sábado, 18 de fevereiro de 2017

Very Long Play Vinyl (2015)

.
Very Long Play Vinyl de Vladimir Morozov é uma curta-metragem documental russa presente na secção da Competição Internacional do Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra.
A música acompanha um indivíduo para todo o lado em que ele vá ou esteja. Músicas súbtis, quase imperceptíveis e que graças à sua constante presença se tornam um elemento irreconhecível... Algo que, pela habituação, faz parte do meio natural de cada um. Mas por vezes elas encontram o Homem quando "desarmado" pela sua própria mente e consciência levando-o a reconhecer a sua presença.
Numa presente e constante narração de imagens dispersas e difusas sem nenhuma aparente relação entre si, o espectador recebe de Morozov um vislumbre sobre aquilo que poderia ser o registo de uma memória passada em conflito com um presente em que (sobre ela) se pensa. Aqui não existe nenhum "argumento" lúcido ou explícito mas sim uma consciência - ou consciencialização - de que pela vida passam melodias, sons, timbres e composições que ilustram um momento - presente ou passado - como que um registo acompanhado (ou de acompanhamento) daqueles que o escutam, percebem e entendem.
Mais experimental do que propriamente documental - o qual apenas poderá ser identificado nos relatos de imagem em movimento que Vladimir Morozov expõe - Very Long Play Vinyl é mais um trabalho simbólico e de afirmação de um subconsciente presente que deixa (ou tenta) uma mensagem sobre algo que "nos" acompanha de forma tão expressa e íntima que a dada altura "lhe" deixamos de atribuir qualquer importância sendo o mesmo apenas recordado de forma igualmente súbtil quando despertada a consciência por elementos que são (in)conscientemente familiares.
Monocórdico e em estilo de reflexão, Very Long Play Vinyl é original na sua abordagem à ideia de "we are not alone" sem que, no entanto, seja preciso recorrer a algo extra-planetário para compreender que a vida é uma linha condutora que absorve e regista para uma posteridade desconhecida, todos aqueles pequenos elementos que foi captando nesse mesmo percurso... tal como uma gravação.
.
6 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário