Foram recentemente anunciadas as longas-metragem de ficção e documentário em formato de longa-metragem pré-seleccionados aos Fénix - Premio IberoAmericano de Cine. Entre os grandes sucessos do cinema Ibero-Americano encontram-se obras de Portugal e Espanha bem como de todos os países da América Latina e vários dos potenciais seleccionados nacionais aos Oscar na categoria de Filme Estrangeiro.
São os pré-seleccionados:
- Amazona, de Clare Weiskopf (Colômbia)
- El Amparo, de Rober Calzadilla (Colômbia/Venezuela)
- El Año del Apocalipsis, de Rafael Arévalo (Perú)
- Arábia, de Affonso Uchoa e João Dumans (Brasil)
- Atrás Hay Relámpagos, de Julio Hernández Cordón (México/Costa Rica)
- El Auge del Humano, de Eduardo Williams (Argentina/Brasil/Portugal)
- Beduíno, de Julio Bressane (Brasil)
- Belén, de Adriana Vila Guevara (Espanha/Venezuela)
- El Candidato, de Daniel Hendler (Argentina/Uruguai)
- Carpinteros, de José María Cabral (República Dominicana)
- Casa Roshell, de Camila José Donoso (México/Chile)
- El Ciudadano Ilustre, de Mariano Cohn e Gastón Duprat (Argentina/Espanha)
- Colo, de Teresa Villaverde (Portugal/França)
- Comboio de Sal e Açúcar, de Licínio Azevedo (Brasil/Portugal/França/Moçambique/África do Sul)
- Como Me Da la Gana II, de Ignacio Agüero (Chile)
- La Cordillera, de Santiago Mitre (Argentina/Espanha/França)
- Cuatreros, de Albertina Carri (Argentina)
- La Defensa del Dragón, de Natalia Santa (Colômbia)
- As Duas Irenes, de Fabio Meira (Brasil)
- Ejercicios de Memoria, de Paz Encina (Argentina/Paraguai/Alemanha/Qatar/França)
- En Un Rincón del Alma, de Jorge Dalton (El Salvador)
- Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé (Brasil/Espanha/França)
- Estiu 1993, de Carla Simón (Espanha)
- Etiqueta No Rigurosa, de Cristina Herrera Bórquez (México)
- A Fábrica de Nada, de Pedro Pinho (Portugal)
- La Familia, de Gustavo Rondón Córdova (Chile/Venezuela/Noruega)
- La Felicidad del Sonido, de Ana Endara Mislov (Panamá)
- El Futuro Perfecto, de Nele Wohlatz (Agentina)
- Gabriel e a Montanha, de Fellipe Gamarano Barbosa (Brasil/França)
- Girasoles de Nicaragua, de Florence Jaugey (Nicarágua)
- Hermia & Helena, de Matías Piñeiro (Argentina/EUA)
- Las Hijas de Abril, de Michel Franco (México)
- El Hombre de las Mil Caras, de Alberto Rodriguez (Espanha)
- La Hora Azul, de Evelyne Pégot-Ogier (Perú)
- Hoy Partido a las Tres, de Clarisa Navas (Argentina/Paraguai)
- El Invierno, de Emiliano Torres (Argentina/França)
- Jeffrey, de Yanillys Pérez (República Dominicana/França)
- Jesus, de Fernando Guzzoni (Chile/Colômbia/Alemanha/França/Grécia)
- Joaquim, de Marcelo Gomes (Brasil/Portugal)
- Júlia Ist, de Elena Martín (Espanha)
- Kékszakállú, de Gastón Solnicki (Argentina)
- Kimura, de Aldo Rey Valderrama (Panamá)
- La Libertad del Diablo, de Everardo González (México)
- El Limonero Real, de Gustavo Fontán (Argentina)
- La Luz en el Cerro, de Ricardo Velarde (Perú)
- Mala Junta, de Claudia Huaiquimilla (Chile)
- María (y los Demás), de Nely Reguerra (Espanha)
- Martírio, de Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tatiana Almeida (Brasil)
- Medea, de Alexandra Latishev Salazar (Argentina/Chile/Costa Rica)
- Mirando al Cielo, de Guzmán García (Uruguai)
- Mona, Tesoro del Caribe, de Sonia Fritz (Puerto Rico)
- A Monster Calls, de Juan Antonio Bayona (Espanha/EUA)
- La Mujer del Animal, de Víctor Gavíria (Colômbia)
- Mutlab, de Elena Gutierrez (Costa Rica)
- Las Mujeres Deciden, de Xiana Yago (Equador)
- Niñato, de Adrián Orr (Espanha)
- No Intenso Agora, de João Moreira Salles (Brasil)
- La Novia del Desierto, de Cecília Atán e Valeria Pivato (Argentina/Chile)
- O Ornitólogo, de João Pedro Rodrigues (Portugal/Brasil/França)
- El Otro Hermano, de Israel Adrián Caetano (Argentina/Espanha/Uruguai/França)
- El Pacto de Adriana, de Lissette Orozco (Chile)
- El Paletero, de Michael Bendeck (Honduras)
- Pariente, de Iván D. Gaona (Colômbia)
- La Pelicula de Nuestra Vida, de Enrique Baró Ubach (Espanha)
- Los Perros, de Marcela Said (Chile/França)
- Que Dios Nos Perdone, de Rodrigo Sorogoyen (Espanha)
- La Reconquista, de Jonás Trueba (Espanha)
- La Región Salvaje, de Amat Escalante (México/Alemanha/França/Dinamarca/Suíça/Noruega)
- Resonancia, de José Saldaña (Guatemala)
- Rey, de Niles Atallah (Chile/Holanda/Alemanha/Qatar/França)
- Río Verde. El Tiempo de los Yakurunas, de Alvaro Sarmiento e Diego Sarmiento (Perú)
- Sambá, de Laura Amelia Guzmán e Israel Cárdenas (República Dominicana)
- Santa y Andrés, de Carlos Lechuga (Colômbia/Cuba/França)
- São Jorge, de Marco Martins (Portugal)
- Señorita María: La Falda de la Montaña, de Rubén Mendoza (Colômbia)
- Severo Secreto, de Cruz Gustavo Pérez e Oneyda González (Cuba)
- Sin Muertos No Hay Carnaval, de Sebastián Cordero (México/Equador/Alemanha)
- Spell Reel, de Filipa César (Portugal/Alemanha/França/Guiné-Bissau)
- Sueño en Otro Idioma, de Ernesto Contreras (México/Holanda)
- Tarde para la Ira, de Raúl Arévalo (Espanha)
- El Teatro de la Desaparición, de Adrián Villar Rojas (Argentina/Coreia do Sul)
- El Techo, de Patricia Ramos Hernández (Cuba/Nicarágua)
- La Última Tarde, de Joel Calero (Colômbia/Perú)
- Últimos Días en La Habana, de Fernando Pérez (Espanha/Cuba)
- Una Mujer Fantástica, de Sebastián Lelio (Espanha/Chile/Alemanha/EUA)
- La Vendedora de Fósforos, de Alejo Moguillansky (Argentina)
- Viejo Calavera, de Kiro Russo (Bolívia/Qatar)
- El Vigilante, de Diego Ross (México)
- X 500, de Juan Andrés Arango (México/Colômbia/Canadá)
- Yo Soy un Político, de Javier Colón (Puerto Rico)
A quarta edição dos Prémios Fénix do Cinema Ibero-Americano irá decorrer no dia 6 de Dezembro no Teatro de la Ciudad Esperanza Iris, na Cidade do México.
Sem comentários:
Enviar um comentário