quarta-feira, 30 de julho de 2014

A Grandíssima (2014)

.
A Grandíssima de Tiago Cardoso é uma curta-metragem documental portuguesa que nos relata alguns momentos da preparação da equipa da Rádio Popular - Boavista para a Volta a Portugal, também conhecida como a Grandíssima.
Na sua curtíssima duração, A Grandíssima faz-nos acompanhar alguns dos membros da equipa em questão e dos seus rituais de preparação para aquele que é um dos eventos desportivos mais emblemáticos em Portugal através não só das respectivas imagens como de alguns (breves) testemunhos dos mesmos.
Talvez destinado a um público mais específico, esta curta-metragem consegue captar alguns planos interessantes da Serra da Estrela e dos rituais de treino que muito se assemelham àqueles "construídos" entre os membros de uma tribo, A Grandíssima consegue ao mesmo tempo despertar a atenção daqueles menos regulares no desporto em questão, tornando-se assim interessante pela capacidade de tornar próximo todo um universo distante da maioria de nós.
Um filme simpático e com uma linguagem cinematográfica fluente que, ainda assim, merecia ser melhor explorado possibilitando dessa forma um maior conhecimento daqueles atletas, do seu treino e da experiência desportiva bem como sobre aquilo que os motiva. Seria assim uma forma de se distanciar da ideia de um documentário apenas sobre esta equipa (estando eles sempre como pano de fundo) conseguindo portanto ilustrar todo este universo da Volta a Portugal e daqueles que nela participam.
.
.
6 / 10
.

Sem comentários:

Publicar um comentário