domingo, 16 de setembro de 2012

O Reino (2012)

.
O Reino de Paulo Castilho é uma das curtas-metragens em competição no MOTELx e que nos transporta para tempos idos da História onde dois homens defendem as fronteiras do reino.
Enquanto ambos debatem sobre se já mataram alguém e o seu discurso parece cada vez mais isolado de uma perspectiva humana, fruto da sua solidão, o verdadeiro terror (se assim lhe podermos chamar) surge quando essa mesma solidão e isolamento limitam a percepção do "outro".
Quem será o verdadeiro inimigo? Aquele "alguém" que nunca foi avistado por ninguém ou será que esse inimigo é aquele com quem passamos todas as horas do dia e cujos comportamentos começam involuntariamente a interferir com o nosso próprio espaço? Pior... será o inimigo aquilo que "eu" penso do "outro"? Ou será essa mesma pessoa a única ligação que existe para com a restante Humanidade, por muito distante ou desconhecida que ela seja? Será esta a única ligação que existe para conhecer o próprio "eu"?
Interessante curta-metragem que reflete sobre as ligações e relações sociais e como estas afectam a própria (sobre)vivência do Homem enquanto tal e que ainda assim consegue conter alguns momentos mais ligeiros devido às interpretações de Lee Fuzeta e Júlio Alves (aqui Verme), os dois actores que com os seus discursos incutem uma certa ligeireza ao tema encarnando para o bem e para o mal o que o Homem de facto é.
Destaco ainda a fotografia também da autoria de Paulo Castilho que graças aos seus tons pálidos e áridos transforma todo o ambiente como se um filme pós-apocalíptico se tratasse, desprovendo quase totalmente de qualquer sinal de vida tudo aquilo que rodeia estes dois actores.
Uma das curtas mais fortes presentes até ao momento no MOTELx e que não me espantaria se saísse com alguma menção de honra do mesmo.
.
.
8 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário