sexta-feira, 19 de maio de 2023

The First Sunday After the First Full Moon (2021)

.
The First Sunday After the First Full Moon, de Greta Griniute (Lituânia) é também uma das curtas-metragens presentes na secção Comédia da edição deste ano do Festival Internacional de Cine de Piélagos que amanhã chega ao seu final.
De regresso de Londres à sua Lituânia natal, DJ Egle (Elzbieta Latenaite) tenta celebrar a Páscoa em família e na presença do seu namorado britânico. Mas quando as tradições e os costumes se interpõem à celebração e reunião familiar, as confusões não tardam em surgir e fazer revelar muitos pensamentos que ficaram por dizer.
As primeiras impressões que esta curta-metragem transmite ao espectador são graças à sua enorme exuberância que fica imediatamente deslumbrado com a diversidade de cor que aqui lhe é apresentada. Num ritmo interessante onde nada é imposto mas surge sim naturalmente à medida que cada fotograma é apresentado, The First Sunday After the First Full Moon é um verdadeiro deslumbrar de cor e de vivacidade que apenas saem contrapostos com a calma apresentada pelas suas diversas personagens sempre pomposamente compostas com os melhores trajes de uma época de celebração mista entre o popular pagão e o religioso formal como o é a Páscoa. Contrariamente ao que poderíamos esperar num filme do sul da Europa onde tudo e todos são igualmente vibrantes mas suficientemente expansivos para dominar todos os segundos de um filme, aqui as personagens expõem essa vivacidade não graças aos seus comportamentos mas sim visíveis pelas suas vestes que espelham cores fortes e vivas... não quentes mas visualmente intensas que nos dominam desde o primeiro instante fazendo querer apreciar todos os pequenos detalhes que aquela pequena casa onde tudo acontece sejam controlados pelo nosso olhar.
Aquilo que parece uma típica reunião familiar para celebrar uma, senão a mais, importante festividade cristã cedo se revela como o momento em que tudo o que está por dizer consegue encontrar um caminho para ser dito. Nem sempre de forma mais subtil... aliás, quase nunca... mas existe todo um conjunto de pensamentos, anseios e desejos familiares que ali são revelados como as verdades individuais daquilo que "ficou por dizer". Dos receios da apresentação de alguém que será o novo membro da família expandido as suas fronteiras para lá daquilo que já é conhecido aqui representado pela presença de "Stanley" (Michael Tcherepashenets), o namorado inglês que se apresentada à família lituana e que é, no fundo, aquele que poderá fazer com que "Egle" que se mantenha distante das suas raízes, sem esquecer o receio dos que não partiram e que sentem a solidão, esse afastamento e o desenraízamento de um membro dos seus, The First Sunday After the First Full Moon espelha de forma exemplar a vontade (ou necessidade?) em partir, em conhecer o mundo que está para lá do inicialmente possível e sobretudo a vontade de compreender que "lá" não estão "os outros" mas também sim uma pequena parte de "nós".
Entre os ressentimentos e o amor, a homenagem ao passado com vista a um futuro diferente sem esquecer as raízes ou as origens mas mantendo vivo um ideal de futuro, esta curta-metragem celebra sobretudo uma dinâmica e exemplar viagem visual que transforma todo um ambiente potencialmente frio de afectos numa intensa celebração daquilo que é essencialmente superior... as escolhas que se fazem para a vida.
.
7 / 10
.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário