terça-feira, 21 de junho de 2011

My Sister's Keeper (2009)

.
Para a Minha Irmã de Nick Cassavetes é, sem qualquer reserva, um fabuloso drama familiar que tem nas suas interpretações principais Abigail Breslin, Cameron Diaz, Jason Patric, Alec Baldwin e Sofia Vassilieva.
Anna (Breslin) foi gerada pelos seus pais Sara (Diaz) e Brian (Patric) de forma a poder salvar a vida da sua irmã Kate (Vassilieva) que sofre de um cancro. No entanto, um dia resolve contratar Campbell (Baldwin), um advogado que a vai representar em tribunal após a sua recusa em continuar a auxiliar nos tratamentos da sua irmã.
Será que Anna está simplesmente farta de servir como cobaia ou estará por detrás desta sua estranha decisão algo mais que assombrará as vidas desta família para sempre?
Pelo título, quer o original quer o adaptado para Portugal, podemos claramente deduzir que a acção de Anna não é fruto de um qualquer egoísmo desconhecido nem tão pouco o resultado de um cansaço de exames médicos. Anna está sim a zelar por um interesse maior. O interesse pelo bem-estar da sua irmã que, a seu pedido, disse que terminasse os tratamentos como forma de ela própria poder descansar de anos e anos de quimioterapia que insistia em não resultar. Kate pedia a sua paz através de uma morte que estava anunciada independentemente da quantidade de tratamentos a que se sucessivamente se sujeitava.
Nick Cassavetes que tem aqui aquele que é possivelmente o seu melhor trabalho (não menosprezando nenhum dos outros que se note), em que não só conta uma história de amor, de amizade, de sacrifício e de uma forte ligação entre todas estas personagens, escolheu um elenco que se intercruza perfeitamente e dá vida a todo um forte conjunto de emoções.
Inicialmente poderiamos pensar que residiria nos actores mais consagrados essa mais forte carga emocional, no entanto, é nos actores mais jovens que ela se encontra. Diaz e Patric são seguros enquanto pais a braços não só com uma filha com uma doença terminal mas também com uma outra que se recusa a continuar a ajudar ao sofrimento da irmã (desconhecido para nós até bem perto do final do filme), no entanto, é nas jovens actrizes Abigail Breslin e Sofia Vassilieva que reside a maior e mais forte carga dramática.
Através dos olhos de Vassilieva temos toda uma juventude representada. A família, o sofrimento que a doença lhe causa e principalmente a sua adolescência e o primeiro amor que encontra (e perde) através das inúmeras sessões de quimioterapia.
Com Breslin temos a irmã que não sendo menos amada é relegada para segundo plano devido ao mesmo problema... a doença. Irmã esta que acaba por se tornar involuntariamente como a protagonista de toda esta trama repleta de inúmeros momentos dramáticos e suficientemente emocionais que não conseguem deixar ninguém indiferente.
A fotografia de Caleb Deschanel é um (mais um) dos pontos fortes deste filme. A sua luminosidade e capacidade de cativar os mais belos planos expressivos destes actores entrega ao filme uma carga dramática ainda mais forte do que aquela que a própria história já por si teria.
E não se pode esquecer a simples e emotiva banda-sonora de Aaron Zigman que consegue recriar através da sonoridade aquilo que os olhares das personagens pretendem a cada momento transmitir.
O que temos então como resultado final... Não é uma história de eutanásia nem sequer uma história passada num qualquer hospital onde assistimos a um sem fim de dolorosos tratamentos médicos que acabam por não resultar. Não. O que aqui temos é uma brilhante e belíssima história de amor no seio de uma família abalada por uma trágica doença que irá colher um dos seus e criar uma maior proximidade entre aqueles que lhe sobrevivem fortalecendo assim a sua união.
Temos então um excelente filme que passou de uma certa forma "ao lado" no circuito cinematográfico português e que por muitos foi considerado como mais um "puxa lágrimas". Lamento por aqueles que o olham com desdém pois esta foi uma das mais bonitas e comoventes histórias contadas no cinema no último ano. Imperdível.
.
.
"Andromeda 'Anna' Fitzgerald: Most babies are accidents. Not me. I was engineered. Born to save my sister's life."
.
10 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário