sábado, 2 de maio de 2009

The Objective (2008)


Este Terror no Afeganistão, vindo do mesmo realizador do Projecto Blair Witch, deixou-me com alguma curiosidade após ter visto o seu trailer que, a meu ver, cumpre bem a função a que se propõe quando se vê um.
Reina sem dúvida o imaginário "is there anybody out there", e considerando que a temática de fundo (Ocupação do Afeganistão) é francamente recente, o filme tem os ingrediente para se poder tornar interessante. E poderia ser, sendo aqui a palavra-chave "poderia", porque depois na realidade NÃO o é!
E porquê?
Simples... Se até aqui tudo corria bem, daqui para a frente aquilo que podemos ver é um conjunto de mortes e desaparecimentos sucessivos que tiram algum mistério ao filme, a partir do momento em que percebemos que de facto "alguém" a mais lá está, e esse alguém é justificado como é (não me adianto porque assim sempre podem ir ver o filme).
Os poucos momentos interessantes do filme são mal aproveitados, como é o exemplo do velho que encontram na gruta e a farda que usa, bem como a conversa que tem com os seus visitantes mistério pela noite dentro.
Como narrativa de uma forma geral deixa a desejar... Promete mas não cumpre. Tem um ou outro momento bem pensado, e que poderia ter sido também bem aproveitado, mas que se perde no próprio decorrer do filme. Exemplo disso é algo tão simples como o facto de que se poderia explorar o que de facto sucede aos veteranos de guerras, e o estado em que podem regressar das mesmas (quando regressam!). De resto, pouco ou nada acrescenta a um sem número de filmes que exploram a mesma temática, seja ele em cenário de guerra ou na pequena cidade do interior dos Estados Unidos, e alguns dos quais melhor efectuados que este.



2 / 10

Sem comentários:

Enviar um comentário