quinta-feira, 26 de junho de 2014

What's on Your Mind? (2014)

.
What's on Your Mind? de Shaun Higton, também o argumentista, é uma curta-metragem norueguesa de ficção que nos leva a pensar sobre a vida de cada um de nós nas redes sociais.
No caso específico do Facebook, este pode ser por vezes depressivo quando aqueles que o utilizam vêem nas vidas dos demais algo excitante e alegre e consideram, como comparação, as suas próprias vidas desanimadoras e aborrecidas.
É, no entanto, quando tudo parece correr mal que se pode transformar toda essa negatividade em momentos descontraídos, positivos e de sucessos... afinal, quem irá confirmá-los quando tudo está à distância de um "click" que diz "gosto".
Ainda que direccionada para uma comédia What's on Your Mind? surpreendeu-me não pelo seu conteúdo bem disposto e francamente irónico, mas sim pelos instantes finais onde depois de tantas provações com resultados negativos que mostram a realidade por detrás de tantas mensagens "inspiradoras". "Scott" (Espen Alknes), o interveniente principal desta curta-metragem escreve aquilo que realmente sente ser a sua vida... O desabafo, com um sentido desespero por detrás do que diz, são sucedidos por um simbólico "bloquear" de mensagens feito por algum (alguns) daqueles que preferiam ver as mentiras alegres que escondiam o seu sofrimento. Afinal, quem está realmente interessado naquilo que se diz sincero e vindo do coração neste mundo onde tudo é tão fácil e está à distância de um simples "gosto"?
Quem está realmente interessado naquilo que de mais "real" os outros têm por dizer quando fotografias de férias paradisíacas, noites de diversão ou refeições inimagináveis preenchem o imaginário daqueles que nunca, ou pelo menos tão facilmente, as conseguirão fazer ou ter, e que estão agora ali ao dispôr e aos olhos de todos?
No fundo aquilo que What's on Your Mind? realmente transmite é... até que ponto está cada um de nós disposto a saber realmente sobre o "outro" que temos adicionado enquanto "amigo"? Melhor dito... até que ponto somos realmente amigos daqueles que povoam as redes sociais de cada um de nós?
.
.
8 / 10
.

Sem comentários:

Publicar um comentário