sábado, 5 de março de 2016

Die Freundin (2016)

.
Die Freundin de Iván Sáinz-Pardo é uma curta-metragem germano-espanhola de ficção e um interessante retrato / relato sobre as relações humanas numa era moderna onde as redes sociais e as tecnologias dominam uma boa parte das nossas vidas.
Um encontro. Duas amigas. Uma desabafa sobre a sua vida e a sua situação sentimental mas será que a outra está mesmo disposta a escutá-la?
O realizador e argumentista Sáinz-Pardo cria uma interessante e inovadora história sobre os tempos modernos. Até que ponto temos realmente amigos - no verdadeiro sentido da palavra - quando depositamos tanto tempo e energia nas mais variadas redes sociais onde a referida "amizade" mais não é - ou está - do que aquilo que se consegue e obtém à distância de um "click".
Mas este argumento e filme vão mais longe quando levanta uma pertinente questão ao espectador que se vê forçado a colocar-se na "pele" da sua personagem principal e questionar quanto vale - economicamente - uma emoção?! Poderá esta, e tantas outras, ser avaliadas e quantificadas monetariamente? Poderá alguma delas ser invalidada se não existir uma relação ou acto de compra? Poderão todas elas ser alvo de especulação no mercado? Mas ainda mais importante do que tudo isto, o que acontece ao Homem - no seu sentido lato - quando numa situação de especulação financeira não tiver dinheiro para poder comprar essa emoção, sensação ou sentimento como o é a amizade?
No final apenas uma pergunta... estaremos nós a viver num mundo onde realmente valorizamos a amizade e aqueles que temos por perto ou, por sua vez, não será que a tecnologia que tanto nos aproxima que está, infelizmente, a distanciar as relações físicas, de confiança e de partilha que aos poucos se distanciam e terminam?!
Com um desfecho ainda mais surpreendente, Die Freundin é uma curta-metragem que se assume como um interessante estudo de comportamentos e principalmente dos nossos tempos e dos nossos dias.
.
8 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário