domingo, 3 de janeiro de 2016

Goosebumps (2015)

.
Goosebumps: Arrepios de Rob Letterman é uma longa-metragem norte-americana de comédia que estreia no final deste mês e a mais recente a contar com Jack Black numa das interpretações principais.
Quando Zach (Dylan Minnette) se muda com a mãe (Amy Ryan) para que esta comece o seu novo trabalho enquanto directora da escola, estava longe de imaginar que se tornaria vizinho de R. L. Stine (Jack Black), o maior autor de contos fantásticos alguma vez conhecido.
No entanto, aquilo que a literatura de Stine iria revelar, é que as suas histórias conseguem ganhar uma estranha vida quando "libertadas"...
Num espírito de comédia teen com alguma fantasia à mistura, Goosebumps é uma simpática comédia que irá abrir o ano cinematográfico em Portugal - estreia este mês de Janeiro - num ambiente descontraído que, como é óbvio, não será recordado muito para lá da época. Com uma energia, e algumas semelhanças, que nos fazem recordar aquele que é já hoje um clássico do género como o é Jumanji, de Joe Johnston (1995), Goosebumps divaga entre o filme cujo protagonista "Zach" sofre com a recente perda do progenitor e que procura um lugar próprio numa terra nova para onde foi deslocado graças a uma certa "desvinculação" do trabalho da mãe. No fundo, uma nova oportunidade para aqueles que tentam recuperar de acontecimentos trágicos mas que, na prática, todo o espectador já percebeu que este "descanso dos anjos" não irá resistir muito tempo.
Se tal como no já referido Jumanji é um jovem inadaptado que dá uma involuntária vida a todos os selvagens intervenientes de um jogo, em Goosebumps são os amigos/monstros imaginados por um igualmente inadaptado que lançam o medo e o caos na pequena e pacata povoação pretendo única e exclusivamente dominar um mundo do qual são afastados. De gnomos de jardim a plantas carnívoras passando por zombies e um lobisomem, Goosebumps recria todo um conjunto de mais ou menos abomináveis criaturas que povoam todos os imaginários do género de terror e fantástico mas que aqui, graças à "comédia" que se quer, são relativamente suavizados e menos assustadores do que o esperado.
Pelo meio Goosebumps apresenta ainda o eterno romance adolescente quanto baste impossível e que apenas se confirma com o eventual prenúncio de uma sequela desejosa de estrear e que este género não esconde pretender desde o primeiro instante, e com tempo suficiente para fazer uma homenagem ao verdadeiro R. L. Stine e um devido trocadilho com Jack Black - que estejam atentos os mais distraídos.
Que ninguém espere uma obra-prima ou tão pouco aquele filme que irá ficar na memória por muito tempo. Pelo contrário... Goosebumps é honesto nas suas pretensões que não passam para lá de um simpático filme que cruza comédia, aventura, fantasia e um espírito assumidamente teen, que entretém e distrai o espectador pela sua premissa ligeira, e também ela sem esperar ir mais longe do que aquilo que consegue. Entretenimento puro mas que dispersa a meio gás pelo excesso de personagens não exploradas - no que a monstros diz respeito - e que poderiam ter o seu pequeno momento para brilhar mas que aqui não o conseguem (alerta de sequela!).
Com Jack Black igual a si mesmo e um conjunto de jovens actores que têm neste filme um potencial veículo para a sua cara ser um pouco mais conhecida, Goosebumps é um simpático filme de género que, no entanto, não conseguirá tornar-se um clássico do mesmo como o foi o já referido Jumanji.
.

.
6 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário