quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Survivalismo (2011)

.
Survivalismo de José Pedro Lopes é uma interessante curta-metragem portuguesa que nos transporta para um armazém abandonado onde encontramos um homem amarrado e com uma corda ao pescoço. Desconhecendo os motivos que o levaram até àquele exacto momento, este homem que inicialmente se revolta pela sua deficiente condição, cedo a recusa apenas para nos revelar mais tarde os seus próprios porquês que a todos nos irão surpreender.
Os instantes iniciais desta curta-metragem são por um lado interessantes porque nos colocam numa situação de surpresa visto que desconhecemos o que terá levado aquele homem até ali, como também de expectativa pois aguardamos algo que nos indicie os momentos seguintes.
Se inicialmente o argumento de José Pedro Lopes consegue cativar e fazer-nos criar uma certa "empatia pela vítima" devido ao seu desespero que nos revela que quanto mais se revolta mais a corda aperta, não deixa também de ser verdade que se revela um pouco tremido quando a "vítima" finalmente se revela, numa aparente (apenas) tentativa de dar um significado àquilo que ali se passa.
É, no entanto, quando percebemos o verdadeiro espaço em que nos encontramos que todas essas explicações fazem finalmente sentido e transformam o final desta curta-metragem num interessante twist que consegue dar-lhe a credibilidade que esperamos e criar a intensidade que esperamos de um trabalho de suspense que a todos acabará por satisfazer.
.
.
7 / 10
.

Sem comentários:

Publicar um comentário