segunda-feira, 29 de maio de 2023

The Tip (2021)

.
The Tip, de Katerina Tana (EUA) é uma curta-metragem na qual é contada a história de Boss (Roberts Jekabsons), um simpático imigrante a trabalhar num restaurante que luta por resistir até ao próximo dia. Ao servir um jockey numa das mesas encontra, inadvertidamente, um guardanapo com aquilo que julga ser uma dica para a aposta num cavalo vencedor. Será esta a sua oportunidade de ouro para enriquecer e deixar a sua vida repleta de dificuldades ou, por sua vez, apenas mais um trágico engano que lhe bateu à porta?!
Num estilo muito próprio onde reina o ideal de uma comédia "popularucha" com uma história bem contada que não se desvie muito dos padrões e das dinâmicas socialmente aceites enquanto tal para o género que representa, este The Tip é essencialmente uma obra que não se compromete. E não se compromete com o quê? Bom... no que ao humor diz respeito ele é sempre muito polido para uma audiência norte-americana... o imigrante é respeitoso para os parâmetros do país... tem um trabalho manual e de grande esforço, tenta ser um sobrevivente no "país de todas as oportunidades"... pensa ter encontrado a sua redenção e forma de enriquecer rapidamente podendo dessa forma fornecer o ideal de uma vida melhor à sua família e claro... poder quem sabe... ele próprio virar patrão de outrém... Tudo isto num universo de humor ponderado, respeitoso, com um ou dois cómicos de situação igualmente aceites perante as normas e já está... depois de sair do "forno" o bolo apresenta-se sem qualquer dano moral para nenhum dos intervenientes. Mas... funciona enquanto um todo para ser considerado uma comédia que faça realmente rir ou confere ao público esse tal bom humor desejado numa comédia? Bom... isso já é mais discutível!
O espectador não sai ofendido com esta história... ela é polida demais para que alguém se sinta provocado ou levado ao limite com ela mas na realidade também não se pode afirmar que ela seja a portadora de um humor extremo que tenha deixado alguém com memória suficiente para a recordar ao fim de vinte e quatro horas. The Tip é um daqueles filmes que se remete a um "ok... vi" onde tudo é muito "competentezinho" mas na prática igualmente olvidável... tudo é muito consistente e tecnicamente bem executado mas fora isso nada nos fará recordar uma história que se limitou a permanecer no "ok". Existe potencial na história para, por exemplo, tê-la filmado num qualquer outro universo que não o norte-americano onde as oportunidades não sejam todas encaradas como salvaguardas para a felicidade... afinal de contas... existe sempre um certo cinismo na redenção dos oprimidos que neste universo nunca se verifica e, dessa forma, a componente humorística acaba por ser francamente limitada pois tudo o que é executado e tentado já é devidamente esperado por um espectador mais atento.
Competente e tecnicamente correcta e eventualmente uma obra mais interessante se não passasse única e exclusivamente a ideia de que observamos um ensaio para uma obra maior e onde as dinâmicas internas e entre personagens pudessem e conseguissem alcançar uma nova abordagem - principalmente o protagonista Roberts Jekabsons - mais abrangente porque aqui The Tip é... isso mesmo... uma bonificação que gastamos num café... sem que nos recordemos do café no dia seguinte. Estava bom... estava?
.
5 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário