sexta-feira, 31 de maio de 2013

Jean Stapleton

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1923 - 2013
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Never Forget to Lie (2012)

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Nunca Te Esqueças de Mentir de Marian Marzynski é um documentário para a televisão norte-americana a que este realizador polaco deu vida, naquela que é mais uma importante e comovente obra sobre o Holocausto.
Neste documentário Marzynski regressa à sua Polónia natal e numa revisitação ao seu passado explora não só a imagem do país nos anos 30 do século XX onde muita da sua população era judia como principalmente os dias da ocupação nazi através dos olhos daqueles que à altura eram, tal como ele, pequenas crianças.
Assim, Marzynski tenta não só dar o habitual testemunho sobre a Polónia mártir como principalmente evocar algumas das memórias e dos sentimentos reprimidos de um conjunto de pessoas agora com mais de setenta anos, muitos dos quais com poucas recordações dessa época devido à sua jovem idade, bem como outros que as ocultaram durante décadas quer por serem difíceis demais quer por eles próprios sentirem alguma "culpa" por terem sido abençoados com a sobrevivência a um dos maiores conflitos que assolarem o continente Europeu durante o século passado, tal como referiu o Embaixador Polaco em Lisboa presente na apresentação deste documentário.
Um dos factos que aqui ficamos a conhecer é o importante desempenho que a Igreja Católica teve ao esconder muitas destas crianças que ou sem pais ou abandonadas pelos mesmos para conseguirem sobreviver, os acolheu escondendo-os e ocultando a sua verdadeira identidade, dando-lhes assim uma oportunidade de ultrapassar todo o conflito sem serem denunciadas por um qualquer colaborador do regime que ocupava o país. São alguns destes intervenientes que Marzynski revisita, como forma de expiar os seus próprios sentimentos e memórias de uma época sobre a qual resolveu não voltar a pensar, ao mesmo tempo que se estabelece uma relação muito próxima entre os princípios morais correctos e a impossibilidade de os manter numa época onde a sobrevivência é o sentimento único, e a relação estabelecida entre o título deste documentário assume uma importância vital para a prossecução do mesmo.
Numa altura em que pouco resta do complexo habitacional do antigo guetto de Varsóvia prestes a transformar-se num dos condomínios de luxo que proliferam pela cidade em (re)construção, torna-se importante não só recontar a História antes que parte dela seja "eliminada", como principalmente fazê-lo através das memórias daqueles que dela e nela tiveram um lugar de destaque para poder assim perceber as suas próprias experiências e transformá-las num legado e num todo social que permaneça para as gerações futuras, para que não se perca e principalmente para que, sem esquecer, se possa dar lugar a um renascimento do país, da cidade e também das gerações futuras que neles venham a habitar.
Para sobreviver é preciso, tal como uma das intervenientes diz, "tornarmo-nos tão selvagens quanto a situação em que nos encontramos é", isto se considerarmos que, dadas as circunstâncias, esquecer pode ser selvagem. No entanto não é menos verdade que é precisa uma humanidade extrema para que, décadas depois, se consiga recordar com uma igualmente extrema sensibilidade e emotividade, episódios que modificaram estas pessoas para toda a restante vida. Os seus testemunhos são, além de comoventes, arrasadores. É impossível testemunharmos este sentido documentário sem que as histórias contadas não nos gelem a alma, e percebemos que não houve nada de "selvagem" nestas histórias, mas sim um profundo e sentido desejo de viver não só por parte destas crianças mas principalmente por parte dos seus pais que tudo fizeram e arriscaram para que eles pudessem hoje ser testemunhos vivos da maior barbárie do século passado.
O trauma que permaneceu nas memórias destes sobreviventes foi, durante anos, o principal "responsável" pela sua incapacidade de lidar com as memórias que, de uma ou outra forma, preferiram esquecer. Percebemos serem dolorosas e violentas demais ainda hoje, e constatamo-lo através do seu regresso aos seus espaços natais e através da possibilidade de reverem os locais onde, em crianças, viveram com as suas famílias. Mesmo sem uma memória marcada dos mesmos, o simples facto de voltarem a pisar esses espaços reacende neles um drama que nunca será ultrapassado mas sim, de certa forma, "pacificado" por perceberem que para o futuro irão ficar as marcas da sua (e dos seus) passagem.
Com uma música original de Mason Daring e John E. Low, este documentário atinge um elevado nível de emotividade que ultrapassa o simples relato por parte dos intervenientes e coloca o espectador no espaço onde se sente marcadamente a violência de um passado que se encontra presente mas que se tenta ultrapassar e reconciliar uma sociedade que está, ainda hoje, marcada pelo seu legado, e Marzynski consegue não só transportar as histórias de outros sobreviventes para o relato, como também expiar a sua própria consciência e memória fazendo de todas estas experiências uma experiência única.
Este é um documentário imperdível e que deveria ter um maior destaque e promoção de forma a poder alcançar um público mais vasto pois a sua importância histórica e humana são de tal forma grandes que não deveria estar só ao alcance de um público específico.
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9 / 10
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quinta-feira, 30 de maio de 2013

O Quadro (2013)

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O Quadro de Pedro Luz, Cidália Borges, Ricardo Nunes, Sandra Nunes, Pedro Fonseca, Paulo Lamy Costa, Sabrina Ildefonso, Pedro Coelho, Rui Dias, Ana Pinheiro, Nádia Santos, Nuno Oliveira, Marta Ferreira, Tânia Monteiro, Hugo Malveiro, Daniel Vilar Jorge, Catarina Soares, Sara Sim Sim, Debora Martins e Sofia Vilar Jorge é uma curta-metragem de ficção feita como trabalho final de um workshop de cinema digital que nos conta uma curiosa história de amor.
Quando uma mulher das limpezas fica encarregada de limpar toda uma galeria antes de uma exposição, longe estava de pensar que se fosse encantar por uma das obras expostas. Menos ainda seria de considerar que mais alguém se encontrava dentro daquela galeria a olhar para ela tão apaixonadamente como ela olhava para um curioso quadro do Super-Homem e do Batman.
Depois dela adormecer em frente àquele quadro... a exposição está prestes a começar com menos uma obra do que se esperava, facto que contribui não só para o pânico do artista como também para o insucesso da exposição.
O simpático argumento também elaborado pela extensa lista de realizadores acima enunciados consegue ter um objectivo romântico e cómico promissor, no entanto, a brevíssima duração desta curta-metragem não o deixa brilhar o suficiente limitando-se a uma ligeira abordagem à história de amor em questão, e permanecendo longe de uma verdadeira história romântica como poderia ser noutras condições.
Assim temos essencialmente uma curta-metragem/projecto que cumpre a sua função não sendo, no entanto, um filme que permaneça para além dessa mesma condição que é, no fundo, o seu próprio limite.
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3 / 10
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Ariel 2013: os vencedores

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Filme: El Premio, de Kung Works
Actor: Roberto Sosa, El Fantástico Mundo de Juan Orol
Actriz: Úrsula Pruneda, El Sueño de Lú
Actor Secundário: Daniel Giménez Cacho, Colosio el Asesinato
Actriz Secundária: Angelina Peláez, La Vida Precoz y Breve de Sabina Rivas
Realizador: Rodrigo Plá, La Demora
Argumento Original: Paula Markovitch, El Premio
Argumento Adaptado: Laura Santullo, La Demora
Fotografia: Carlos Hidalgo, El Fantástico Mundo de Juan Orol
Música Original: Leonardo Heiblum e Jacobo Lieberman, Carrière 250 Metros
Guarda-Roupa: Deborah Medina, El Fantástico Mundo de Juan Orol
Montagem: Lorena Moriconi, Mariana Rodríguez e Paula Markovitch, El Premio
Som: Matías Barberis, Jaime Baksht e Pablo Tamez, Cuates de Australia
Direcção de Arte: Antonio Muñohierro, La Vida Precoz y Breve de Sabina Rivas
Caracterização: Alfredo Mora, Colosio el Asesinato
Efeitos Especiais: Adrián Durán, La Vida Precoz y Breve de Sabina Rivas
Efeitos Visuais: Victor Velázquez e Alejandro Berea, Depositarios
Primeira-Obra: El Premio, de Paula Markovitch
Filme Ibero-Americano: Blancanieves, de Pablo Berger (Espanha)
Curta-Metragem de Ficção: La Tiricia o Cómo Curar la Tristeza, de Ángeles Cruz
Curta-Metragem de Animação: La Noria, de Karla Castañeda
Documentário Longa-Metragem: Cuates de Australia, de Everardo González
Documentário Curta-Metragem: La Herida se Mantiene Abierta, de Alberto Cortés
Ariel de Oro: Columba Domínguez
Ariel de Oro: Mario Almada
Ariel de Oro: Rafael Corkidi
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quarta-feira, 29 de maio de 2013

Videoclub (2012)

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Videoclub de Robert Domínguez, Jorge Manzaneque e MacGregor é uma divertida, intensa e magnífica curta-metragem espanhola que não só reúne diversos estilos cinematográficos naquela que poderá ser uma sentida e bem estruturada homenagem à Sétima Arte como além disso consegue ser um excelente dinamizador das atenções do espectador mais desatento.
Tudo começa quando Roman (Joan Alamar) inicia uma luta desesperada por uma boleia que parece não chegar. Daqui passamos para um sinistro clube de vídeo onde Goyi (Julian López) entra timidamente na esperança de entregar o filme que alugou sem passar por grandes problemas.
No entanto, como nem tudo é perfeito, Dimitri (Mauro Muñiz), o ainda mais sinistro funcionário do clube de vídeo, surge como o anjo exterminador que tem como única missão infernizar a vida do inocente Goyi, e nele depositar todas as suas frustrações. E é ali que, em breves instantes, todo o inferno se vai libertar...
Esta curta-metragem cujo argumento foi assinado por Robert Domínguez e Jorge Manzaneque é, sem qualquer reserva, um puro delírio. É possível mencionar logo à partida as inúmeras referências que faz aos mais diversos estilos cinematográficos. Feita num registo de comédia, esta curta consegue exponenciar facilmente diversos momentos dramáticos e de acção, sem esquecer uma certa batalha à la western no sentido confronto entre "Goyi" e "Dimitri". Os planos feitos aos seus olhares e à forma como herói e anti-herói se degladiam é original no género, mas uma clara marca aos duelos do velho Oeste, e aqui um claro sinal que nos faz ter simpatia por ambos, cada um à sua própria maneira.
Se por um lado o argumento desta curta é genial, não é menos verdade dizer que o conjunto de actores que lhe dão vida é um dos seus mais fortes elementos. Estamos num clube de vídeo onde dentro de um variado conjunto de filmes podemos escolher aqueles com cujas temáticas nos identificamos e, por esse motivo, encontramos naquele espaço os nossos próprios locais e recantos. Dito isto, encontramos aqueles clientes bem tipificados e que de certa forma nós próprios enquanto clientes de um clube de vídeo, já encontrámos nos espaços que frequentamos. Assim, temos o habitual cliente das comédias, o que procura os dramas de autor e aquele que vive e respira os mais diversos títulos de cinema hardcore que, não variando na história, varia apenas de título. E temos claro o inocente... aquele que a receio explora títulos pouco habituais e que por esse mesmo motivo quase receia entrar no espaço e revelar quais os títulos e temas que lhe interessam. Este é Gregorio Ximénez, "Goyi" para os amigos, interpretação a cargo de um brilhante Julian López que se manifesta inicialmente como o tipo tímido e reservado, quase apagado dos olhares alheios, mas que com o desenrolar dos acontecimentos se assume como o mais improvável herói de acção.
No seu oposto temos o "Dimitri" de Mauro Muñiz, naquela que é uma intensa e brilhante interpretação como o funcionário vilão que tem a sua própria "agenda" económica que pretende saldar (e escapar dos perigosos coreanos), além de querer desesperadamente massacrar os seus clientes mais ou menos respeitadores e, para isso, impõe um clima de terror do qual todos querem avidamente escapar.
Os dois constituem a força motora de toda a curta-metragem e uma dupla de peso que dinamiza sem reservas toda a dinâmica que a própria história já consegue sustentar e que, entre a acção e a comédia, nos deliciam e nos faz desejar por muito mais.
No campo das interpretações é ainda de destacar a presença de Christopher Thomas como o pregador pela paz que, a seu tempo, tem a sua própria e inesperada linha de defesa pessoal de tão vítima já ter sido pelas mãos dos seus "parceiros" reféns, e que constitui também ele uma interessante linha cómica.
Se por um lado é certo que esta história tem um princípio, meio e fim, não é menos verdade que nesse final qualquer espectador fã do género, acaba por desejar que ela se prolongasse por muito mais tempo, pois qualquer um de nós fica hipnotizado pelo clima recriado dentro daquele sinistro clube de vídeo, muito graças também à fotografia de MacGregor como também pelas características daquele conjunto de personagens que, muito provavelmente representam muitos dos clientes dos espaços que qualquer um de nós pode frequentar e com os quais nos poderemos cruzar.
Dito isto, esta é uma das mais geniais curta-metragens que vi até à data (do género e não só), e que facilmente se assume como um dos mais fortes filmes do ano... e longe de mim contrariar este pensamento pois... pode estar um "Dimitri" à espreita em qualquer lugar.
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10 / 10
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terça-feira, 28 de maio de 2013

Trilho (2013)

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Trilho de Gonçalo Silva é uma longa-metragem independente que esteve em exibição durante quatro dias na Biblioteca Museu República e Resistência em Lisboa, e que constitui uma das agradáveis surpresas do ano, e possivelmente dos últimos tempos, no que a cinema português diz respeito.
Este filme estabelece uma harmoniosa e bem estruturada relação entre o a ficção e o documentário ao entrelaçar os dois estilos e assim por um lado apresentando-nos pequenos segmentos ficcionados da vida de vários artistas portugueses e por outro entregando um sentido relato na primeira pessoa, daquilo que é realmente o seu percurso pessoal, as suas experiências e a vida quotidiana onde deparam com as inúmeras dificuldades daqueles que trabalham por amor à arte seja ela a dança, a representação em teatro ou cinema ou a fotografia, sendo esta última uma presença bem significativa de todo este filme pois é através do olhar de uma fotógrafa que são captados alguns momentos mais relevantes dos percursos de todos os intervenientes bem como da sua devida apresentação para o espectador.
O argumento escrito por Gonçalo Silva e por Catarina Margarido não poderia ter mais presente a actualidade que o país vive. Aqui retratado o abandono e o desprezo a que a cultura e o saber são entregues mas, na prática, uma ideia de que o sonho e os desejos que completam a felicidade de cada um são, também eles, dados como secundários e vãs ilusões que na realidade "não se podem ter". A cultura, tal como tantos aspectos na actualidade portuguesa, é considerada acessória, secundária, irrelevante e um capricho de quem por e para ela trabalha. Mais do que um simples retrato das experiências pessoas de um conjunto de pessoas, este filme retrata assim o abandono de um todo por parte de um Governo que considera e vê numa austeridade sem limites a salvação desse conjunto que, aos poucos, perde muito da sua própria identidade. Ao mesmo tempo, o argumento insiste em mostrar-nos que existem caminhos (os trilhos) entre o fazer ou não, entre o percorrer ou ficar estagnado e que são representados não só pelas próprias palavras dos intervenientes como também através dos diversos percursos e decisões que os mesmos têm de tomar para as suas vidas... avançar e continuar para o próximo desafio ou parar num determinado instante, são, qualquer uma delas, as opções que têm diariamente de equacionar.
Outro aspecto bastante interessante deste filme é o facto de conseguir intercalar harmoniosamente e sem perder o sentido de nenhum dos segmentos, as duas vertentes documentário e ficção. Se por um lado temos uma introdução às histórias pessoais e que nos dão a conhecer os reais dramas por detrás daqueles que lutam por um sonho e que são auxiliadas através das interpretações de alguns actores do momento onde se destacam Nuno Melo e o seu divertido taxista que mais uma vez o confirma como um extraordinário actor, Sofia Nicholson, Diogo Amaral, João Catarré, Marcantónio Del Carlo, Vera Kolodzig ou Nuno Pardal como um director de casting com escrúpulos num mundo que parece já estar decidido antes de se iniciar, não é menos verdade que o lado documental deste filme é envolvente e nos consegue inserir nas histórias daquelas pessoas independentemente da semelhança ou não com a realidade de quem a elas assiste.
Para esta identificação muito auxilia o facto deste lado documental e de entrevista ser feito num estilo quase de confessionário onde, sob um fundo panorâmico de Lisboa temos os relatos na primeira pessoa dos diversos artistas que o compõem, nomeadamente Adriano Carvalho de quem aliás escolhi um segmento para terminar este meu comentário, Diogo Lopes que teve um dos mais interessantes ditados populares... "humilde como as pombas e prudente como as serpentes", Márcia Pola, Helena Colaço Salazar e Ana Freitas, dando a conhecer assim as suas vivências, experiências e dificuldades que atravessam como o resultado de uma luta quase diária para dar vida a algo que os completa.
Lisboa essa que é ela também uma "personagem" do filme e que sentimos presente em diversos momentos, segmentos, instantes e locais. Um espaço do futuro onde o sonho se cumpre (ou pretende vir cumprir), mas que ao mesmo tempo é símbolo de um país estagnado, ou até mesmo em retrocesso, onde é impossível sonhar, esperar, desejar... Onde quase é impossível "ter".
Tecnicamente falando Trilho tem também uma qualidade bastante elevada, começando logo de imediato pela sua montagem a cargo de Vasco Vieira que consegue transformar as diversas fases deste documentário, ou ficção, numa história coesa e única onde apesar de sabermos distinguir os diversos momentos, percebemos também que eles se complementam e completam sem pensarmos que "agora estamos na ficção" ou "agora vamos mudar para o documentário".
Também a fotografia de Gonçalo Silva consegue inserir-nos numa cidade de Lisboa que se interliga com as histórias que vamos conhecendo tornando-as como uma parte de nós e nas quais nos podemos rever numa ou outra perspectiva, assim como a música original de Frankie Chavez que é seguramente um dos pontos fortes de todo o filme. As suas sonoridades tipicamente portuguesas, até arriscaria dizer tipicamente Lisboetas, entregam a este filme aquele elemento fundamental que nos faz pensar que isto somos nós... isto é Portugal. É daqui que somos e é aqui que pertencemos. Não só sendo um dos elementos fortes e marcantes desta longa-metragem, a sua música será certamente um elemento icónico da mesma que nos fará lembrar onde ela própria pertence e de que forma caracteriza através dos sons e acordes emotivos e emocionantes, melancólicos mas com uma réstia de esperança por dias melhores, as palavras que todos quiseram transmitir ao longo do filme.
Trilho é, mais do que um longa-metragem independente sobre a actual situação das artes em Portugal, um retrato sentido e na primeira pessoa sobre o país que os seus cidadãos esperam poder ser, pelo qual lutam e no qual depositam expectativas, esperanças e sonhos. Um país repleto de vontades mas que, aos poucos, as impossibilita. País esse que deveria ver este filme nas suas salas, nas suas escolas e que poderia (deveria) sim, ser e estar ao alcance de todos pois Trilho é um dos filmes do ano.
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"Ela: Nem Lisboa é a cidade dos sonhos nem Portugal o país das oportunidades.
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Adriano: Esta cidade inspira-me e aqui quero trabalhar e é aqui que quero criar."
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9 / 10
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Porto7 - Oporto Internacional Short Film Festival 2013

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FICÇÃO - INTERNACIONAL
The Acrobat, de Gerardo Herrero
Chaos, de Miguel Monteagudo
The Ditch, de Adrian Silisteanu
Hotel, de José Luis Aléman
I Can Not Stand Your Parents, de Javier Cano
Man in Suit, de Anna van der Heide
My First Love, de Raúl Gutiérrez
No One's Land, de Babak Amini
Passage, de João André Grossi
Prologue, de Lucas Figueroa
Sense of a Moment, de Shima Mostakhdemi
Shoot for the Moon, de Casandra Macías Gago
O Sole Mio, de Emil Alexander Jensen
Sunset Day, de J.A. Duran
Thank God, de Jamshid Ghodrati Kesheh
The Theft, de Mohammad Farahani
To the Other Side, de Alicia Albares
Tyu's Company, de Reema Sengupta
What the Eye Doesn't See, de Natalia Mateo
Whit an Open Heart, de Denis Kurochka
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ANIMAÇÃO
Alfred & Anna, de Juanma Suárez
Deer Valya, de Djalil Rizvanov
From Dad to Son, de Nils Knoblich
Human Beings, de Mashallah Mohammadi
Jamón, de Iria Lopez
Kermando, de Hamed Akrami
Last Evolution, de Vinicius Pimenta
A Little Suicide, de Ana Lily Amirpour
One Way Street, de Hasan Tavakoli
Red Line, de Mona Abdollah Shahi
Toto, de Zbigniew Czapla
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DOCUMENTÁRIO
Guardian Angel for Water, de Talayeh Atlasi
The Light of Ancient Land, de Luís Oliveira Santos
Mail-Bride, de Elina Nasibullina
São Joaquim de Paulo: Resistance of a People, de IFBA e Ana Mary Costa Bispo
A Story for the Modlins, de Sergio Oksman
Yabuki-machi, de Mitsuaki Saito
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FICÇÃO NACIONAL
50 Argentine Peso, de Bernardo Cabral
Like You, de Afonso Oliveira
Prescription, de Marco Miranda
Zigurate, de Pedro Miguel Santos
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segunda-feira, 27 de maio de 2013

El Importante Desayuno de los García (2013)

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El Importante Desayuno de los García de Estanis Bañuelos, que também assina o argumento, é uma curta-metragem espanhola que nos apresenta duas gerações de uma mesma família.
Pedro García (Estanis Bañuelos) é um jovem que vive uma vida que desejava não ser a sua em todos os aspectos... Desde o seu quarto e o seu wc, passando pelo seu nome e especialmente a sua família que considera disfuncional. Um irmão que mente facilmente para não ter problemas, uma mãe apagada e submissa que pouca opinião tem, passando por um pai (Xavier Redondo) opressor que impõe a sua vontade acima da dos demais.
Cansado Pedro foge da casa que sempre conheceu para, anos mais tarde, o encontrarmos já com a sua própria família onde estranhamente as semelhanças com o passado não são uma mera coincidência.
Bañuelos assina aqui um argumento que não só reflete uma certa incompreensão geracional que se estabelece pelas marcadas diferenças entre pais e filhos, descrita na relação que adolescente teve com o seu pai e naquela que mais tarde terá com o seu próprio filho, assim como também reflete sobre como as insatisfações pessoais dos objectivos não cumpridos e o conformismo a que a idade "obriga" os vários indivíduos a assumirem, tornando-os não só amargurados como repelentes para si próprios ao lembrarem-se daquilo que em tempos foram, desejaram e sonharam.
Interessante a relação, ou inexistência dela, que se sente entre o jovem "Pedro" e o seu "pai", a cargo de Bañuelos e de Xavier Redondo naquelas que são silenciosamente as mais tensas interpretações de toda a curta-metragem e aquelas que, por esse mesmo motivo, determinam todos os comportamentos e interacção dos demais.
De destacar ainda o jovem "Jon", filho de "Pedro", já ele um adulto frustrado com um casamento falhado, interpretado por Oriol Alonso naquele que é um igualmente silêncio ruidoso que determina o quão verdadeira é a expressão de que a História se repete e de como aos poucos os indivíduos se podem ir consumindo pelo seu próprio desespero.
O único aspecto que deixou vontade de saber um pouco mais, foi o que terá passado com a família que o jovem "Pedro" abandonou. O que terá sido feito do seu pai, mãe e irmão que deixou para trás sem olhar duas vezes mas que, de certa forma, condicionaram toda a sua vida futura. Esta curta-metragem é assim um muito bem interpretado retrato de uma família à beira de um colapso e nada de bom poderemos esperar do futuro daqueles que intervêm naquele tão agonizante pequeno-almoço.
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8 / 10
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domingo, 26 de maio de 2013

Festival Internacional de Cinema de Cannes 2013: os vencedores

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SELECÇÃO OFICIAL
Palma de Ouro: La Vie d'Adèle, de Abdellatif Kechiche
Grande Prémio do Júri: Inside LLewyn Davis, de Ethan Coen e Joel Coen
Prémio Especial do Júri: Soshite Chichi Ni Naru, de Hirokazu Korreda
Interpretação Masculina: Bruce Dern, Nebraska
Interpretação Feminina: Bérénice Bejo, Le Passé
Realizador: Amat Escalante, Heli
 Argumento: Jia Zhangke, Tian Zhu Ding
Camera d'Or: Ilo Ilo, de Anthony Chen
Palma de Ouro Curta-Metragem: Safe, de Moon Byoung-gon
Menção Especial: Whale Valley, de Gudmundur Arnar e 7º4 S, de Adriano Valerio
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QUINZENA DOS REALIZADORES
Prémio Art Cinema: Les Garçons et Guillaume, à Table!, de Guillaume Galliene
Prémio Label Europa Cinemas: The Selfish Giant, de Clio Barnard
Prémio SACD: Les Garçons et Guillaume, à Table!, de Guillaume Galliene
Menção Especial: Tip Top, de Serge Bozon
Prémio Illy de Curta-Metragem: Gambozinos, de João Nicolau
Menção Especial: Pouco Mais de Um Mês, de André Novais Oliveira
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JÚRI ECUMÉNICO
Filme: Le Passé, de Asghar Farhadi
Menções Honrosas: Miele, de Valeria Golino e Soshite Chichi Ni Naru, de Hirokazu Koreeda
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FIPRESCI
Selecção Oficial: La Vie d'Adèle, de Abdellatif Kechiche
Un Certain Regard: Manuscripts Don't Burn, de Mohammad Rasoulof
Quinzena dos Realizadores: Blue Ruin, de Jeremy Saulnier
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UN CERTAIN REGARD
Prémio Un Certain Regard: The Missing Picture, de Rithy Panh
Prémio do Júri: Omar, de Hany Abu-Assad
Prémio de Realizador: Alain Guiraudie, Stranger by the Lake
Prémio Un Certain Talent: Ao elenco de La Jaula de Oro, de Diego Quemada-Diez
Prémio Avenir: Fruitvale Station, de Ryan Coogler
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CINÉFONDATION
Primeiro Prémio: Needle, de Anahita Ghazvinizadeh
Segundo Prémio: En Attendant le Dégel, de Sarah Hirtt
Terceiro Prémio: În Acvariu, de Tudor Cristian Jurgiu e Pandy, de Matúš Vizár
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Queer Palm: L'Inconnu du Lac, de Alain Guiraudie
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Fim (2013)

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Fim de Eduardo Rodrigues é uma curta-metragem de ficção portuguesa do género fantástico que se desenrola naquilo que se assemelha a uma pequena sala onde encontramos dois jovens presos.
De repente uma voz distorcida diz que têm um veneno a correr nas suas veias e um curto espaço de tempo até se desamarrarem e conseguirem alcançar o antídoto que salvará a vida a um deles, não sem antes revelar que a liberdade de um poderá imediatamente provocar a morte ao outro.
Esta curta-metragem, ainda que relativamente bem executada para o género tendo no entanto de ser feitos alguns apontamentos quanto à quase imperceptível fotografia, também ela da autoria de Eduardo Rodrigues, não tem outro fim que não seja adaptar à nossa realidade linguística uma saga de Hollywood como aquela que Saw representa.
Tudo, desde o início ao final, é uma reprodução daquilo que já vimos nos inúmeros filmes desta saga, por vezes até ao mais pequeno detalhe e assim o verificamos na voz distorcida e desconhecida daquele que os mantém em cativeiro, o facto da liberdade para um ser a morte imediata do outro, o tempo que não pára e obriga ao encontro de uma rápida solução, passando pelo antídoto que salva um deles do veneno que está injectado no seu corpo, sendo que a originalidade desta história é quase nula denotando a clara inspiração que a saga Saw teve neste realizador que, ainda assim, conseguiu para o tempo disponível e género em questão, executar um trabalho interessante.
Curioso, e algo cómico, é a primeira fala desta curta quando o raptor se apresenta às vítimas com um alegre "olá aos dois" que, acima de qualquer suspense, consegue ser um momento relativamente hilariante. Não ficará na história e acaba por funcionar quase como uma experiência para o realizador que não preza pela originalidade mas é competente na generalidade da execução.
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3 / 10
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sábado, 25 de maio de 2013

Alone (2013)

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Alone de Telmo Martins é uma curta-metragem experimental portuguesa de ficção que se centra na história de António (o próprio Telmo Martins) um rapaz que, sem família ou amigos, vive uma vida de solidão na esperança de poder ser feliz.
A premissa desta curta-metragem, escrita por Martins que aqui assume ser a única força motora desta curta-metragem, é interessante pois permite-nos imaginar aquela velha máxima do nascemos sózinhos e morremos sózinhos, numa reflexão que é feita sobre a solidão, que mata e consome lentamente, e a (in)capacidade de se (sobe)viver sem ninguém. No entanto, e salvo alguns apontamentos promissores que, por acidente ou não deram um look interessante às filmagens, esta curta-metragem ficou muito longe daquilo a que se propôs.
Começando pelo lado positivo, vários são os aspectos que poderiam ter feito desta curta-metragem um trabalho de referência no género. Além do já referido argumento que teoriza sobre a tal reflexão sobre a solidão, a própria fotografia é, para o género, interessante. Poderíamos esquecer o seu amadorismo e pensar que como reflexo de uma vida que se apaga sem qualquer marca deixada, também a forma de captar (ou não) imagem em diversos momentos, seria como um desfecho da vida daquele rapaz que, para os demais, não existe e que encontra assim a forma perfeita de deixar a sua "prova" e o seu próprio registo de que ele existiu, ainda que não para os outros. Algo que se vai apagando e dissipando com o tempo sem deixar uma marca real da sua presença e da sua passagem. No entanto, aquilo que aqui acontece é que dada a pouca exploração desse aspecto, começamos a ver este trabalho como um defeito da mesma e dos escassos meios com que foi elaborado deixando de lado aquele pensamento positivo que o silêncio captado reflectia a solidão que a sua vida era.
Como consequência deste último aspecto tenho também de referir que a ideia de registar em vídeo o seu espaço (exterior e interior), é uma inteligente forma de deixar essa "prova". Ele sabe que nada representa para ninguém... Não há uma outra pessoa há sua espera mas, ainda assim, sente a necessidade de dizer que existe (existiu), e que esta foi a solução (in)consciente que encontrou para o afirmar. Sem testemunhas que comprovem que ele passou por uma vida, a câmara de filmar foi a última forma encontrada que o permitiu garantir essa mesma comprovação.
Os planos excessivamente longos e a igualmente penosa articulação do som que nos impede de escutar os poucos monólogos que o actor tem são mais alguns dos problemas detectados nesta curta-metragem que, embora tendo algum potencial para ser explorado, se perde quer pelas dificuldades técnicas quer pela impossibilidade de as colocar correctamente em prática, assim como a repetição à exaustão do brilhante tema musical escolhida para iniciar este trabalho, faz com que o mesmo perca o dramatismo que seria inicialmente de se esperar da sua parte.
O potencial existe mas a debilitada execução arruina boa parte das intenções que este trabalho poderia ter e que, com mais cuidado e uma moral final também ela mais elaborada, poderiam ter conseguido entregar um trabalho final mais bem conseguido.
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1 / 10
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Prémios de la Unión de Actores y Actrices de Espanha 2013: os nomeados

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CATEGORIA FEMININA - CINEMA
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Actriz Protagonista
Aida Folch, El artista y la modelo
Maribel Verdú, Blancanieves
Sonia Almarcha, Orson West
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Actriz Secundária
Ángela Molina, Blancanieves
Candela Peña, Una Pistola en cada Mano
Chus Lampreave, El Artista y la Modelo
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Actriz do Elenco
Amparo Baró, Maktub
Inma Cuesta, Blancanieves
Goya Toledo, Maktub
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Categoría Especial – Actriz Revelação
Aránzazu Garrástazul, 12+1, Una Comedia Metafísica
Carmina Barrios, Carmina o Revienta
Elena Rayos, Farsas y Églogas
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CATEGORIA MASCULINA - CINEMA
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Actor Protagonista
Antonio de la Torre, Grupo 7
Daniel Giménez-Cacho, Blancanieves
Luis Tosar, Operación E
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Actor Secundário
Julián Villagrán, Grupo 7
Eduard Fernández, Una Pistola en cada Mano
Victor Clavijo, Holmes & Watson, Madrid Days
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Actor do Elenco
Alfonso Sánchez, Grupo 7
Pere Ponce, Blancanieves
Ramón Barea, Blancanieves
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Categoria Especial - Actor Revelação
Alex García, Entre Esquelas
Andoni Hernández, Maktub
Fran Nortes, Frágiles
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sexta-feira, 24 de maio de 2013

The Strange House (2012)

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The Strange House de Aleg Baranau é uma curta-metragem de ficção que nos apresenta um jovem, interpretado por Jakub Ottke, que está dependente de droga e que chega às ruínas de uma misteriosa casa numa colina.
Depois de lá entrar e permanecer a curtir os efeitos do seu último consumo, este jovem delira sobre a impossibilidade de sair daquele espaço que parece retê-lo insistentemente. Aos poucos acorda para descobrir que tudo não passou de um assustador pesadelo... ou será que não era?
Apesar de se tratar de uma curta-metragem amadora, o argumento deste filme estabelece uma interessante e bem explorada relação entre a "casa" como a imagem representativa da "mente", e como este jovem está assim preso dentro dos seus próprios pensamentos corrompidos pelo vício que o consome. No entanto, nem tudo é assim tão sério e durante o seu sonho temos alguns elementos curiosos que dão um toque de comédia à curta-metragem... vejam que vão perceber o que quero dizer.
Como aspecto mais negativo há que salientar a constante presença de música que sendo desadequada e não ajudando assim à dramatização necessária para este trabalho, atinge um ponto de saturação para o espectador muito rapidamente sendo, a seu tempo, perfeitamente desnecessária.
É, de uma forma geral, um trabalho amador bem elaborado e que mostra que o seu realizador tem, no futuro, uma capacidade de poder ir mais além.
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6 / 10
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quinta-feira, 23 de maio de 2013

Hope (2010)

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Hope de Pedro Sena Nunes é uma curta-metragem portuguesa cuja acção se desenrola na sua totalidade sob uma perspectiva aquática, vencedora de prémios no Fantasporto como também no Festival de Curtas Sadinas. Quero com isto dizer que, ao contrário daquilo a que estamos habituados aqui toda a nossa perspectiva é como se nos encontrássemos no fundo do mar a observar as oscilações e ondulações de todo o "nosso" meio ambiente.
Tendo como pano de fundo um argumento, também de Sena Nunes, que se funde com a perspectiva do nascimento e da criação, esta curta-metragem aborda o contacto entre homem e mulher (macho e fêmea), que se reproduzem dando assim continuidade a todo um ciclo da vida humana.
Experimental e exploratória, esta curta-metragem entrega-nos uma verdadeira e algo alucinante viagem que através das suas inconstantes imagens se torna quase hipnótica. No entanto, se a mesma nos seduz pela sua originalidade, não deixa também de ser verdade que em muito apetecia ter uma continuidade, ou desenvolvimento, das mesmas para uma história ficcionada que nos cativasse mais, ou seja, se por um lado a originalidade das imagens apresentadas nos seduz, não é menos certo dizer que esperamos mais do que "apenas" estas imagens.
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4 / 10
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quarta-feira, 22 de maio de 2013

El Día Zeta (2013)

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El Dia Zeta de Federico Calabuig é uma curta-metragem espanhola de comédia que num curto espaço de duração consegue não só cativar a nossa atenção pela capacidade contagiante da sua comédia como seduzir-nos de forma a desejarmos que este filme fosse uma longa-metragem.
Carlos (David Matarín) e Ricardo (Migue Soriano), são dois amigos que vivem num ócio total. Um dia Carlos chega a casa completamente exaltado e a única coisa que consegue verbalizar é que "eles chegaram". Incrédulo Ricardo duvida e põe em causa a afirmação do amigo tendo de confirmar através da sua janela que de facto eles chegaram... Carlos e Ricardo estão perante a tão esperada invasão zombie para a qual se prepararam arduamente durante anos.
A única saída que têm é fugir e sobreviver... e isso só irão conseguir se matarem os invasores com as armas que cuidadosamente prepararam...
Federico Calabuig também escreveu o argumento desta curta-metragem que é um sucesso garantido por variados factores. Por um lado começa por se inserir e nos apresentar uma temática que conquista de imediato o cinéfilo mais distraído... o holocausto zombie chegado à "nossa" rua. Fãs ou não do género páram de imediato para assistir a este estilo de filme e com ele esperar um variado conjunto de sustos e de aventuras que só terminam no final.
E é exactamente aqui que reside mais um dos pontos fortes desta curta-metragem ao nos depararmos com um filme de zombies... sem zombies. Ou seja, na teoria somos abordados com uma história onde dois amigos se deparam com os respectivos mortos-vivos e que assim têm de encontrar um refúgio onde lhes possam sobreviver. Fugir, evitar os seus ataques e dentadas e dessa forma sobreviver àquilo que parece inevitável para a Humanidade. No entanto, a única etapa que nos é dada a conhecer é o choque inicial e a sua respectiva preparação para a tão esperada fuga. Preparação esta que não só corresponde àquilo que previamente concebemos mas que aqui é recontada em tons de comédia e assim, em pouco mais de três minutos, percebemos que queremos que este filme não termine por ali e isto sem nunca vermos um único zombie.
E passamos assim a um terceiro importante aspecto que eleva a qualidade deste filme, ou seja, queremos assistir às aventuras desta dupla bem dinâmica que sem fugir ao tradicional filme do género conseguem apresentar uma nova abordagem ao tema com a sua reacção mais cómica do que dramática ou de suspense. David Matarín e Migue Soriano não só exalam uma química bem dinâmica com as suas interpretações, como se mostram mais do que aptos para dar uma vida maior a esta curta-metragem e fazer-nos vibrar com as suas esperadas aventuras para além daquelas quatro paredes naquilo que esperamos se possa vir a tornar numa igualmente dinâmica e bem disposta longa-metragem de sobrevivência ao referido holocausto zombie.
Dito isto, e sendo evidente para qualquer espectador que esta curta-metragem tem qualidades suficientes para poder ir bem mais longe, só me resta fazer uma última afirmação (ou pedido)... Federico Calabuig por favor... queremos mais!
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7 / 10
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terça-feira, 21 de maio de 2013

Lázaro (2013)

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Lázaro de Miguel Pinho é uma curta-metragem de ficção portuguesa que nos transporta para o palco de uma peça de teatro.
É lá que se encontra Pedro (Simão Luís), um actor que interpreta a personagem que dá título à curta. Numa roda viva entre o palco e os bastidores, Pedro recebe um estranho e enervante telefonema da mãe que o avisa de um acidente.
É no meio da confusão e da responsabilidade do seu trabalho e da sua vida profissional, tendo do outro lado um telefonema que põe em causa a sua vida familiar que Pedro se encontra tendo assim de decidir num estado de constante luta interior o que fazer e qual o próximo passo a dar.
Com uma interpretação francamente dominante por toda a curta-metragem, o actor Simão Luís acaba por encarnar o espírito de um profissional que se encontra numa estranha e difícil encruzilhada, sobre a pressão de que a sua decisão independentemente do lado que favoreça, o irá marcar definitivamente para o futuro...por um lado pode abraçar a sua profissão como o seu mais importante bem e trunfo mas, como contrapartida, terá de colocar um pequeno (grande) entrave ao seu lado pessoal e esquecer, nem que seja momentâneamente, os problemas que este aspecto mais íntimo lhe pode trazer.
Interessante a abordagem dada, bem como a fotografia de Duarte Guedes, que juntamente com o argumento de Miguel Pinho tornam o espaço num reflexo da mente de "Pedro", confusa e indecisa quanto às suas escolhas e sob a forma como estas irão irremediavelmente afectar todo o seu futuro.
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6 / 10
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segunda-feira, 20 de maio de 2013

Chacun son Cinéma ou Ce Petit Coup au Coeur Quand la Lumière s'Éteint et que le Film Commence (2007)

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Cada Um o Seu Cinema é um filme colectivo elaborado por um vasto conjunto de realizadores que tiveram, e têm tid, o seu próprio espaço e destaque no Festival Internacional de Cinema de Cannes e que aqui colaboraram para a realização de vários segmentos que, no seu ponto de vista, celebram aquilo que os une... o cinema no seu 60º aniversário.
Trois Minutes, de Théo Angelopoulos, Recrudescence, de Olivier Assayas, , The Last Dating Show, de Bille August, The Lady Bug, de Jane Campion, 47 Ans Après, de Youssef Chahine, Zhanxiou Village, de Chen Kaige, No Translation Needed, de Michael Cimino, World Cinema, Joel Coen e Ethan Coen, At the Suicide of the Last Jew in the World in the Last Cinema in the World, de David Cronenberg, Dans l'Obscurité, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, Rencontre Unique, de Manoel de Oliveira, Cinéma d'Eté, de Raymond Depardon, Artaud Double Bill, de Atom Egoyan, Le Dibbouk de Haifa, de Amos Gitai, Anna, de Alejandro González Iñárritu, The Electric Princess House, de Hou Hsiao-hsien, La Fonderie, de Aki Kaurismäki, Where is my Romeo?, de Abbas Kiarostami, One Fine Day, de Takeshi Kitano, Dans le Noir, de Andrei Konchalovsky, Cinéma de Boulevard, de Claude Lelouch, Happy Ending, de Ken Loach, Absurda, de David Lynch, Diaro di uno Spettatore, de Nanni Moretti, Cinéma Erotique, de Roman Polanski, Le Don, de Raoul Ruiz, A 8 944 km de Cannes, de Walter Salles, Irtebak, de Elia Suleiman, It's a Dream, de Tsai Ming-liang, First Kiss, de Gus Van Sant, Occupations, de Lars Von Trier, War in Peace, de Wim Wenders, I Travelled 9000 km To Give It To You, de Wong Kar Wai e En Regardant le Film, de Yimou Zhang são os segmentos que dão vida a esta obra, e que compõem à sua própria maneira a visão destes realizadores sobre a arte da qual todos fazem parte.
Sem uma aparente relação entre si, com a devida excepção anteriormente referida sobre a celebração da Sétima Arte, estes diversos segmentos destacam-se pela própria expressividade da filmografia de cada um dos referidos realizadores e, alguns deles, destacam-se também por uma invulgar sensibilidade que os faz sobressair de um lote tão extenso e reputado como este que foi aqui apresentado.
Dito isto, vou permitir-me enunciar alguns dos que achei mais bem conseguidos pela emoção que conseguem transmitir sobre a essência daquilo que os próprios celebram. Anna, de Alejandro González Iñárritu que nos conta a história de uma jovem (Luisa Williams) que se encontra a assistir a um filme que a deixa perfeitamente emocionada com o que aparentemente vê no grande ecrã... até ao momento em que percebemos que ela é cega e é um amigo que lhe relata o que decorre no mesmo. Sem aguentar a força e o impacto dos momentos que lhe são relatados "Anna" sai da sala de cinema onde se desfaz num pranto. Dando continuidade a esta linha emotiva já apresentada nas suas anteriores obra, Iñárritu consegue uma vez mais comunicar com o espectador e transmitir uma mensagem poderosa com a qual facilmente nos poderemos identificar ao mesmo tempo que homenageia o poder do cinema e as marcas que este nos conseguem deixar mesmo que, como este caso concreto, não se o consiga literalmente ver, num ambiente enaltecido pela brilhante fotogradia de Emmanuel Lubezki.
Um fundo idêntico tem o segmento Zhanxiou Village de Chen Kaige, onde acompanhamos um grupo de crianças que consegue encontrar uma forma de poder ver um dos génios cinematográficos de todos os tempos como Charlie Chaplin sendo que, quando descobertos, um deles não foge revelando ser também ele cego mas fortemente influenciado pelo poder das imagens que não consegue observar.
Rencontre Unique, o segmento filmado por Manoel de Oliveira que recria o encontro entre o Papa João XXIII e o Presidente Soviético Krustchev, o qual é captado muito teatralmente pelas câmaras que se encontravam presente no local. Talvez um dos segmentos que aparentemente mais "foge" à homensagem ao cinema mas que, no entanto, comprova ser um dos seus mais fortes testemunhos.
Finalmente dois dos momentos mais bem conseguidos na vertente cómica são, em primeiro lugar, Cinéma Erotique de Roman Polanski, onde nem tudo o que parece se vem a confirmar. Somos colocados dentro de uma sala de cinema onde passam imagens do filme Emmanuelle que é assistido por um casal e por um estranho homem que na parte de trás da sala não pára de gemer. Enquanto todo o seu comportamento aparenta uma coisa, rapidamente descobrimos que a realidade é bem mais problemática do que aquela que somos induzidos a pensar. Finalmente temos o segmento Occupations de Lars Von Trier onde voltamos a uma sala de cinema cheia de pessoas, e onde um dos ocupantes decide começar a falar da sua vida ao seu "vizinho", interpretado pelo próprio Von Trier, que facilmente se farta daquela incómoda presença decidindo então fazer justiça pelas suas próprias mãos... literalmente.
Todos os segmentos são interessantes e oportunas mensagens de amor à Sétima Arte. Cada um delas com a sua devida importância e destaque, cuja acção se desenrola nos mais diversos locais tendo sempre como pano de fundo uma qualquer sala de cinema mais ou menos perdida no tempo e no espaço mas onde diariamente se faz magia capaz de transportar os seus espectadores para os mais distintos e diversos locais do mundo (ou fora dele), demonstrando assim a importância que ele tem nos mais diversos locais, como podemos constatar por exemplo através do segmento War in Peace de Wim Wenders que transmite uma mensagem anti-guerra num conflito que foi marcado por uma durante décadas.
Cada Um o Seu Cinema é um filme, ou conglomerado de curtas-metragens, diferente mas que estranhamente e com a quantidade diversificada de estilos e histórias consegue aos poucos cativar a nossa atenção e tornar-nos dependentes da ideia sobre o que virá a seguir. Alguns de nós poderão sentir-se perdidos com o que vão ver, mas muitos outros irão certamente ficar fascinados com o poder que as imagens e alguns dos segmentos conseguem transmitir não só pela sua história como pela capacidade emotiva que algumas das imagens possuem.
Se à partida poderia considerar-me "alérgico" ao formato, não é menos verdadeiro dizer que no final fiquei rendido ao resultado que daqui adveio e do qual me tornei fã. Um filme diferente, é certo, mas é exactamente por esta possibilidade da diferença que o cinema (sobre)vive, e ao fim de tantos anos continua a conquistar-nos sem qualquer reserva.
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8 / 10
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Globos de Ouro SIC/Caras 2013: os vencedores

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Melhor Filme: Tabu, de Miguel Gomes (realizador) Sandro Aguilar e Luis Urbano (produtores)
Melhor Actor: Nuno Lopes, Linhas de Wellington
Melhor Actriz: Dalila Carmo, Florbela
Revelação: Victória Guerra, Dancin' Days, As Linhas de Torres Vedras e Linhas de Wellington
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domingo, 19 de maio de 2013

Globos de Ouro SIC/Caras 2013: Revelação

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Victória Guerra
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Dancin' Days
As Linhas de Torres Vedras
Linhas de Wellington
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Globos de Ouro SIC/Caras 2013: Melhor Filme

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Tabu
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de Miguel Gomes
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Globos de Ouro SIC/Caras 2013: Melhor Actor de Cinema

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Nuno Lopes
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Linhas de Wellington
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Feira de Óbitos (2013)

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Feira de Óbitos de João Pereira, que aqui assina igualmente o argumento, é uma curta-metragem portuguesa feita como projecto de artes duma turma de 12º ano do secundário.
Num clima de comédia Joaquim (Miguel Macedo), é apresentado ao espectador como um tipo verdadeiramente campónio e por quem a educação passou ao lado naquilo que facilmente seria apelido de "parolice" numa qualquer grande cidade.
Depois de encontrar uma bicicleta que lhe permite fazer-se à estrada e rumar para a cidade, Joaquim não pensa duas vezes e segue o seu caminho e uma vez lá chegado vê-se envolvido numa série de estranhos acontecimentos que o vão levar até Ermelinda (Carina Pintado), uma empresária de sucesso de quem irá gostar. Mas esta inesperada ligação não irá correr tão bem quanto pensam e rapidamente surge Pedro (Pedro Raposo) na vida de Ermelinda que a atormenta sem dó nem piedade.
Conseguirá esta inesperada atracção de Joaquim por Ermelinda triunfar mostrando que o amor é a mais poderosa força do Universo?
Os primeiros instantes desta curta-metragem são delirantes pois conseguem criar uma daquelas personagens bastante peculiares que fascinam qualquer espectador que aprecie a comédia simples e eficiente. Muito se deve ao "boneco" criado por Miguel Macedo que através de alguma "ingenuidade" da sua personagem recria alguns bem dispostos segmentos que tornam a curta-metragem ligeira e com um ritmo interessante. Todo o percurso que o seu "Joaquim" faz ainda no campo, os pequenos cómicos de situação da mais sentida "parolice" bem como a chegada à grande cidade onde tudo é novo, moderno e um mundo desconhecido que parece não ter fim são por si dos pontos mais fortes da curta-metragem garantindo-lhe uma veia cómica marcada da qual esperamos poder ter mais. E aos poucos vamos tendo, mesmo quando a sua personagem se transforma radicalmente mostrando que é mais do que aquele "parolo" vindo sabe-se lá de onde.
A química entre "Joaquim" e "Ermelinda" ainda que tentada, está muito por explorar. Talvez se se tratasse de uma longa-metragem fosse conseguida uma maior proximidade entre os dois que justificasse esta crescente empatia e relação, no entanto, considerando a excessivamente rápida aproximação entre ambos um tanto desconexa ao ponto de parecerem duas histórias independentes que aqui se cruzam, não consegue estar coerente o suficiente para se afirmar como a história romântica que se quer. Tem os seus momentos, que também eles poderiam ter sido mais explorados, mas não consegue ser suficientemente convincente talvez por essa mesma abordagem do "toca e foge". No entanto, como se diz que o amor tem caminhos misteriosos...
O segmento final onde Pedro Raposo e Rui Rodrigues contracenam com Carina Pintado (num dos mais conseguidos da segunda metade da curta), mostram algum humor nonsense, e por momentos conseguem fazer-nos sorrir pela sua simplicidade mas, tal como uma boa parte da linha condutora desta curta-metragem, falta-lhes mais tempo para poder ser convenientemente desenvolvidos aprofundando assim não só os seus objectivos como principalmente consolidando as suas ideias finais.
No final temos uma curta-metragem com aspectos originais e bem pensados aos quais só lhes ficou a faltar algum maior desenvolvimento narrativo que os "afirmasse". As interpretações são originais, bem dispostas e genuínas acabando apenas por ser afectadas pela "falta de tempo" sendo de notar que esta é uma curta que se fez com vontade, boa disposição e principalmente dedicação que conseguem fazer valer os pontos mais frágeis da mesma.
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6 / 10
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sábado, 18 de maio de 2013

Festival Ibérico de Cinema de Badajoz 2013: os vencedores

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PRÉMIO ONOFRE
Melhor Curta-Metragem: Aquel No Era Yo, de Esteban Crespo
Melhor Curta-Metragem (segundo prémio): No Tiene Gracia, de Carlos Violadé
Prémio do Público: Desayuno con Diadema, de Oscar Bernácer
Prémio CEXECI do Júri Jovem: Hotel, de José Luis Alemán
Melhor Realizador: Esteban Crespo, Aquel No Era Yo
Melhor Argumento: Daniel Remón, Koala
Melhor Actor: Andrés Berlanga, No Tiene Gracia
Melhor Actriz: Sonia Almarcha, Koala
Melhor Banda-Sonora: The Young Gods, Kali, O Pequeno Vampiro
Menção Especial de Melhor Animação: Kali, O Pequeno Vampiro, de Regina Pessoa
Prémio A.E.C. de Melhor Fotografia: Cyprien Clement-Delmas, Adri
Prémio Filmoteca de Extremadura à Melhor Curta Extremeña: Presence Required, de María Gordillo
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Alexei Balabanov

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1959 - 2013
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Queens Logic (1991)

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Uma Ponte em Nova Iorque de Steve Rash é uma longa-metragem de comédia que conta com um elenco de estrelas onde se destacam Kevin Bacon, Linda Fiorentino, John Malkovich, Joe Mantegna, Ken Olin, Chloe Webb, Tom Waits e Jamie Lee Curtis.
Tudo se desenrola em torno do iminente casamento de Ray (Olin) para o qual se reunem todos os seus amigos... o já casado e pai Al (Mantegna), Dennis (Bacon) a estela de cinema desaparecida e Eliot (Malkovich) o amigo gay e solitário que não consegue encontrar o amor, enquanto do outro lado temos Patricia (Webb) a noiva sempre acompanhada por Carla (Fiorentino), a sua eterna amiga e mulher negligenciada de Al.
Ao longo de um fim-de-semana onde todas as máscaras vão estar definitivamente removidas e todos eles têm de enfrentar não só as opiniões uns dos outros como também a realidade das suas próprias vidas e as mudanças que elas levaram e do qual só subsistiu um único elemento... a sua constante e inabalável amizade.
O argumento deste filme da autoria de Tony Spiridakis e Joseph W. Savino compõe um conjunto de personagens que, de uma ou outra forma, representam o despertar para uma idade adulta pela qual todos passam. Os medos de assumir um relacionamento e da perda de uma certa independência individual que colidem com um igual medo de perder a pessoa amada e com a qual se antevê a possibilidade de constituir uma vida, uma família e um legado para o futuro vivem lado a lado com os receios daqueles quejá tendo encontrado essa pessoa teimam em não encarar essa mesma idade dita "adulta", permanecendo insistentemente num mundo muito particular para os quais nada se diferenciou da adolescência, bem como com o medo de nunca encontrar a "tal" cara metade.
São estes mesmos medos que subsistem ao longo de todo o filme encontrando apenas alguma redenção com os próprios ensinamentos que aquele fim-de-semana decisivo parece querer fazer demonstrar a todo o momento e com todo o tipo de provações aos quais estas personagens são sujeitas. Todos, sem excepção, encaram o casamento de um deles como um teste... Uma prova não só à sua amizade que, mesmo à distância, parecia estar incólume, como também exercem uma reflexão sobre os rumos que as suas vidas levaram e aquele que pode levar a partir destes aparentemente decisivos dias, como se de um "ou tudo ou nada" se tratasse.
Todos eles, sem excepção, procuram uma espécie de segunda oportunidade que julgam poder alcançar com o casamento bem sucedido de "Ray" mas, no entanto, este não está tão certo sobre se o quer celebrar, ao mesmo tempo que sabe não querer perder "Patricia", a única mulher que alguma vez amou, e é em torno das suas próprias experiências pessoais que toda uma nova vida para cada um deles é equacionada sabendo que, é nos seus amigos... naqueles amigos, que se encontra a resposta para todas as suas perguntas bem como o único porto seguro que alguma vez irão encontrar e alguém que sem os julgar terá sempre o conjunto certo de palavras para dizer.
Se todas estas personagens se compõem de uma forma geral e onde todos contribuem para o desenvolvimento uns dos outros, desde o amigo que casou mas não cresceu, passando por aquele que está prestes a fazê-lo e pensa demais no seu futuro e terminando naquele que possivelmente nunca o irá fazer e temos também presente aquele que sem estabelecer qualquer tipo de laços afectivos se concentrou numa dinâmica profissional que, na prática, nunca foi completada com sucesso e claro, as mulheres que suportam todos os caprichos e devaneios de adultos-criança num quase total silêncio vivendo elas infelizes para que eles nunca o sejam... temos assim um pouco de tudo. No entanto se isto é verdade, também não o deixa de ser que as interpretações de Tom Waits como o excêntrico "Monte" ou a tentadora Jamie Lee Curtis como a solicita "Grace" são meramente decorativas e pouco contribuem para uma trama que já fala e bem por si, e se por um lado Fiorentino e Webb encarnam a dupla "adulta" do elenco, com reflexões sentidas sobre a possibilidade de abdicar da sua própria felicidade em nome daquele dos homens que amam, não é menos verdade que Bacon, Mantegna, Malkovich e Olin compõem com os seus "comportamentos" um homem adulto no seu todo, ainda que com algumas infantilidades que são esquecidas à medida que o final de aproxima.
Assim, este Queens Logic, que supõe uma dinâmica bairrista da qual ninguém escapa por muito longe que se afaste do bairro de Nova-York, mais não é do que um "despertar" para uma idade adulta daqueles que na prática já o são, sendo bem sucedido na química e nas dinâmicas que são estabelecidas pelo conjunto de actores mas um pouco visto para os dias que hoje atravessamos. Vale pelo conjunto de actores que qualquer bomcinéfilo reconhece de inúmeras interpretações que tem visto ao longo dos anos mas não é aquele grande filme que poderíamos esperar deles ou, pelo menos, não o é para os nossos dias onde já vimos inúmeras histórias que versam sobre a mesma temática.
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6 / 10
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sexta-feira, 17 de maio de 2013

O Anjo (2013)

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O Anjo de André Marques é uma curta-metragem portuguesa de ficção que marca a estreia do realizador com uma história de suspense e mistério.
Ele (Ruben Pereira), cujo nome só mais tarde saberemos ser Henrique dos Santos, é um jovem que faz um enigmático telefonema numa cabine onde revela que está "tudo tratado".
Momentos depois passamos para uma sala de jantar onde, meses antes, Madalena (Ana Abreu) se encontrava à espera de mais dois convidados. Uma é Sandra (Rita Jardim), irmã de Madalena, e o outro é Henrique dos Santos. Sandra apresenta a irmã ao namorado para aquele que vai ser um tenso e algo desconcertante jantar no qual percebemos que algo está prestes a explodir.
Madalena descontrola-se e refugiada na sua condição psicológica tenta afugentar um Henrique em quem não confia. Terá ela alguma razão em suspeitar de um rapaz que aparenta ter tão bom coração e que a própria ironiza sobre o seu apelido?
O realizador André Marques consegue através do seu argumento recriar um suspense interessante na dinâmica entre as suas personagens, sendo que ele é mais presente na relação conturbada que se gera entre "Henrique" e "Madalena" que se degladiam através de um constante desconforto que as suas personagens emanam ao longo da curta-metragem. É evidente que algo de errado se passa entre eles e. mesmo sem o saber (nem nós nem os próprios), é notório que não se suportam e que o desprezo é mútuo.
Rita Jardim e a sua "Sandra" atormentada com um segredo do passado, que não é infelizmente mais desenvolvido e explorado, entrega-nos por esse mesmo motivo a personagem mais frágil da curta-metragem. Por sua vez, se Ana Abreu compõe uma "Madalena" convincente na sua constante instabilidade psicológica e emocional que faz daquele jantar o último local onde qualquer um quereria estar, é também um facto que Ruben Pereira nos entrega a personagem mais sólida e dominante da curta. O seu "Henrique" é aquele tipo que adoramos ir detestando. Inicialmente simpático, afável e polido, ele é o rapaz que não nos importamos que namore com a "nossa" irmã, e é também o mesmo que nos deixa desconfiados por ter tantas qualidades e nenhum aparente defeito, especialmente quando neste contexto, já vem com aquele enigmático telefonema no seu curriculum, e que aos poucos revela também estar relacionado com o obscuro segredo que "Sandra" ocultava.
A dinâmica entre os dois, e a mais explorada da curta-metragem, é apenas "atormentada" por alguma teatralidade dos diálogos onde não se sente uma completa naturalidade nos mesmos, sendo este o aspecto que precisaria de ser mais polido e trabalhado para revelar um discurso mais fluente e elaborado no "calor do momento", afastando-se assim daquela ideia de que foi trabalhado e estudado antes de ser representado. Não é um aspecto que prejudique o fundamental da curta-metragem que consegue manter um nível de tensão constante tal como esperamos no género que o filme representa mas, ainda assim assume-se como a sua maior fragilidade.
Destaque ainda para a banda-sonora de Tomás Freire que contribui eficazmente para a dramatização e tensão que se sente na interacção entre os actores bem como para o exponenciar da mesma ao longo de toda a curta-metragem.
Uma bem estruturada primeira-obra de André Marques que cultiva aqui não só um bom clima de tensão entre as suas personagens como também uma igualmente interessante personagem em "Henrique dos Santos" que de "anjo" só tem o facto de poder ser um exterminador e que tem conteúdo suficiente para ir um pouco mais longe pois permite-nos pensar sobre quem será ele realmente.
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7 / 10
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