domingo, 18 de setembro de 2011

Metropolis Ferry (2010)

.
Metropolis Ferry de Juan Gautier é uma extraordinária curta-metragem sobre os enormes dramas associados à imigração ilegal.
Quando David (Sergio Peris-Mencheta) , Andrea (Olaya Martín) e Carlos (Pepe Lorente) regressam a Espanha depois de uma viagem por Marrocos ficam momentaneamente retidos no controlo fronteiriço onde vêem a detenção de um jovem imigrante ilegal e escutam o seu posterior espancamento.
Esta curta que retrata a difícil viagem e a detenção de muitos que tentam através de Espanha entrar no "sonho europeu", entrega-nos um interessante retrato da brutalidade que muitas vezes está inerente ao que se passa diariamente nestes locais. Muitos detidos pela violência e depois exaustos pelas intermináveis esperas a que são forçados nos postos de fronteira que quase assumem o lugar de um purgatório de onde nem se avança nem se retrocede.
Mas o aspecto mais interessante desta curta é exactamente aquele a que o europeu é sujeito... olhar para o lado e deixar a violência continuar ou olhar para as atrocidades que são cometidas em nome da segurança? E finalmente, talvez o mais importante de tudo... quando olhamos, será que adiantou algo?
Muito bom trabalho de Juan Gautier que nos faz estremecer face à injustiça e ao abuso de poder a que assistimos e para o qual não conseguimos controlar os nossos mais íntimos instintos.
.
10 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário