quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Hej. (2013)

.
Hej. de Olivia Kjellander é uma curta-metragem sueca de ficção que nos apresenta todo um ambiente estudantil austero onde o bullying parece ser - como em tantas outras escolas - o modo de socialização entre o corpo de jovens que o frequenta.
Fredrik (Oscar Pettersson) todos os dias se cruza com Sebastian (James Olsson) por quem tem uma óbvia atracção. Ainda que Sebastian não corresponda às tentativas de Fredrik, deixa evidente que não pactua directamente com o bullying perpetrado pelos seus colegas.
Perante o evidente desespero que ambos denotam em não poderem livremente expressar o seu amor, poderá estar relação (sobre)viver num ambiente por demais agressivo?
Kjellander opta por uma inteligente realização desta curta-metragem ao privar o espectador de todo o tipo de diálogos e explicações para o mesmo. Hej. apenas nos presenteia com duas palavras ao longo de toda a sua duração que funcionam como uma apresentação entre duas personagens que desejam, na prática, travar conhecimento. Não sendo, no entanto, um exemplar do cinema mudo pois escutamos todos os demais ruídos e sons que o meio ambiente tem para oferecer, Hej. é assim um filme que pretende ter toda a atenção do espectador para com os detalhes da interacção entre as duas personagens principais e claro, destas com o meio e com o grupo, esquecendo todo aquele conjunto de diálogos que, na prática, poderiam já ser habituais nos filmes do género.
Com interpretações interessantes por parte da dupla Pettersson e Olsson, Hej. falha, no entanto, no exacto momento final quando a interacção entre os dois se demonstra próxima demais para quem, na prática, apenas acaba de travar conhecimento. No entanto, e para além da já referida ausência de diálogos, ganha pontos ao conseguir ainda retratar de forma sóbria o ambiente frio não só de uma Suécia nórdica como também do próprio ambiente escolar por vezes tão claustrofóbico e angustiante.
.

.
6 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário