sábado, 17 de março de 2018

Assobializo (2016)

.
Assobializo de Natércia Lameiro é um documentário em formato de curta-metragem presente na secção competitiva Leira da quinta edição do Leiria Film Fest que hoje termina no Teatro Miguel Franco na cidade beirã.
Célia trabalha na loja e fábrica de cerâmica de família. Mas Célia tem um sonho que a levou a fazer parte de um curso de música... O primeiro na Europa de assobio.
Tecnicamente interessante pela forma como expõe uma - digamos - "arte" até agora desconhecida, Assobializo é aquele documentário que deixa o espectador incerto sobre o seu propósito fundamental ou tão pouco esclarece sobre os destinos da sua "personagem" principal que é, pelo que a sinopse indica, um dos motores do surgimento deste curso que agora é professado numa escola artística. Por outras palavras, se a perplexidade do tema aqui focado deixa o espectador com algum interesse sobre os meandros do mesmo - ainda que por um misto de mórbida curiosidade ou comédia sobre o mesmo -, não deixa de ser uma igual verdade que essa mesma curiosidade e interesse se dissipam quando Assobializo se dispersa por algum juntar de meras banalidades que apresentam a temática mas que, ao mesmo tempo, nunca os desenvolve de forma a apresentar o antes e depois desta estranha arte.
Assim, e ainda que este documentário consiga cativar o interesse do público graças à sua temática, não deixa de ser um facto que o mesmo se perca quando nada é desenvolvido o suficiente para que o espectador se deixe levar pelos encantos - ou falta deles - de uma estranha e invulgar sensibilidade artística dos seus intervenientes.
Interessante sem passar do levemente morno, Assobializo termina no exacto momento em que o espectador ainda se debate com a estranheza e perplexidade de uma (recente) arte que mais parece apenas preencher os encantos privados de um qualquer dote individual que, na realidade, dificilmente poderá encontrar o seu caminho.
.
3 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário