sábado, 4 de julho de 2009

One Flew Over the Cuckoo's Nest (1975)

Foi em 1975 que Milos Forman realizou este brilhante Voando Sobre um Ninho de Cucos onde Jack Nicholson viria a ter uma das mais (ou mais uma) brilhantes interpretações de toda a sua carreira. O nome de Randall McMurphy ficaria daí em frente gravado na História do cinema.
.
Para fugir a uma sentença de prisão RP McMurphy aceitaria ir para uma instituíção mental onde, pensava ele, passaria um tempo e saía sem quaisquer consequência. No entanto aquilo que ele não esperava era encontrar a enfermeira Ratched, papel brilhantemente desempenhado pela actriz Louise Fletcher. Em termos muito "vagos" e para não adiantar muito do filme para aqueles que ainda não o viram, esta é a trama do mesmo.
.
Ao vê-lo o que esperar ? MUITO. Desde o desrespeito da lei ao abuso de poder. Desde a opressão à vontade de reagir. Desde a anulação do indíduo à liberdade deste. Sobretudo isso... a vontade de Liberdade. A vontade de reagir contra aqueles que oprimem. O institucional contra o individuo e como o primeiro ao deter o poder consegue deter os demais. Este é sobretudo um filme de liberdade. Existe na minha opinião uma grande mensagem neste filme pois ao repararmos durante um dos seus momentos em que os doentes dialogam com a Enfermeira Ratched, e onde eles admitem que estão lá, quase na sua maioria, de livre vontade. Podem sair quando quiserem. Entregaram a sua liberdade ao cuidado de terceiros. Privaram-se voluntariamente dela. E alguém dela abusou! É um belo momento a reter deste filme.
Aqui conseguimos reter não só simpatia pelo criminoso, como rapidamente percebemos que o agente que deve agir pelo bem também se torna ele num opressor. Sentimos simpatia por RP McMurphy bem mais depressa do que aquilo que pensamos (se bem que a Enfermeira Ratched ficará para sempre no imaginário do vilão no cinema... e como um dos melhores).
.
Além disto temos neste filme excelentes interpretações por qualquer um dos restantes actores onde se podem destacar as de Brad Dourif (nomeado para Oscar de Melhor Actor Secundário) e a de Will Sampson que é francamente magistral.
De referir ainda que foi o segundo vencedor dos cinco principais Oscars, ou seja, Filme, Realizador, Argumento, Actor para Jack Nicholson e de Actriz para Louise Fletcher.
.
A não perder esta que é uma brilhantes história humana.



"McMurphy: What are we doing in here, Chief? Huh? What's us two guys doing in this fucking place? Let's get out of here. Out."

10 / 10

Sem comentários:

Enviar um comentário