quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

César Casanova (2014)

.
César Casanova de Zé Luís Rebel é um documentário português sobre a história de um jovem estudante surdo a quem descobriram ainda muito jovem que se deparava com um novo problema de saúde ao ver o seu ângulo de visão reduzido.
Ao longo deste interessante comentário acompanhamos então todo um processo informativo sobre as iniciais dificuldades enquanto estudante, mas principalmente toda a disponibilidade e recursos que foram criados a nível académico que lhe permitiram, ainda que com um esforço redobrado, poder dar continuidade a toda a sua formação e levando-o a obter um maior, e muito necessário, conhecimento de novas técnicas de comunicação que lhe permitiram estar mais presente no mundo que o rodeava.
Se inicialmente alguns poderiam achar mais complicado encontrar os recursos que permitissem a todos trabalhar de forma harmoniosa e, tendo como objectivo primário a educação deste jovem, aquilo que aqui encontramos é a formação de uma comunidade, a escolar, disponível para encontrar métodos de melhor poder integrar um estudante que denotava algumas dificuldades de inserção e uma aprendizagem mais dificultada pela escassez de meios disponíveis, transformando-a em obstáculos menos visíveis perante essa mesma vontade colectiva de criar as condições necessárias para que todos, sem excepção, possam cooperar.
Ainda que com algumas falhas a nível técnico, nomeadamente no que diz respeito à sua montagem e separação de planos não estar muito bem coordenada assim como a inserção dos temas musicais escolhidos serem, por vezes, abruptamente interrompidos, este documentário tem um opção técnica muito inteligente na medida em que conta esta pequena grande etapa da vida de César Casanova quase na sua totalidade em silêncio com o recurso à Língua Gestual Portuguesa e à devida legendagem quando necessário.
Detalhes técnicos à parte, que ainda assim são sempre importantes para a boa transmissão da mensagem que se pretende com um filme, e principalmente quando este se trata de um documentário, a realidade sobre César Casanova é que se trata de um filme documental que nos prende graças a dois importantes aspectos. O primeiro devido à capacidade que tem em mostrar não só o poder que uma comunidade tem quando decide trabalhar em conjunto e em favor de um dos seus mas, acima de tudo, a importância da linguagem e das formas de comunicação que ultrapassam as meras palavras providas de som e que, para muitos, é feita através de todos os sentidos que tantos de nós ignoram graças à facilidade que temos em nos exprimir de uma forma que tomamos garantida desde os nossos primeiros dias.
.
.
8 / 10
.

1 comentário:

  1. Todos os intervenientes continuam a lutar diariamente contra alguns preconceitos.
    Ainda há imensos problemas obstáculos a transpor. Mas acreditemos que a sociedade vai finalmente acolher os surdos e os surdocegos como iguais em direitos e dignidade.
    Este filme mostra que é possível trabalhar em conjunto, por um objetivo. E que essa colaboração é imprescindível para se viver num mundo melhor.
    (Sei por experiência propria) ...
    (Luz CasaNova)

    ResponderEliminar