Confia em Mim de John G. Avildsen com Morgan Freeman é um filme cuja história se centra num tema dominante... a dignidade.
Tudo começa com uma breve apresentação de uma aula de Joe Clark (Freeman) que através de uma forma mais radical de ensino, incute nos seus alunos o gosto e o prazer pelo conhecimento, numa escola que era tida como exemplo para a educação.
Após alguns desentendimentos com a direcção e o conselho escolar que o levaram ao afastamento da mesma regressamos, largos anos depois, à mesma escola que é agora um exemplo, pela negativa, daquilo que uma escola não deverá ser.
Cabe então a Clark e aos seus métodos tidos como "pouco ortodoxos", dar uma volta qualitativa não só à escola como também ao seu corpo docente e principalmente ao estilo de estudo (e de vida) dos alunos que a compõem para uma vez mais voltar a ser a escola de referência que outrora havia sido.
O tema que de início pode parecer já gasto considerando a quantidade de filmes que já o debateu mas, no entanto, este consegue ter um francamente positivo factor... Morgan Freeman. É certo e já sabido que a minha admiração por este actor não tem limites e se o nome dele aparece no cartaz eu irei certamente ver, mas não deixa de ser verdade que à medida que vamos vendo o seu desempenho no filme admiramos a força e a alma que ele coloca na personagem que defende. E isso é, para mim, um importantíssimo aspecto que me faz gostar de o ver a dar o melhor de si.
A sua interpretação enquanto Joe Clark é uma, entre muitas, das suas mais fortes e emblemáticas. O carisma que este actor erradia na sua prestação é no mínimo convincente ao ponto de ficarmos completamente embrenhados em todo e qualquer momento da sua prestação no filme.
O argumento em si, da autoria de Michael Schiffer, pode não trazer nada de novo é uma verdade. Todos os tópicos desde o insucesso escolar que está intimamente ligado à pobreza adjacente de grande parte daquela população estudantil, os bairros degrados onde vivem repletos de famílias disfuncionais que acabam por se reflectir na perfeição na escola que se torna rapidamente degradada e um mercado de marginalidade e droga. Tudo está lá presente. Até o professor que desafia tudo e todos e que realmente se preocupa com os seus alunos. No entanto há aqui algo, repito que muito se deve a Freeman, que cativa para que encontremos algo de diferente neste filme. Algo que nos faz pensar que ainda há esperança no sistema de ensino e naqueles que o representam... os professores. A energia que ransborda faz-nos ter algo que as próprias personagens já "perderam" há muito... a esperança. A esperança no ensino, no meio onde vivemos, nas hipóteses que temos e sobretudo, o mais importante, esperanças nas pessoas com quem nos vamos cruzando ao longo da nossa vida.
É verdade que destes filmes há muitos, mas também é verdade que bem feitos não são assim tantos... E daqueles que podemos dizer ter feito alguma diferença, quer pelo seu realismo ou pelas interpretações dos actores que deles fazem parte... esses, menos são ainda. Este Confia em Mim com o grande actor que nos presenteia sempre com bons desempenhos é um daqueles que não se devem deixar perder. Pena é que para o podermos rever em dvd temos de recorrer ao mercado... espanhol, visto que cá por Portugal não acharam que este filme fosse "digno" de edição...
..
"Joe Clark: We sink, we swim, we rise, we fall - We meet our fate together."
.
8 / 10
.
Sem comentários:
Enviar um comentário