sábado, 29 de maio de 2021

Under the Moonlight (2021)

.

Under the Moonlight de Cristiana Béjinha e Ana Machado (Portugal) é uma das curtas-metragens em competição na oitava edição do Leiria Film Fest na secção de Filmes de Leiria e mais uma das obras de animação em exibição.
Uma mãe e a sua filha numa floresta. Um vulto que se aproxima. A incerteza do que está para lá das sombras.
Existe toda uma intenção de passar um "testemunho" sobre o poder do tempo. Sobre a ligação que existe entre pessoas de diferentes eras ou gerações como que umas perpetuando as do passado já não presentes fisicamente mas que ainda pairam sobre as acções e o pensamento daqueles que num "agora" povoam espaços semelhantes. Existe também a vontade de revelar o poder familiar e inter-geracional que resiste passados anos, décadas sem fim e que faz do "eu" actual alguém que está indubitavelmente unido àqueles outros "eu" que estiveram antes de "mim". Pequenos tributos, pequenos troféus ou mesmo objectos do passado resistiram e encontram espaço para marcar presença para lá do seu próprio tempo funcionando como testemunhos desse passado que se formou e dissipou.
Tecnicamente interessante pela forma como tenta passar para a imagem o poder do tempo, e das relações inter-pessoais e familiares, mas Under the Moonlight perde-se sobretudo pela sua brevíssima duração que não permite ir além de uma ideia pré concebida que qualquer espectador tem sobre esse "tempo" tão presente mas tão invisível que se manifesta pelas marcas e pelas memórias que conseguem subsistir.
O tempo existe, marca, transforma, revela e faz desaparecer... a grande questão que se tenta então levantar é... o que sobra de nós, ou do espaço, para lá daquilo que ao mesmo resiste?

.

.

4 / 10

.

Sem comentários:

Enviar um comentário