segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Gomorra (2008)

Gomorra de Matteo Garrone baseado na obra homónima de Roberto Saviano (que o colocou sobre protecção policial devido às ameaças de morte que teve por parte da mafia napolitana) é um extraordinário filme sobre os meandros da Camorra na vida quotidiana da cidade de Nápoles. Definir apenas assim este filme é demasiado simplista.
Relatado num estilo intermédio entre a ficção, onde nos são relatadas as inúmeras histórias de vida dos habitantes de um bairro, e o documentário onde assistimos aos diversos esquemas e modus operandis da Camorra, este filme é uma extraordinária experiência visual contada de forma crua e sem qualquer tipo de rodeios.
"Passeamos" não só pelo mundo dos negócios obscuros, pelos subornos, pela prostituíção, pela droga, pelas armas e por um conjunto de vidas sem qualquer rumo e de onde não vão conseguir fugir pois a sua pertença a estes meandros é uma herança que carregam desde nascença e, para muitos, a única forma de subsistirem naquela cidade italiana.
As famílias, os favores, os negócios, os esquemas. De tudo temos neste filme que começa com a interessante particularidade do seu título... Gomorra. Além da clara alusão à designação da mafia napolitana, devemos ter também em consideração a referência à cidade de Gomorra que havia sido destruída pela mão divina devido à prática de actos imorais. Actos estes que durante todo o filme vimos descritos e efectuados nas suas mais diversas vertentes.
Gomorra foi o filme choque em Itália no passado ano tendo sido apresentado pelo país para a cerimónia dos Oscar em 2009. Foi também o grande vencedor dos European Film Awards em 2008 conquistando cinco galardões incluindo o de Melhor Filme e também o vencedor dos Donatello em 2009 com sete prémios incluindo também aqui o de Melhor Filme do ano.
É um filme duro e cru, fácil de ver mas não fácil de digerir. Do melhor que vem de Itália (que já é tanto por sinal) e sem dúvida alguma um dos melhores da Europa e do ano cinematográfico. Recomendado a todos aqueles que querem ver um filme que, sem efeitos especiais mas com muita acção e violência, se torna extremamente bruto e realista.

10 / 10

CinEuphoria Prémios'09 VOTAR AQUI

Sem comentários:

Publicar um comentário