sexta-feira, 11 de julho de 2014

Eles Comem Tudo (2014)

.
Eles Comem Tudo de Afonso Oliveira, Jorge Machado, Flávio Costa e Nuno Trigo é uma curta-metragem portuguesa de ficção realizada no âmbito do 48 Short Media que decorreu no início do mês de Julho, em Viseu.
Zé (Crispim Rodrigues) encontra-se com um amigo (Ruben Silva) a tentar a sorte na pesca junto a um rio. Falam sobre a vida, sobre o estado das coisas e sobre o mundo. De repente são abordados por um misterioso engravatado (Guilherme Gil) que comprova as suas teorias.
Ainda que uma curta-metragem elaborada na sua grande maioria no decorrer das quarenta e oitos horas previstas deste evento, Eles Comem Tudo prima por um interessante argumento da autoria de Afonso Oliveira e Jorge Machado que tece sentidas e pensadas considerações sobre o mundo em que vivemos culminando com uma desarmante conclusão final.
A conversa dos dois amigos não poderia ser mais irónica e capaz de espelhar a mais básica condição económica do Homem; uns trabalham e são taxados enquanto outros mandam trabalhar as suas terras e recebem os lucros sem o mínimo esforço ou respeito por aqueles que o têm. É disto exemplo os instantes finais quando depois de uma tarde à beira rio, "Zé" consegue pescar um único peixe que o respectivo homem engravatado lhe retira como taxa para, ironia do destino, lho vender depois no mercado. Assim, este homem não só não tem o trabalho, como cobra um imposto e depois vende o produto à mesma pessoa que o conseguiu inicialmente... um trágico retrato da sociedade tal como a conhecemos e vivemos.
Ainda que muito ao estilo de um gag de uma qualquer sitcom televisiva, Eles Comem Tudo condensa nos seus breves minutos tudo aquilo que uma história se propõe a contar contendo ainda uma elevada crítica social à qual só nos resta deixar um sorriso não da piada que tem mas sim da triste realidade que esconde.
.
7 / 10
.

Sem comentários:

Publicar um comentário