sábado, 21 de abril de 2012

Putas Marcianas (2011)


.
Putas Marcianas de José João é uma invulgar curta-metragem que nos transporta para um mundo bem alternativo.
Quando Lucindo (Graciano Dias) e Francisco (João Baptista) tomam banhos de sol na praia com diálogos semi-insinuantes (ou não) à mistura, são abordados por Leonor (Leonor Seixas), uma semi-nua e misteriosa jovem mulher que aos poucos parece entender, a uma grande distância, tudo aquilo que eles dizem.
A empatia entre Leonor e Lucindo é imediata, para ciúme de Francisco, e ambos entram numa espiral de acontecimentos e momentos que realmente parecem saídos de uma qualquer "ruela" de Marte (se elas existissem).
A narrativa desta média-metragem está, a certa altura, perdida. Os momentos e os diálogos sobrepõem-se e, a certa altura, damos por nós a pensar se não nos encontramos num qualquer delírio esquizofrénico que parece não terminar.
Tecnicamente falando, desde a fotografia à execução dos vários planos e momentos, a curta consegue cativar o nosso interesse que é, no entanto, totalmente perdido quando pensamos realmente na história e na continuidade dos segmentos que nos faz sentir literalmente perdidos. Compreendo a vontade experimentalista mas... o que é demais "assusta" ao ponto de nem as interpretações de um conjunto de jovens actores e da veterana Paula Guedes nos conseguirem convencer.
.
2 / 10
.

2 comentários:

  1. A execução dos planos?
    Deve haver aqui algum engano visto que há uma série de planos que cortam o que deveria ser visto.
    Logo no início, a cabeça cortada da protagonista (se é intencional, não atinge efeito algum). Ou depois, quando a mãe do rapaz apanha o casal aos beijos, também fora do ecrã...
    É um péssimo trabalho que, não fora o sexo gratuito, não chamava a atenção a ninguém!

    ResponderEliminar