segunda-feira, 29 de maio de 2023

La Respuesta (2022)

.
La Respuesta, de Júlio César Hoz (Espanha) conta-nos a história de Carlos que insiste que precisa de ir a uma vidente para receber uma tão esperada resposta... Mas o que acontece quando a resposta não é aquilo que se deseja?!
Ainda que esta curta-metragem surja com um argumento onde se pretende criar mistério, algum suspense e muita curiosidade sobre qual será a resposta que tanto o espera e pela qual ele aguarda como se a sua vida dependesse disso, La Respuesta perde-se nos inuendos que oscilam entre o cómico, o cómico de situação e o trágico esquecendo de dar resposta (quase parece uma repetição de palavras...) ao tema principal desta trama. Entre debates mais ou menos amigáveis entre o protagonista e a sua melhor amiga e o incentivo desta última para com a ideia dele visitar uma vidente para colocar um termo à sua demanda, "Carlos" decide finalmente consultar uma muito reputada e aguardar por tão esperado fim.
No entanto, é quando o argumento parece dirigir o espectador para um conto de suspense que o mesmo é surpreendido por uma vidente que aparenta ter saído do último blockbuster de comédia ao assemelhar-se mais a uma hippie dos anos '70 do que propriamente a uma mulher capaz de desvendar os mais tenebrosos mistérios. Tudo se adensa (ou talvez não) quando a tão esperada "resposta" surge num envelope adornado com estampas e brilhantes e cuja única mensagem - descobre ele e nós mais tarde - apenas consiste num não tão tenebroso número "42". Do inesperado encontro com a vidente "Rosa" ao quase esquecimento do propósito inicial desta história, o espectador delira com a incredulidade de certos elementos que surgem inesperadamente à frente do protagonista que, por uma qualquer razão que nos é desconhecida, resolve ignorá-los como se... "afinal nada fosse".
Em vez de se centrar num único género... drama... mistério... comédia... pois acaba por conter elementos um pouco de todos eles, La Respuesta perde-se na sua mescla sem que se encontre um fio condutor entre nenhum deles que lhe dê coerência e não faça com que o espectador se perca inicialmente a pensar que vai assistir a um mistério para depois espantar-se com o recurso à comédia e finalmente perder-se na ideia de que afinal afinal... está perante um thriller dramático que se revelou instantes antes do seu final. A premissa está lá e poderia ter sido explorada com maior ânimo e coerência mas a meio gás deixa-se levar pelo estudo académico de vários géneros que se cruzam perdendo inclusivé o clímax quando o espectador finalmente compreende o que está por detrás de tão esperada e inesperada resposta.
De um potencial interessante à perda de dinâmica (in)voluntária, La Respuesta caminha por muitos rumos sem que nunca se tenha realmente preocupado em seguir um que fosse fixo e certo e que lhe conferisse assim a consistência que necessitava para ser o thriller que não chegou a ser.
.
5 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário