quinta-feira, 13 de novembro de 2014

CineFiesta - Mostra de Cinema Espanhol 2014: programa oficial

.
Realiza-se entre os dias 4 e 9 de Dezembro a sétima edição do Cine Fiesta - Mostra de Cinema Espanhol, nas cidades de Lisboa e Porto numa iniciativa que pretende divulgar o mais recente cinema espanhol em Portugal.
Em Lisboa, entre os dias 4 e 6 de dezembro, o CineFiesta irá apresentar no Cinema São Jorge os mais recentes filmes espanhóis, nomeadamente El Niño, de Daniel Monzón, Musarañas, de Juanfer Andrés e Esteban Roel, La Isla Minima, de Alberto Rodríguez, e o candidato espanhol aos Óscares  e grande vencedor dos Goya no início deste ano Vivir es Fácil Con los Ojos Cerrados, de David Trueba. A pensar no público familiar, será ainda exibido o filme de animação Mama, Soy Un Zombie, de Beñat Beitia e Ricardo Ramón.
Todos estes filmes estrearam em Espanha durante o ano de 2014, excepto Musarañas, cuja estreia espanhola está marcada para o próximo dia 25 de Dezembro.
A programação prolonga-se ainda para a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema vai receber Dos Memorias, documentário de Jorge Semprún - guionista e ex-ministro da cultura - sobre a Guerra Civil Espanhola, e Campanadas a Media Noche, de Orson Welles, um filme realizado em 1965, produzido e rodado em Espanha. Pela primeira vez, haverá Cinema em Concerto, um momento em que o músico Jordi Sabatés acompanhará ao piano algumas obras de Segundo de Chomón, um dos pioneiros da arte cinematográfica em Espanha.
Nesta edição, o CineFiesta associou-se ao Festival Porto Post Doc e vai exibir no Teatro Rivoli e no Cinema Passos Manuel, Porto, quatro documentários, todos eles premiados em vários festivais internacionais: Vikingland, de Xurxo Chirro, Todos Vós Sodes Capitáns, de Oliver Laxe, Costa da Morte, de Lois Patiño - filme que arrecadou variadíssimos prémios, entre eles o de Melhor Realizador Emergente no Festival de Locarno 2013 - e ainda Arraianos, de Eloy Enciso - vencedor do Prémio de Vanguarda e Género no BAFICI, entre outros, sendo que durantes estes dias, tanto Lisboa como Porto vão ainda contar com a presença de alguns actores e realizadores espanhóis.
.
Programa
.
LISBOA
Cinema São Jorge
04 dez - 21h30 - El Niño, de Daniel Monzón
05 dez - 19h30 - Vivir es Fácil Con los Ojos Cerrados, de David Trueba
05 dez - 21h45 - Musarañas, de Juanfer Andrés e Esteban Roel
06 dez - 17h00 - Mama, Soy un Zombie, de Beñat Beitia e Ricardo Ramón
06 dez - 21h30 - La Isla Minima, de Alberto Rodríguez
.
Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema
04 dez - 21h30 - Dos Memorias, de Jorge Semprún (Conferência com José Maria Prado)
05 dez - 21h30 - Campanadas a Media Noche, de Orson Welles
06 dez - 21h30 - JORDI SABATÉS RECRIA SEGUNDO DE CHOMÓN
.
PORTO
Rivoli (Sala 2)
04 dez - 18h00 - Vikingland, de Xurxo Chirro
04 dez - 21h30 - Todos Vós Sodes Capitáns, de Oliver Laxe
.
Passos Manuel
09 dez - 19h00 - Arraianos, de Eloy Enciso
09 dez - 22h30 - Costa da Morte, de Lois Patiño
.

Sem comentários:

Enviar um comentário