sexta-feira, 29 de julho de 2016

Halloween Love (2013)

.
Halloween Love de Roberto Pérez Toledo é uma curta-metragem de ficção espanhola com a participação de Alejandra Saba e David Mora, um dos actores habituais dos filmes do realizador espanhol.
Ele (Mora) e Ela (Saba) falam sobre o amor, sobre o compromisso e sobre o futuro. Mas... o que há de tão bom no amor quando tudo se rege pela incerteza, pela impossibilidade e pelas incoerências.
O argumento da autoria do próprio Pérez Toledo tece uma diferente abordagem à temática do amor. Se o seu trabalho é tradicionalmente caracterizado pelos encontros amorosos provenientes de um desejo ou empatia comum, em Halloween Love o amor é o mote final receado por "Ela" que pensa em todos os problemas que dele podem surgir e, como tal, evita-o pelo receio do que por ele pode sofrer. Igualá-lo a um filme de terror seria ser generosa... "Ela" teme mais o amor do que os grandes monstros cinematográficos com os quais se poderia cruzar. O amor é medo... receio dos desconhecido e do que o "amanhã" poderá trazer de inesperado.
Assim, e na impossibilidade de amar, "Ela" receia os ciúmes que podem surgir, a vulnerabilidade e a exposição que o amor lhe podem conferir, o pânico que poder deixar de ser amada, a dor no peito com o coração apertado. O amor é, ele sim, o verdadeiro filme de terror. No final, já dispostos a tudo, ambos percebem que viver no terror - talvez nunca concretizado - e ignorando o amor que sentem pode ser, esse sim, o verdadeiro terror. A dor de nunca experimentar e a incerteza do que se pode perder despertam-nos para a realidade do que sentem...
Dos medos nunca conhecidos à confirmação de um desejo sentido, Pérez Toledo volta, uma vez mais, a filmar uma história de amor. Uma que começa por se afirmar pelo medo e pela suspeita - não esqueçamos que estamos aqui na época de Halloween - e que aos poucos se revela comprovando que para lá de um medo incerto, o amor, o desejo e a vontade de o viver afirmam-se com uma convicção que não fala... mas que se sente.
.

.
7 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário