quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O Menino do Dente de Ouro (2014)

.
O Menino do Dente de Ouro de Rodrigo Sena - que também desempenha funções de argumentista - é uma curta-metragem brasileira presente na secção competitiva de Setembro do Shortcutz Rio de Janeiro que conta a história do jovem Wesley, um jovem de um bairro empobrecido que num dia de gazeta às aulas se vê envolvido num negócio arriscado mas muito lucrativo.
Num mundo cada vez mais afectado pelas consequências de uma crise económica onde todos são, de uma ou outra forma afectados pela mesma, a história do pequeno "Wesley" é, no fundo, idêntica à de tantos jovens que, como ele, se perdem num imaginário onde primeiramente a educação parece não fazer sentido e depois as possibilidades e oportunidades abertas pela conquista do dinheiro fácil os deixam rendidos a um mundo onde o mesmo... provoca estatuto... mas pouco respeito ou dignidade.
De família desfeita - ou incompleta... é incerto - "Wesley" é o fruto de um bairro popular, empobrecido e onde o ideal de uma oportunidade está longe de pertencer ao imaginário daqueles que nele habitam. A única esperança é na hipótese de uma educação que é, por vezes, colocada em causa pela desistência dos sonhos considerados impossíveis substituída, portanto, pela chance de fazer dinheiro fácil (e rápido) nem sempre - nunca - pelas vias mais correctas.
Tendo este pressuposto em mente, O Menino do Dente de Ouro é, portanto, uma reflexão sobre as vítimas indefesas de um conjunto de predadores dispostos a desviar a inocência dos que mais precisam, para uma vida de crime - mais ou menos violento - que lhes proporcione a satisfação de algumas lacunas e o enriquecimento fácil daqueles que têm o olho maior que a barriga.
Mas como nem tudo é ou aponta para - felizmente - aquilo que inicialmente pensamos, Rodrigo Sena surpreende o espectador inicialmente com a pronta resposta de uma mãe atenta e que se sacrifica na esperança de um dia melhor e depois com o inesperado desfecho (e surpresa) que coloca cada um dos intervenientes no seu lugar e a revelação daquilo que era não tão inocentemente traficado pelo jovem "Wesley".
Um reflexo dos tempos de uma crise que parece não terminar, O Menino do Dente de Ouro é o espelho de uns tristes tempos modernos onde tudo parece muito fácil... escondendo as reais consequências de cada acto tomado.
.
7 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário