sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Fantasia Improviso - Primeiro Movimento (2016)

.
Fantasia Improviso - Primeiro Movimento de Duda Gorter é uma curta-metragem brasileira que esteve no passado mês de Julho em competição no Shortcutz Rio de Janeiro.
Nesta curta-metragem encontramos Laura (Gisele Fróes), uma mulher que parece encontrar-se num daqueles momentos da vida em que tudo é questionado. Silenciosa e metido para com os seus pensamentos, Laura reflecte sobre os seus espaços, momentos e paixões.
Aquilo que ressalta de imediato com esta curta-metragem é o aparente "ponto de situação" que uma (des)preocupada "Laura" analisa. Nesse momento da sua vida em que se questiona - e coloca - sobre quem é, o que faz e - correndo o risco de versar sobre os lugares comuns da vida - para onde vai.
Os primeiros indícios desta reflexão começam logo desde os primeiros instantes desta obra quando "Laura" observa uma jovem menina - o elemento feminino é aqui uma constante - que, inconsciente de ter toda a sua vida pela frente, se debate com os pequenos gostos e não gostos de uma vida na qual nada precisa ser pensado para, de seguida, encontrarmos outra mulher mais idosa que, frente a uma plateia esgotada, dá um recital marcando a presença de uma vida plena e caracterizada pelo exercício de um sonho e de uma paixão: a música.
Música essa que "Laura" parece timidamente abraçar, deixando-se levar pelas jovens promessas com que se cruza, com aqueles que, como ela noutros tempos, se deixam motivar pela hipótese de um sonho, de um desejo e de uma paixão. No entanto, e com a observação de momentos e situações que parecem poder completá-la, "Laura" parece residir num constante estado de insatisfação, desligada e distante dos que a rodeiam tanto psicológica como emocionalmente e num instante em que parece ter tudo e nada, apenas permanece uma pequena e muito breve pista sobre este seu estado incompleto... a maternidade!
No seio de um casamento que poderá (poderia) ser feliz, com uma casa abastada e com uma vida profissional plena de momentos que a completam, "Laura" é essencialmente uma mulher infeliz presa a uma "falta" que a marca agora que se aproxima de uma fase diferente da sua vida. O que restará depois dela? Como poderá ela ser feliz quando sente essa precisa falta? O que há para deixar àqueles que a deveriam rodear?
Com um foco que recai sobre as diferentes etapas da vida onde sonhos e expectativas divergem de forma abismal - do sonho à concretização e desta ao legado - Fantasia Improviso - Primeiro Movimento apresenta-se sobretudo como aquele momento na vida em que o seu principal interveniente se questiona se aquilo que tem e fez merece(u) o esforço de toda uma vida... mesmo quando se sacrificaram aqueles que estiveram por perto.
.
6 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário