sábado, 19 de março de 2011

How Do You Know (2010)

.
Tens a Certeza? de James L. Brooks, realizador de grandes comédias dramáticas tais como Laços de Ternura ou Melhor é Impossível, filmes galardoados com alguns dos mais importantes Oscars nos seus respectivos anos.
Nesta história temos duas personagens centrais. Lisa (Reese Witherspoon) e George (Paul Rudd). Lisa é uma atleta profissional que devido à sua idade está prestes a ser afastada da competição. No seu caminho cruza-se George que se vê envolvido no meio de um processo de desfalque que não sabe quem ou como foi provocado e também Matt (Owen Wilson) que tal como ela é também atleta e com quem desenvolve uma relação de amizade e de namoro.
Lisa vê-se então envolvida numa dupla relação... quer de amizade com George (que começa a gostar dela mais do que se de uma simples amiga se tratasse), quer sentimental com Matt.
George por sua vez vida o momento mais negro da sua vida em que é afastado da empresa criada por Charles (Jack Nicholson) o seu pai, e que vem mais tarde a descobrir ser o responsável pelo desfalque, vive o abandono pela sua namorada e redescobre o amor em Lisa, a quem começa a admirar e a gostar da sua companhia cada vez mais.
Neste filme que tende a ser mais uma comédia dramática, tal como a grande maioria dos filmes feitos por James L. Brooks, temos novamente uma história feita de ricas personages. Uma história que reflete sobre as vidas humanas e sobre as adversidades que por elas passam, mas especialmente sobre os bons e invulgares momentos que decorrem nesses períodos. As crises, os dramas... As pessoas que nos abandonam em tempo de crise... Aquelas que justificam verdadeiramente o sentimento de amizade... E especialmente aquelas que se conhecem e que dão todo um sentido a uma vida. É essencialmente isto que acontece nestas histórias sobre pessoas e que James L. Brooks sabe tão bem contar através do poder das imagens.
Muitos são os momentos cómicos neste filme. Mais ainda do que as situações dramáticas, e mesmo são contados com um ligeiro toque de comédia que nos faz ter esperança sobre o que virá a seguir.
Das sólidas interpretações típicas das personagens criadas por James L. Brooks, tenho a destacar aquela que mais me surpreendeu e a que acho ser das mais fortes de todo o filme que é Annie, a interpretada por Kathryn Hahn, que aqui interpreta a fiel assistente e amiga de George que mesmo nos momentos mais complicados se situa sempre ao seu lado. E a comprovar a sua solidez enquanto personagem temos o brilhante momento em que Annie tem finalmente o seu filho. Aqueles minutos seguintes na maternidade são absolutamente geniais.
Sendo este filme algo diferente das obras anteriormente referidas de Brooks, há que referir aquilo que em concreto o distancia delas. Não tão sentimental como Laços de Ternura, e muito menos sobre as esquizofrenias de umas quantas personagens como aquelas que temos em Melhor é Impossível, este filme retrata-nos a adaptação que as pessoas têm a relacionar-se mais facilmente com aqueles que não lhes apresentam grande intensidade em viver mas sim com aqueles que optam simplesmente por sorrir e adaptar-se ao que acontece. Temos disto exemplo Lisa, a personagem interpretada por Witherspoon, que mais facilmente dá credibilidade a Matt que lhe apresenta um mundo "fácil" do que a George que é o símbolo de como viver pode ser passar por problemas.
Em contrapartida temos Annie (Hahn) que mesmo com dificuldades e sem grandes projectos de vida pretende simplesmente viver. Viver de bem consigo, com a sua consciência... com o homem que ama e com o seu filho.
É esta a principal mensagem que este simpático e comovente filme nos transmite. Qual a certeza de cada um de nós? Viver segundo aqueles padrões que são socialmente "perfeitos" onde temos de tudo mas onde passamos ao lado da verdadeira felicidade ou, em altenativa, viver com menos bens e aparências mas junto daqueles que realmente nos amam?
How do you know... Tens a certeza... Tanto no original como no título adaptado para português englobam o essencial que se deve reter deste filme. How do you know.. Como sabes... Como se sabe que aquilo que se tem é aquilo que nos fará feliz.
Continuando a genialidade e a fidelidade às suas grandes personagens, Brooks assina uma vez mais um excelente filme sobre as pessoas e sobre as suas emoções e comportamentos. Filme este que quem quer passar um bom momento de divertimento e de boa disposição através de vários conceitos bem sérios, não deverá perder.
.

.
"George: We are all just one small adjustment away from making our lives work."
.
8 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário