quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Super Mario: Underworld (2016)

.
Super Mario: Underworld de Andrew McMurry (EUA) recupera o universo dos jogos de consola para uma curta-metragem onde se explora uma inesperada mas interessante premissa... o que acontece a Mario quando falha uma das suas missões?
McMurry, um claro apaixonado de videojogos basta pensarmos no conjunto das curtas-metragens que já realizou, cria uma inteligente obra na medida em que encontra um universo ainda não explorado... se considerarmos que todas as personagens criadas e filmadas têm uma "vida" própria, porque não questionar o que poderá acontecer a todas aquelas que, falhando nas missões dessa sua vida, encontram o "além" sob uma perspectiva que ainda não a havíamos visto? Será que o "Super Mario" resiste para lá daquilo que conhecemos? Existirá uma vida para lá da morte para esta carismática personagem de animação? Mas que tipo de vida? Ou, neste perspectiva, que tipo de morte o espera quando falha as suas missões? A resposta, que McMurry nos dá, é simples... existe... e não é bonita nem cheia de floreados como o jogo e a longa-metragem já nos havia presenteado.
Para McMurry o além de "Mario" - aquele dos vários "Marios" que por todo o mundo falharam as suas missões - é negro e cheio de problemas e zombies. Todos os "Marios" do mundo esperam sob a forma de zombie aquele que, tal como eles, não irá resistir à missão seguinte... encontrando no mundo alternativo (do seu mundo alternativo) um purgatório que é, por si só, uma missão perigosa considerando que todos os demais iguais a ele o esperam... para o perseguir e devorar. Incluindo o seu fiel amigo "Luigi".
Francamente inteligente e honestamente inovadora e perspicaz na abordagem que faz da vida para além da vida nesta que é o mundo e o imaginário das personagens dos video-jogos, Super Mario: Underworld assume-se como o verdadeiro salve-se quem puder conferindo a esta enigmática e carismática personagem uma nova fronteira que é quebrada e apenas "falhando" na limitação temporal que esta curta-metragem tem e que, mais duradoura, poderia ser transformada numa longa-metragem de género referência para os amantes da franquia e do género cinematográfico em questão.
.
6 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário