sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

What Happens in Your Brain If You See a German Word Like...? (2015)

.
What Happens in Your Brain If You See a German Word Like...? de Zora Rux é uma curta-metragem alemã de animação presente na mais recente edição do Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra que decorre no Centro Cultural Olga de Cadaval até ao próximo Domingo dia 19 de Fevereiro.
Nesta breve curta-metragem animada o espectador é levado a uma inesperada e assumidamente surreal viagem pela mente humana que tenta decifrar - e pronunciar - uma extremamente longa palavra alemã. Por entre pasmo e dificuldade... fica a sua repetição até à exaustão.
Se esta animação consegue ser interessante de uma perspectiva de ficcão meets animação é, no entanto, a extrema repetição da palavra não só de si difícil de pronunciar como praticamente impossível de tentar pela rápida sucessão em que ela própria assume o estatuto de "personagem" da curta que transformam toda uma original, e por vezes cómica, abordagem num difícil e desinteressante momento.
Do cómico ao monótono... Do impossível de reproduzir ao distanciamento que o mesmo origina, What Happens in Your Brain If You See a German Word Like...? perde-se na falta de empatia que cria com o espectador aturdido com o absurdo de um momento em loop auditivo e imagens surreais que povoam o ecrã nos seus breves cinco minutos de duração. E ainda que a realizadora tenha sido original na forma como parodia a língua alemã, falha na forma como tenta fazer chegar essa mesma comédia de situação para lá das suas próprias fronteiras.
.
.
3 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário