sábado, 1 de agosto de 2015

A Lifestory (2014)

.
A Lifestory de Nacho Rodríguez é uma curta-metragem espanhola de animação nomeada ao Goya da Academia Espanhola de Cinema na sua última edição.
Um pequeno gato num planeta quase extinto observa pela janela da sua casa todo um universo por explorar. Numa viagem que se anuncia perigosa, este gato irá procurar não só a salvação do seu planeta como todo um espaço desconhecido onde irá encontrar a sua coragem.
A partir do momento em que nascemos começamos a abandonar a nossa infância. É com esta ideia melancólica que o argumento e a curta-metragem de Nacho Rodríguez ganham forma e que emotivamente explora a ideia de que todos nós temos um dia que partir. Partir rumo ao desconhecido onde não só ganhamos experiências de vida que de uma ou outra forma nos vão moldando e dando forma, mas também uma viagem na qual ultrapassamos os nossos medos e conhecemos todo um novo universo que, para o bem e para o mal, nos transformam.
Com a certeza de que nunca mais seremos aquela pessoa que partiu, Rodríguez cria toda uma ambiência em A Lifestory que a transforma num pequeno grande filme sobre a vida e todos os conhecimentos que se espera dela termos retirado. Conhecimentos esses que apenas uma animação extremamente bem executada poderia fazer mostrar ao espectador que o lugar do qual partimos estará sempre de braços abertos para nos receber... não uma criança desprotegida mas sim um - mesmo . outro ser que agora sabe o que o mundo lhe reserva.
Dotado de uma magnífica música original de Abelardo Fernández Bagüés, A Lifestory é sem reservas um dos melhores filmes de animação do último ano e (mais) uma pérola do cinema de nuestros hermanos.
.
.
9 / 10
.

Sem comentários:

Publicar um comentário