segunda-feira, 14 de março de 2011

The Courageous Heart of Irena Sendler (2009)

.
A História de Irena Sendler de John Kent Harrison é um interessante e algo emocionante telefilme sobre a activista polaca que salvou a vida a cerca de 2500 crianças do gueto de Varsóvia durante a ocupação nazi da Polónia.
Percorremos as vicências Irena Sendler, aqui interpretada pela actriz Anna Paquin, no seu percurso inicial enquanto ajudava no melhor que podia as família judias que se encontravam presas no gueto da capital polaca bem como o seu posterior percurso em que ajudou a retirar crianças, orfãs e não só, de dentro dos seus muros, entregando-as a famílias cristãs polacas e oferecendo-lhes assim uma oportunidade de sobreviver aos incalculáveis horrores que devastaram vidas sem fim.
Assistimos aos caminhos e esconderijos utilizados, aos esquemas inventados para que inúmeras crianças pudessem ser levadas para lá dos muros que as prendiam bem como alguns dos problemas por que passou nomeadamente a sua prisão por oficiais da Gestapo que não só a torturaram como a iriam assassinar.
Este filme, que não é nenhuma A Lista de Schindler nem tem pretensões a sê-lo, consegue cativar a nossa atenção do primeiro ao último minuto através da interessante e heróica história de sobrevivência e de humanitarismo que alguns indivíduos conseguem exaltar dentro de si.
Com uma banda-sonora composta por Jan P. Kaczmarek, já vencedor de um Oscar, e uma interpretação de Anna Paquin que lhe valeu uma nomeação ao Globo de Ouro, este filme tem o seu ponto mais alto mesmo no final quando assistimos a imagens verdadeiramente emocionantes da própria Irena Sendler e escutamos as suas sábias palavras.
Não será um dos melhores filmes de ou sobre o Holocausto mas que não deixa no entanto de ser um bom olhar sobre esta conturbada época que tantos massacrou e martirizou. E não deixa também de ser um interessante olhar sobre a vida desta mulher que é um verdadeiro exemplo de dignidade e de uma defensora activa dos Direitos Humanos.
.

.
7 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário