quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Momentos (2010)


.
Momentos de Nuno Rocha é daquelas surpresas que sabem realmente bem e pela qual agradeço a existência ao seu realizador.
Nuno Rocha que já nos havia surpreendido e divertido com a hilariante 3x3 e com a curta Vicky and Sam que foi uma das vencedoras deste ano do Caminhos do Cinema Português, tem aqui uma comovente história que brilha pela sua simplicidade.
Nesta curta somos transportados até um sem abrigo que assiste ao transporte de duas televisões para uma loja ao lado da qual ele dorme. Movido pela curiosidade e pela percepção de que as televisões se ligaram após a saída de tão misteriosos homens, ele vira-se para o ecrã e se inicialmente as imagens lhe deram vontade de rir (assistimos a imagens da curta 3x3), rapidamente as mesmas mudam levando-o para anos antes de ser um sem abrigo onde assiste a gravações da sua filha ainda criança.
O que se passa a seguir não irei comentar pois há filmes que devem ser vistos e apreciados, e este é sem qualquer dúvida um desses filmes.
Tiro o chapéu ao realizador Nuno Rocha que, de curta em curta-metragem me tem surpreendido sempre pela positiva quer no domínio da comédia quer num registo mais dramático o que me leva a esperar com alguma (bastante) curiosidade para o dia em que possa filmar uma longa-metragem. Assumo desde já que serei um dos espectadores que irá estar presente na sala de cinema.
Belíssima história e belíssima curta-metragem com uma fotografia excelente e que, mesmo sem diálogos, transmite todas as sensações e emoções que são pretendidas para o registo dramático que se pretende. Apesar de uma curta, e infelizmente por vezes não ser alvo da devida atenção, é digna de figurar entre os melhores filmes portugueses do ano.
.
8 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário