sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Il Dolore della Bambola (2012)

.
A Dor da Boneca de Simone Caridi é uma curta-metragem italiana que nos transporta para um universo relativamente alternativo onde encontramos uma jovem que vive literalmente num mundo que se pode considerar de fantasia.
Num quarto repleto de bonecas vestidas tão exuberantemente como o próprio quarto onde se percebe ele passar todo o seu tempo, esta jovem é fisica e psicologicamente igual às bonecas que a "acompanham". Inerte e quase sem expressão, veste-se e pinta-se tal e qual uma delas num ritual que sem ser típico de um filme de terror está muito próximo de assustar tanto como o género.
A sua indiferença e apatia perante tudo o que a rodeia são não só por demais evidentes neste seu ritual diário como também no único momento em que a vemos sair daquele quarto e deambular pelo castelo como se de uma figura fantasmagórica se tratasse. Desprovida (ou talvez não) de sentimentos, expressões ou reacções a tudo aquilo que a rodeia.
Jessica Zambellini, a única interpretação viva desta curta-metragem está, ao interpretar esta jovem, indiferente para com o que a rodeia, simplesmente perfeita. O seu olhar e comportamentos estão numa aparente atitude mecânica, perfeitos.
Tecnicamente bastante positiva tem um guarda-roupa exuberante, uma caracterização que faz a actriz estar quase desprovida de emoções, e uma banda-sonora e fotografia que tornam toda a curta-metragem num ambiente fantasmagórico e sombrio dignos de um filme que facilmente poderia ser de terror.
.
6 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário