segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Noiva (2016)

.
Noiva de Bernardo Gomes de Almeida é uma curta-metragem portuguesa de ficção presente na Selecção Oficial - Em Competição da XXIIª edição dos Caminhos do Cinema Português que decorre até ao próximo dia 26 de Novembro, em Coimbra.
Ela é Ana. Ana prepara-se cuidadosamente para o dia do seu casamento. Ao maquilhar-se e enquanto veste o seu vestido de noiva, Ana volta a ler o pedido de casamento feito por André.
Mas Ana não é uma mulher qualquer e as lembranças irão fazer despoletar acontecimentos incontornáveis e marcantes para a continuação da sua vida.
O argumento de Tânia Carolina Fachada podia ser o foco de mais uma história como tantas outras. Um conto sobre uma preparação para aquele que seria o dia mais feliz da vida de uma jovem mulher que se prepara para a confirmação de uma vida sentida e vivida a dois. No entanto, à media que acompanhamos este breve instante na sua vida, percebemos que este é sim um conto sobre uma iniciação... A iniciação a uma nova forma de vida e a uma despedida para com um passado que a marcou de forma traumatizante.
Ana prepara-se para receber André na sua vida. No entanto, o espectador depara-se com a incerteza sobre se este é, de facto, o dia mais feliz da sua vida ou apenas mais um instante que faz nascer um sofrimento atroz e arrebatador numa vida que foi feliz sim... mas num passado mais ou menos distante. Então, será esta a preparação de uma mulher para um novo capítulo da sua vida - a dois - ou a certeza de um final anunciado que lhe irá trazer a confirmação de um desgosto e o descanso a uma alma que se tem mantido atormentada?!
Como um sentido hino ao amor e à despedida que "um dia" alguém se vê forçada a fazer, Noiva conta com uma notável interpretação de um dos grandes actores de uma nova geração como o é João Jesus que aqui abraça um novo, intenso e bem executado desafio entregando uma alma sofrida e atormentada a uma personagem à beira do seu próprio limite e até mesmo da sua existência vendo apenas no seu fim a eventual libertação que a poderá salvar e confirmar a certeza de um amor que fora vivido.
.
7 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário