quarta-feira, 20 de junho de 2012

O Quadro (2012)

.
O Quadro de Luís Sérgio e Hélder Faria é uma das várias curtas-metragens produzidas no âmbito da residência artística aVISO24 dos antigos alunos da EB 2,3 do Viso - Viseu que ocorreu no Museu Grão Vasco.
Esta curta quase na sua totalidade sem falas mas rica através do poder da música que lhe dá um ritmo bastante interessante, conta-nos a história de uma jovem que pretende ter o seu quadro num museu junto a um conjunto de obras de arte valiosas.
Após lhe ser recusado o acesso à exposição da sua obra, a jovem deambula pelo museu a apreciar as obras que para ela são tão ou menos importantes que a sua, onde tenta perceber qual o melhor espaço para esta ser apreciada. Conseguirá finalmente ter o seu quadro exposto em tão importante museu?
Este filme, que por momentos nos faz recordar passagens do Mr. Bean no museu a apreciar arte, consegue agradar pela sua simplicidade e por uma certa mensagem de perseverança e força de vontade transportada para o ecrã pela interpretação da sua jovem actriz principal.
Interessante a forma de filmar ao estilo de cinema mudo, onde as expressões da actriz e a música que a acompanha (excepto nos momentos em que a sua presença no museu é captada pelas câmaras do mesmo) conseguem criar um leve e agradável ambiente e fluência da história. Impressionante se pensarmos que este filme é feito pelas mãos e mente de dois jovens que acredito, a terem suporte e gosto pelo cinema, poderão vir no futuro a mostrar muito mais.
Recorrendo à "avaliação" de um reputado crítico norte-americano... thumbs up!
.
7 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário