quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

¿Has Llamado a Erika? (2005)

.
¿Has Llamado a Erika? de José A. Barquilla e Juan A. Romero é uma curta-metragem espanhola de suspense onde Alejandro (Jorge Mayor) recebe uma sinistra chamada telefónia onde do outro lado lhe perguntam se telefonou a Erika (María Aguayo), a sua irmã.
Se inicialmente toma o telefonema como uma partida de mau gosto, rápido percebe que as intenções de quem está do outro lado são mais ameaçadoras do que pensava o que o leva a deslocar-se a casa da irmã e perceber se esta se encontra bem. É então que tem a revelação sobre o que realmente se passava por detrás daqueles telefonemas.
Interessante do ponto de vista do suspense onde o argumento de Romero nos coloca num constante impasse e incerteza sobre aquilo que está realmente a acontecer, a própria filmagem de interiores em casa de "Erika" faz-nos acreditar, desde o primeiro instante, que ela não se encontra tão sózinha quanto aquilo que pensa. E é esta suspensão em que o espectador é colocado que se constitui como o mais sério e bem concretizado aspecto desta curta que sofre, ainda assim, de alguma fragilidade no campo das interpretações que apesar de bem intencionadas não conseguem recriar o dramatismo e o suspense que são necessários para a tornar um exemplo o género.
Vale, no entanto, pela atmosfera geral que é, desde o primeiro instante, muito sinistra.
.
6 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário