domingo, 5 de junho de 2016

Quando um Asno Chega (2016)

Quando um Asno Chega de Francisco Moura Relvas é uma curta-metragem documental / experimental portuguesa que regista a pacatez de uma vida perdida no tempo sob a perspectiva de alguns daqueles que a vivem... os animais numa propriedade rural.
Com o principal foco na comunidade animal, o espectador observa uma cabra, cães, gatos e galinhas como os"habitantes" da referida propriedade e a compreensão de que são os mesmos que mantêm, ou contribuem, para a sua eventual subsistência.
Numa tentativa de definir o tempo - numa calmaria desconhecida para o espectador e até incompreendida por vezes dado o ritmo de vida que poderá eventualmente ter na cidade -, este lento correr de imagens pressupõe não só a caracterização da comunidade (ou desta potencial sociedade) assim como todo um estilo de vida campestre que se observa com curiosidade.
A principal fragilidade de Quando um Asno Chega chega, no entanto, através dessa longa e demorada passada que torna, por vezes, o seu difícil consumo na medida em que se pergunta ao espectador de forma inconsciente... até que ponto irá conseguir resistir a esta observação!
Pertinente sob a perspectiva de análise destes outros habitantes - e seus devidos instrumentos de trabalho - de uma comunidade desertificada de vida humana, suas funções, e o passar do tempo sobre os mesmos mas, ainda assim, complicado de gerir temporalmente pela sua demorada e inexistente... actividade.
.
5 / 10
.

Sem comentários:

Publicar um comentário