sábado, 10 de julho de 2010

Life or Something Like It (2002)

Sete Dias e Uma Vida de Stephen Herek é para mim assumidamente um dos filmes mais bem conseguidos de Angelina Jolie. Aqui tem um "novo rosto" que a possibilita de fazer umas quantas comédias dramáticas e românticas desmistificando um pouco a ideia tradicional de que é uma "durona".
Ao seu lado contamos com Edward Burns com quem é estabelecida uma interessante colaboração como par amoroso de serviço e o que é certo é que resulta harmoniosamente bem.
Lanie Kerrigan (Angelina Jolie) é uma estrela em ascenção num canal de televisão local a quem tudo parece correr bem. A sua vida pessoal também não poderia correr melhor pois partilha-a com um craque de baseball.
Como forma de saber a opinião do público de Seattle faz reportagens de rua onde um dia entrevista Jack (Tony Shalhoub) um mendigo supostamente profeta que a avisa que além de não ir conseguir o trabalho na televisão nacional que tanto ambicionava também irá morrer no espaço de uma semana. Se de início isto parecia uma piada de mau gosto, rapidamente Lanie percebe que afinal até pode ter um fundo de verdade, dando início a uma série de situações quer hilariantes quer dramáticas. Uma delas é este brilhante segmento ao som de Satisfaction dos Rolling Stones.


Além de ser um filme que quer tem momentos de comédia como este que referi, tem também uns quantos onde Lanie pensa na sua vida passada e no quão isolada se sentia dela e do mundo que a rodeava.
Temos a respectiva família disfuncional com um pai ausente e uma irmã competitiva que a despreza. Tudo isto culmina numa pessoa que a dada altura percebe encontrar-se relativamente sózinha no mundo e que tudo o que "tem" se baseia apenas em acontecimentos e situações de circunstância não tendo assim qualquer tipo de bases sólidas.
É aqui que surge então a sua relação de amor/ódio com Pete (Edward Burns) que apesar dos conflitos, que percebemos serem já constantes, revela ser uma relação que tem ela sim, bases para poder ser algo de substancial na vida de ambos. Existe de facto uma química muito agradável entre os dois actores.
Não escondo que gosto francamente da Angelina Jolie e da generalidade dos filmes que fez até à data. Ao contrário do que muitos dizem acho sinceramente que ela tem capacidades e qualidades como actriz que se evidencial de filme para filme, e estou certo que muitos serão ainda os papéis de destaque que esta actriz ainda irá representar.
Além dos actores principais temos ainda duas simpáticas prestações de Tony Shalhoub (Jack, o Profeta) numa divertida e "amalucada" interpretação como já vem sendo hábito por parte deste actor e temos também Stockard Channing (Deborah Connors) que interpreta não direi a vilã da fita mas a personagem vincadamente forte por ser aquela que Lanie pretende realmente impressionar por ser o seu modelo.
No seu todo o elenco funciona de forma coesa e principais ou secundários todos acabam por se complementar. Não existem personagens em excesso ou "mal aproveitadas". Todos estão lá com a sua função.
Com um argumento simpático, actores à altura que nos oferecem desempenhos bem simpáticos e dinâmicos e uma simples mas emotiva e eficaz banda-sonora composta por David Newman, este filme que apenas peca pelo título em português, consegue ser ao mesmo tempo divertido e emotivo e apesar de ter sido considerado à altura um dos piores do ano é na minha opinião exactamente o oposto... Não só um dos melhores do ano como da anterior década. Exagero? Talvez... mas gosto deste tipo de filmes que sem grandes pretensões conseguem cativar o público e que por isso sim se tornam peças cinematográficas dignas de registo.
Registo esse que se torna ainda mais agradável com os segmentos finais do frente-a-frente entre Angelina Jolie e Stockard Channing e o tão brilhante momento em que Jolie canta Satisfaction. Sem dúvida um dos melhores momentos de cinema da década passada. E não. Não me importo nada que me achem pretencioso com este comentário. É um facto que adoro a Angelina Jolie. E mais certo é que fica irresistível de se ver num filme assim.



"Lanie: A minute just seems like a really long time to waste."

10 / 10

Sem comentários:

Enviar um comentário