sábado, 1 de dezembro de 2012

pt.es (2012)

.
pt.es de Pedro Sena Nunes é uma curta-metragem documental que se encontra seleccionado na secção competitiva do Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra, e que também constituiu uma das agradáveis surpresas do certame.
Este excelente documentário dá através de testemunhos recolhidos nas populações da raia uma interessante abordagem à relação entre os dois lados da fronteira, principalmente sobre a convivência entre portugueses e espanhóis que se encontram a uma curta distância uns dos outros. Assim, filmado através de uma franca simplicidade, este documentário capta aquilo que é, no fundo, o essencial da relação entre os povos que afinal só estão separados por uma linha imaginária chamada "fronteira".
Se para alguns este trabalho poderá ser apenas mais um documentário de uma temática meramente descritiva e com uns ligeiros toques de boa disposição graças a alguns dos entrevistados, é também certo que ele consegue assumir um sentido e significado mais profundo para tantos outros que, tendo raízes e ascendência espanhola (eu incluído), se sentem não só identificados como representados num raro documentário que dá pela primeira vez (tanto quanto tenho conhecimento), um olhar sobre o quão próximos podem ser estes dois povos que estiveram durante tanto tempo de costas voltadas especialmente se considerarmos que são os dois mais significativos parceiros (históricos, culturais, linguísticos e económicos) que têm.
Assim, e numa análise imediata pós-visualização, temos aqui um excelente, divertido, bem filmado e informativo documentário e que pode também representar uma agradável base de estudos sobre as, por vezes, tão esquecidas relações Ibéricas. Este é (ou deveria ser) um objecto de estudo.
.
.
9 / 10
.
.

Sem comentários:

Publicar um comentário