segunda-feira, 18 de maio de 2020

Quarantine (2020)

.

Quarantine de Jason Gonzalez (EUA) é mais uma das curtas-metragens em exibição no Trapped Film Fest e, novamente, uma que recupera um imaginário que, nos nossos dias, está bem presente na realidade comum.
Uma rapariga encontra-se de quarentena numa casa isolada. Sem forma de se manter informada ou contactar com o exterior a sua mente começa a divagar pelo desconhecido.
Do imaginário do fim do mundo àquele pelo qual o próprio, e cada um de nós, atravessa de momento, esta curta-metragem assume contornos por demais assustadores quando revemos nas acções e comportamentos desta jovem mulher interpretada por Mayrobin Salinas aqueles que, na realidade, tão perto se encontram de nós. Do gel desinfectante ao isolamento social - fruto ou não da actualidade mas... os elementos estão lá -, das memórias que se registam e daquelas que assolam o nosso pensamento, é apenas a ausência de imagem numa televisão por perto que nos faz adivinhar (supôr pelo menos) que a realidade que esta mulher atravessa está anos à frente daquilo que conhecemos no nosso presente.
O tempo passa e, com ele, toda a mente que divaga por caminhos que dificilmente já se conseguem distinguir daquilo que é real lançando todo um indivíduo, que para nós espectadores poderá ser o último na Terra, numa espiral de medo e loucura que amedrontam pela semelhança e incerteza que têm para com o presente. Se em tempos esta história era assustadora pela impossibilidade de a compararmos com algo hoje, é a sua compreensão que nos aproxima do medo que as imagens ilustram e que nos condenam a um pensamento de "e se..." isto se transformar numa realidade diária. Capaz de por breves instantes captar toda uma corrente de pensamento e registar a realidade dos nossos dias, este Quarantine é mais do que um filme de suspense e terror mas sim o próprio que conhecemos agora na primeira pessoa.

.

7 / 10

.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário