terça-feira, 24 de abril de 2012

Assim, Assim... (2009)

.
Assim, Assim... de Sérgio Graciano foi a curta-metragem vencedora da primeira edição do Shortcutz Lisboa em 2010 e que conta com as interpretações principais de Ivo Canelas, Joaquim Horta, Isabel Abreu, Albano Jerónimo e Sabri Lucas.
Tudo acontece numa esplanada onde por um lado temos Ivo Canelas e Joaquim Horta que falam sobre a recente relação do primeiro e sobre a sua descoberta do amor. Umas mesas atrás temos Isabel Abreu e Albano Jerónimo que falam sobre exactamente o mesmo a respeito da primeira.
Esta curta, que tanto justificado sucesso teve deu origem à longa-metragem que estreou recentemente e com a participação não só dos já referenciados actores como de um vasto elenco dos maiores talentos nacionais onde se destacam Rita Blanco, Miguel Guilherme, Joana Santos, Tomás Alves, Cleia Almeida, Dinarte Branco, Margarida Carpinteiro entre outros e que se arrisca a ser um dos maiores sucessos cinematográficos do ano.
A curta, que adianto desde já ser deliciosa e que deixa qualquer um com vontade de ver a longa, coloca-nos a assistir a uma conversa entre amigos sobre as relações, o que se espera ou retira delas, e como as mesmas modificam a vida de qualquer um. Entre sonhos, expectativas e desabafos contados tanto com uma pitada de comédia irónica como até de algum drama escondido por entre palavras mais mordazes, temos a realidade de cada um deles face àquilo que as suas próprias experiências lhes trouxeram.
Escusado será falar do conjunto de actores que compõem esta curta pois qualquer um dos cinco (mesmo Sabri Lucas que aqui detém uma participação assumidamente secundária), é aquilo que Portugal de melhor tem a nível interpretativo. Um grupo de excelentes actores pertencentes a uma geração de quem se espera muito e que sempre tem cumprido aquilo que deles esperamos... o melhor.
E quanto à realização de Sérgio Graciano, tão perfeita como aquilo que já havia visto com Um Dia Longo, prova com facilidade ser um dos grandes contadores de histórias que o nosso cinema tem para dar.
Se já sabia que ia ver a longa-metragem nos próximos dias agora não me resta qualquer dúvida (também não as tinha) de que vou ver um filme que já sei ir gostar. A todos aqueles que já viram as muito bem conseguidas campanhas publicitárias deste filme... não esperem mais... vão ao cinema ver o que é realmente bom.
.
.
8 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário