domingo, 14 de agosto de 2016

The End of the World (2012)

.
The End of the World de Christopher Downs é uma curta-metragem espanhola de ficção que transporta o espectador para um futuro próximo onde a realidade não está tão distante daquilo a que tem assistido nos últimos anos.
A 1 de Maio de 2021 fazem-se sentir os efeitos de uma severa crise económica que antecedeu uma guerra. A população está dividida em grupos e a escassez de trabalho faz com que muitos definhem na fome e na miséria. Estados Unidos, Canadá, China e Japão, outrora grandes economias mundiais caem agora às mãos das Nações Unidas Africanas a quem pedem apoio humanitário. No meio desta miséria uns proliferam enquanto outros cedem à marginalidade. No meio está um Homem (Rafa Rojas-Díez) que observa o meio enquanto recorda o seu passado.
Para lá de tecnicamente ser um filme muito interessante, nomeadamente se observarmos a direcção de fotografia de Juan Luis Cabellos que emerge toda a atmosfera de The End of the World num futuro pós-apocalíptico resultante de uma sucessão de calamidades sem, no entanto, apresentar uma destruição física do espaço, aquilo que acaba por se tornar mais dinâmico em todo este filme curto é, sem margem para dúvidas, o seu argumento também ele da autoria de Christopher Downs que apresenta desde o primeiro instante o curioso facto de reverter os "pólos" colocando aquilo que hoje conhecemos como primeiro mundo agora afectado, destruído e desolado por uma guerra e crise que não pouparam ninguém enquanto que o chamado "terceiro mundo" é agora próspero e proeminente, encetando as mesmas pressões já conhecidas que hoje vigoram por parte dos países ditos mais industrializados.
A memória acaba por ser também um dos aspectos aqui trabalhados, apresentando uma réstia de lembrança daquilo que anteriormente era conhecido como a "Humanidade" (agora desfeita), e submergindo algumas das suas personagens, nomeadamente as de Rojas-Díez e Pávez, numa breve recordação daquilo que em tempos foram e do auxílio - quando necessário - que poderão ter prestado àqueles com quem se cruzavam... nessa "outra" vida. Memória esta que é, no entanto, afectada se pensarmos em toda a atmosfera deste filme... num mundo que está literalmente no "fim dos tempos" e onde todos parecem esperar por algo que, eles próprios já não conseguem identificar, ou seja, a sua própria sobrevivência. Um lugar onde todos acabam por ir definhando lentamente com o pouco - ou nada - que têm e que para lá têm caminhado de forma quase inconsciente na medida em que é, naquele instante, o normal e previsível de se ter ou fazer. Longe das esperanças de uma qualquer sobrevivência e ainda mais longe das recordações de um passado agora distante, todos aqueles que habitam este mundo "moderno" mais não são do que fantasmas de um passado que, também ele, morreu.
O crime prolifera. O vandalismo e a marginalidade são reis. Todos esquecem a comunicação como um elo entre si dando lugar a uma consciência de insignificância que os impede da mesma e apenas os escassos e tímidos olhares entre si podem representar um pensamento ou, por vezes, uma emoção. A bondade desapareceu e à miséria sucedem-se os cortes de electricidade, a desertificação, o abandono ganhando forma o desespero dos cidadãos - agora meramente identificados por uma letra e, como tal, desprovidos da sua identidade - nas enormes filas para um emprego que nunca irá chegar fazendo, pelo caminho, crescer todos aqueles que lucram com o negócio fácil e a desgraça alheia.
O assustador está naquele exacto momento em que o espectador pensa no quão próxima está a acção deste filme como a realidade de um presente não imaginado, onde a crise financeira se apoderou da vida de milhões e onde a data - futura - desta curta-metragem não está num futuro assim tão distante.
Com um conjunto de actores conhecidos da cena artística espanhola onde se destacam o protagonista - e também produtor - Rafa Rojas-Díez, Terele Pávez, Ricard Sales ou Fernando Tielve, The End of the World apresenta com primor a sua caracterização e guarda-roupa que (re)criam o ambiente perfeito de um espaço desolado que ignorando a guerra física - não o será também uma aquela que é a económica? -, este fim do mundo (como o conhecemos) acaba por se tornar numa imagem futurista de um presente assustadoramente real.
.
.
8 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário