quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Milk (2008)

Milk de Gus Van Sant é um extremamente bom filme sobre a vida de Harvey Milk o primeiro político assumidamente gay que chegou à Câmara de San Francisco. Para o interpretar foi escolhido Sean Penn, aquele que possivelmente seria a "última" escolha que alguém poderia imaginar para o papel. No entanto depois de vermos o filme sabemos que o papel foi de facto "feito" para ele e no qual ganhou inúmeros prémios incluindo o seu segundo Oscar de Melhor Actor.
O argumento brilhantemente concebido por Dustin Lance Black e também vencedor do Oscar está extremamente equilibrado e delineado de forma a nos dar a conhecer as várias facetas da vida deste homem. Inicialmente a sua vida como um pacato indíviduo passando depois a um activo político, a sua faceta amorosa e sentimental, os seus desejos e a luta pelos direitos da comunidade homossexual da cidade bem como os claros confrontos ideológicos que tinha com os seus adversários políticos. Sean Penn interpreta tudo na perfeição e foi de facto um Oscar merecido.
Os demais actores secundários representam também de igual forma, não podendo deixar de referir não só Josh Brolin nomeado para Oscar na categoria de Actor Secundário e Emilie Hirsch, não esquecendo claro Diego Luna e James Franco.
Finalmente temos também uma banda-sonora extremamente bem conseguida e que só reforça o impacto dramático do filme composta pelo já nomeado Danny Elfman.
No meio de tudo isto não se pode esquecer o brilhante Gus Van Sant que aqui consegue não direi a sua grande obra, pois até à data para mim essa é o Disposta a Tudo, mas consegue sim um dos seus melhores filmes e do qual é impossível não gostar. Mais que não fosse pela sensibilidade com que Sean Penn representa algo que não é nada comum nos seus desempenhos.
Um filme importante para o panorama cinematográfico actual e que ficará decerto como um dos melhores dos últimos tempos representativo daquela que é considerada a sociedade mais plural e mais defensora dos Direitos Humanos.




"Harvey Milk: Without hope, life's not worth living."


10 / 10


CinEuphoria Prémios'09 VOTAR AQUI

2 comentários:

  1. Tenho pena de não ter visto... está algures na lista dos DVDs e jogos a comprar, mas para já não é uma prioridade.

    ResponderEliminar
  2. Agora já está mais acessível para comprar... já está abaixo dos 10€ e vale muito a pena.

    ResponderEliminar