A Academia Europeia de Cinema divulgou hoje os quinze documentários pré-seleccionados ao EFA de Melhor Documentário em formato de Longa-Metragem recomendados pelos dez festivais de cinema associados - IDFA (Holanda), CPH:DOX (Dinamarca), Visions du Réel (Suíça), DokLeipzig (Alemanha), DocLisboa (Portugal), Thessaloniki Documentary Film Festival (Grécia), Jihlava (República Checa), Cinéma du Réel (França), Krakow Film Festival (Polónia) e Sheffield Doc/Fest( Reino Unido).
Um comité composto pelos membros da Academia Roberto Cicutto (Itália), Vanessa Henneman (Holanda), Marek Rozembaum (Israel), Sari Volanen (Finlândia) e Paul Pauwels (Bélgica), escolheu os quinze finalistas. São eles:
- Austerlitz, de Sergei Loznitsa (Alemanha)
- La Chana, de Lucija Stojevic (Espanha/Islândia/EUA)
- Dead Donkeys Fear No Hyenas, de Joakim Demmer (Suécia/Alemanha/Finlândia)
- The Good Postman, de Tonislav Hristov (Finlândia/Bulgária)
- How to Meet a Mermaid, de Coco Schrijber (Holanda/Dinamarca)
- In Loco Parentis, de Neasa Ní Chianáin e David Rane (Irlanda/Espanha)
- Komunia, de Anna Zamecka (Polónia)
- Liberami, de Federica Di Giacomo (Itália/França)
- Nothingwood, de Sonia Kronlund (França/Alemanha)
- A l'Ouest du Jourdain, de Amos Gitai (França)
- Stranger in Paradise, de Guido Hendrikx (Holanda)
- Taste of Cement, de Ziad Kalthoum (Alemanha/Líbano/Síria/Emiratos Árabes Unidos/Qatar)
- Ultra, de Balazs Simonyi (Hungria/Grécia)
- Le Venerable W, de Barbet Schroeder (França/Suíça)
- The War Show, de Andreas Dalsgaard e Obaídah Zytoon (Dinamarca/Síria/Finlândia)
Os nomeados serão conhecidos durante o mês de Novembro e os vencedores revelados durante uma cerimónia que se irá realizar em Berlim a 9 de Dezembro seguinte.
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