quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Portal to Hell!!! (2015)

.
Portal to Hell!!! de Vivieno Caldinelli é uma curta-metragem canadiana de ficção presente na secção Curtas Internacionais da décima edição do MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, a decorrer no Cinema São Jorge até ao próximo dia 11 de Setembro.
Jack (Roddy Piper) é o porteiro de um prédio e constantemente abordado por todos os moradores com as mais diversas e aborrecidas tarefas de manutenção. Quando dois dos moradores do prédio membros de um culto decidem abrir um portal para invocar um deus antigo, Jack terá de enfrentar o perigo e proteger o mundo tal como o conhecemos.
Num registo de humor onde as diversas personagens se parodiam e à vida num condomínio onde todos se conhecem mais do que o esperado, Portal to Hell!!! assume-se como que uma comédia de situação onde a vida terrena é quase tão infernal como aquela que poderá surgir no "outro lado". O argumento de Matt Watts transforma estas personagens em meros condóminos de um prédio que parece querer ruir em potenciais heróis mas assumidas vítimas de uma "invasão" planeada, da qual apenas sobrevivem os "mais" aptos e os descrentes que percebem que têm mais (ou talvez não) que se preocupar do que com os devaneios mentais - e não só - de moradores que vivem existências paralelas demais para ser realidade mas que, na prática, até o são.
Como todo o mal tem o seu próprio calcanhar de Aquiles e como nem sempre a tomada da Terra está prestes a ser "declarada", os nossos heróis de serviço encontram as suas próprias armas e ferramentas para o controlar e dominar de um outro lado terreno que ninguém conhece. Com humor simplista - por vezes ingénuo - mas com uma pitada de gore sobrenatural que alimenta o espírito do género, Portal to Hell!!! é, apesar da potencial "invasão", uma curta-metragem bem humorada, simplista e com uma moral sobre o potencial do engenho e imaginação do homem em perigo...
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário