domingo, 20 de março de 2016

The Weather Report (2014)

.
The Weather Report de Paul Murphy é uma curta-metragem irlandesa de ficção com um contexto histórico verídico.
Blacksod Lighthouse, Irlanda 1944. Ted Sweeney (Edward MacLiam) é o responsável por enviar os boletins meteorológicos a partir de Mayo. Maureen (Marie Ruane), a sua mulher, recebe misteriosos telefonemas para que o relatório do estado do tempo seja, uma vez mais, enviado com dados actualizados.
Incerta sobre o porquê desta insistência, Maureen questiona(-se) Ted sobre o que se estará a passar por detrás daquele telefonema enquanto os bombardeiros continuam a atravessar os céus.
O espectador cedo percebe que está perante uma história que tem como pano de fundo um qualquer acontecimento ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial estando, no entanto, incerto sobre se aquele faroleiro estará do lado Aliado ou a encobrir alguma missão ou ofensiva inimiga nas águas territoriais irlandesas. Em cinco breves minutos de duração desta curta-metragem, conhecemos portanto as origens de um dos mais importantes e emblemáticos momentos de todo o conflito... aquele que deu origem ao Dia D a 6 de Junho de 1944 que graças aos boletins meteorológicos de "Ted" não ocorreu um dia antes, determinando assim o início do fim da guerra.
Tendo ainda como apontamento histórico o facto de Vincent - filho de Ted e Maureen - manter ainda os destinos de Blacksod, The Weather Report consegue graças a um cativante argumento de Paul Murphy, manter o espectador em suspenso e na incerteza, sobre o que estará realmente por detrás de misteriosos telefonemas sendo, ao mesmo tempo, um pequeno mas importante elemento histórico do mais sangrento conflito mundial do século passado.
.
7 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário