos a guacamole acabado de fazer a partir de objectos bem familiares como dados, fichas de casino, bolas de golf e pequenas casas do jogo Monopólio.
Sem uma trama com várias ramificações por onde nos perdermos, este trabalho vence pela simplicidade e imaginação.
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7 / 10
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sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Césars 2013: os vencedores

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Filme: Amour, Margaret Menegoz (prod.) e Michael Haneke (real.)
Primeira-Obra: Louise Wimmer, de Cyril Mennegun (real.) e Bruno Nahon (prod.)
Realizador: Michael Haneke, Amour
Actor: Jean-Louis Trintignant, Amour
Actriz: Emmanuelle Riva, Amour
Actor Secundário: Guillaume de Tonquedec, Le Prénom
Actriz Secundária: Valérie Benguigui, Le Prénom
Actor Revelação: Matthias Schoenaerts, De Rouille et d'Os
Actriz Revelação: Izia Higelin, Mauvaise Fille
Argumento Original: Michael Haneke, Amour
Argumento Adaptado: Jacques Audiard e Thomas Bidegain, De Rouille et d'Os
Fotografia: Romain Winding, Les Adieux à la Reine
Música Original: Alexandre Desplat, De Rouille et d'Os
Guarda-Roupa: Christian Gasc, Les Adieux à la Reine
Design de Produção: Katia Wyszkop, Les Adieux à la Reine
Montagem: Juliette Welfling, De Rouille et d'Os
Som: Antoine Deflandre, Germain Boulay, Eric Tisserand, Cloclo
Filme Estrangeiro: Argo, de Ben Affleck (Estados Unidos)
Filme de Animação: Ernest et Célestine, Benjamin Renner, Vincent Patar, Stéphane Aubier (reals.) e Didier Brunner, Henri Magalon (prods.)
Documentário: Les Invisibles, Sébastien Lifshitz (real.) e Bruno Nahon (prod.)
Curta-Metragem: Le Cri du Homard, Nicolas Guiot (real.) e Fabrice Préel-Cléach (prod.)
César de Honra: Kevin Costner
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César 2013: Filme

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Margaret Menegoz (prod.) e Michael Haneke (real.)
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Amour
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César 2013: Actor

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Jean-Louis Trintignant
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Amour
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